Sobre cascos (...ou pq minha Turbo naum eh uma DW ?)

Autor Mensagem
Amok
Veterano
# fev/05


Galera dos tambores

Tou abrindo este topico pra esclarecer duvidas sobre cascos. O casco eh o corpo do tambor e pode ser feito de varios materiais, mas o mais utilizado eh madeira mesmo. Na década de 70 a Ludwig lançou o modelo Vista-Lite, todo em acrilico, que fez mto sucesso, mais pelo efeito visual q pela sonoridade. A Gope, no Brasil lancou tb sua versao de acrilico, na decada de 80. A madeira eh o material preferido para a confecção de cascos devido (dãããã) a suas propriedades acusticas, principalmente a projeção e seletividade de frequencias. O casco eh responsável pelo timbre e "profundidade" do som do tambor. Ao tocar a pele, o casco ressoa com ela e resulta no som final do tambor. Tambores de melhor qualidade tem cascos compostos de madeiras que ressoam melhor que tambores mais baratos. Para entender melhor o papel dos cascos, experimente retirar as peles de um tambor e tocar no casco (suspenso)com uma baqueta de feltro. O casco tem sonoridade propria!
Vou parar por aki q tah ficando mto longo. Se tiverem mais duvidas, eh soh postar!

Flw

Wumpa Crash
Veterano
# fev/05
· votar


Entender um pouco de física e teoria musical ajudaria nesse caso...

Ed batera
Veterano
# fev/05
· votar


Wumpa Crash

Veja a Modern Drummer - Capa John Tempesta.

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# fev/05
· votar


..ou pq minha Turbo naum eh uma DW ?)
qual o nexo desse titulo???

sou mais minha turbo q kualker dw.....ahuahuahuauah

CHAKA_PORTNOY
Veterano
# fev/05
· votar


Amok

entendi sua boa vontade de ajuda...mas acho q td mundo aki jah sabia disso XP

e o q tem a turbo e a dw a ve c/ a historia?


rsrs

flwz

CHAKA_PORTNOY
Veterano
# fev/05
· votar


Amok

vc jah viu akeles cascos c/ 40-50 camadas de madeira?

eu jah ovi fla desses....mas naum sei se eh verdade.....

o maximo q eu jah vi acho q foi 12 camadas.....acho...nem tenho certeza...hehehews

Wumpa Crash
Veterano
# fev/05
· votar


Quando ele disse "pq minha Turbo naum eh uma DW ?", ele quis dizer por que a DW é melhor que a Turbo, qual a diferença entre as baterias.

CHAKA_PORTNOY
Veterano
# fev/05
· votar


ah soh...soh a madeira???

compreendo.....

Amok
Veterano
# fev/05
· votar


Wumpa Crash
CHAKA_PORTNOY

Hoje em dia, o nivel de tecnologia das baterias para iniciantes está muito proximo das de topo de linha. A sua Turbo naum eh uma DW por causa da madeira dos cascos. Todas as DW são 100% maple.

...mas acho q td mundo aki jah sabia disso XP

Eu abri este topico pq li em outro topico (quem é voce ?) um kra dizendo que a o que interessa no som da batera eh a pele, e os cascos naum fazem diferença. C v q nem todo mundo sabe disso...

Wumpa Crash
Veterano
# fev/05
· votar


Eu não afirmei, eu perguntei >_>

Amok
Veterano
# fev/05
· votar


CHAKA_PORTNOY

vc jah viu akeles cascos c/ 40-50 camadas de madeira?

Que eu saiba, soh bumbos sinfônicos tem esse tipo de construção. Cascos de maior espessura fornecem um som mais brilhante em tambores pequenos e graves mais encorpados nos surdos e bumbos. O recorte das bordas determina o quanto de som "passa" pro casco. Recortes agudos (tipo 45 interno) transmitem pouca vibração para os cascos, mas garantem maior sustain nas peles. Recortes duplos (45 interno e 30 externo) "matam" mais o som, mas dão timbres bem mais complexos. Algumas marcas chegaram a usar recorte arredondado, que ressalta ainda mais a ressonancia do casco, mas este tipo de recorte causa problemas de assentamento e afinação.

Amok
Veterano
# fev/05
· votar


Wumpa Crash
Naum era vc, era o outro kra, aquele que botou ateh o radio-relogio na descrição do setup... rsrsr

CHAKA_PORTNOY
Veterano
# fev/05
· votar


Amok

tao tah blz....entao pede p/ os moderadores colokarem no topo tbm....q qm chega jah vai ve...se eh assim entao vamo tira as duvidas do povo!!!

CHAKA_PORTNOY
Veterano
# fev/05
· votar


Amok

ouvi dize q usavam em baterias comuns como a minha e a sua....
essas 50 camadas

Amok
Veterano
# fev/05
· votar


CHAKA_PORTNOY
50 camadas pra bateras de baixo custo ? Sei não... A Remo usava uma tecnologia de compressão com residuo de celulose em varias camadas superpostas. Fica um casco parecido com MDF... Vai eh isso . Sei lah..

....entao pede p/ os moderadores colokarem no topo tbm
Os kras jah botaram um topico meu...naum vamos abusar, hehe...

Amok
Veterano
# abr/05
· votar


Seguindo o movimento de valorização do fórum , estou ressuscitando este tópico.
Vou aproveitar a discussão para falar um pouco sobre madeiras. A função do material do casco é fundamentalmente ressoar com o toque da pele. A maneira como ocorre esta interação é que determina o timbre do tambor. Tambores de grande massa (seja densidade ou espessura) necessitam mais força para obter boa ressonância e tendem a ter menor volume. Madeiras mais densas respondem melhor a frequencias altas e tem timbre mais brilhante. Madeiras um pouco menos densas respondem a frequencias mais baixas e resultam em timbre mais encorpado. Quando a densidade cai muito, o tambor começa a perder características de ressonância e volume. A densidade mais próxima do ideal (na verdade, isso vai muuito de gosto) infelizmente é resultado de um crescimento lento da árvore. Em geral, árvores que crescem rápido fornecem madeira de baixa densidade e pouca ressonância, em se tratando de cascos de tambor. Alguem conhece baterias feitas de eucalipto ?
No Brasil, as árvores de crescimento lento mais utilizadas para baterias de qualidade são o pinho de araucária, a Imbuia (usadas na Odery e na Pinguim), a Bapeva (usada na RMV Concept e parcialmente na Expression) e o Cedro rosa (Luthier). Nos USA, todos sabemos que Maple e Birch são as madeiras de escolha para tambores de alta qualidade. São tb arvores de crescimento lento, nativas dos USA. O Mogno (mahogany) Africano tem (dizem, nuca ouvi) o timbre mais encorpado de todas. O preço destas madeiras é alto principalmente pela sua relativa raridade (a extração de mogno africano está à beira da ilegalidade) e políticas de proteção ambiental. Além disso, há alto custo em fretes intenacionais. Se fosse possível vender maple, mogno, araucária, etc. barato, logo estas árvores estariam extintas.
A solução para obter um som razoável foi combinar madeiras de baixo custo com madeiras de médio custo (incluidos no custo estão frete internacional, impostos, custo de extração, taxas ambientais, etc). A Pearl e as demais fábricas japonesas encontraram uma solução no chamado Mogno filipino (Philippine Mahogany). Esta árvore não tem nada a ver com mogno e é também conhecida como Lauan. As Pearl Export e Forum até 2001 foram produzidas com esta madeira e a partir daí, em Poplar, que tem características acusticas semelhantes, mas permite melhor acabamento (laqueado). Outros fatores que contribuiram para baixar o custo é a mão de obra local barata.

Bom, esse post já tá ficando muito chato... Qualquer dúvida, postem, galera!!!

[ ]´s
Amok

junior almeida
Veterano
# abr/05
· votar


amok, me fale sobre a posisão dos veios da madeiras, vertical o horizontal?? qual a diferença no som??

Amok
Veterano
# abr/05
· votar


junior almeida
Os cascos são feitos de camadas sobrepostas coladas entre si, como um compensado. As camadas são coladas com os veios orientados transversalmente entre si, alternadamente. Se todos os veios tivessem a mesma orientação, isso poderia gerar pontos de baixa resistencia mecânica e o tambor poderia rachar, especialmente aqueles com montagem no casco, sem sistemas de suspensão tipo rims.

[ ]´s

luks dexcart
Veterano
# abr/05
· votar


a dw eh melhor q a pearl?

Amok
Veterano
# abr/05
· votar


luks dexcart
A coisa não é tão simples. Tanto a DW como a Pearl fabricam diversos modelos para atender diversas faixas de poder aquisitivo e de exigência.
A "grife" DW só produz baterias de alta qualidade, e preço proporcionalmente elevado, e não tem como comparar com os modelos mais básicos da Pearl.
O modelo "básico" fabricado pela Drum Workshop é a linha Pacific, que não chega a levar a "grife" DW. A linha "básica" da Pearl é a Forum. Em termos sonoros e acabamento, a Pacific leva grande vantagem. Em resistência e preço, a Forum é melhor.
A topo de linha da DW é a Collector Series e a da Pearl é a MasterWorks. Ambas são sonhos de consumo dos bateristas em geral. Não tive a oportunidade de chegar a testar nenhuma destas maravilhas, mas a opinião geral é que se equivalem.

[ ]´s

Amok
Veterano
# abr/05
· votar


O mais irônico de tudo isso é que tem cara que vem aqui no fórum e fala: "pra que se preocupar ? Use triggers !" ... e eu tou quase concordando.

isso é isso
Veterano
# abr/05
· votar


o mais irônico é que surgiram flooders das profundezas

Amok
Veterano
# abr/05 · Editado por: Amok
· votar


Continuando esta matéria sobre cascos de bateria, vou comentar sobre uma pergunta que me fizeram fora do fórum:

-Se quando mais densa a madeira, melhor o som, porque não existem cascos feitos de pau-ferro, jacarandá, rosewood, peroba e outras madeiras de densidade mais alta que o mogno ?

Estas madeiras realmente tem capacidade de ressonância muito superior ao mogno africano e maple. O problema é que, devido a sua alta densidade, elas se tornam quebradiças ao serem cortadas em lâminas e isso inviabiliza moldá-las para construir um tambor. Mesmo que isso fosse possível, são árvores de crescimento muito lento, e baterias feitas destas madeiras seriam caríssimas, até porque são todas árvores em extinção. Se vc tivesse uma bateria de Jacarandá (se isso fosse possível), você poderia ter sérios problemas com ecologistas. Essas madeiras geralmente são utilizadas para construção de instrumentos de percussão sinfônica, por exemplo o Xilofone.

É isso

[ ]´s

isso é isso
Veterano
# abr/05
· votar


eu ja ouvi falar que tem um site lá q vende casco de rosewood mas é um absurdo de caro

Amok
Veterano
# abr/05
· votar


Acho que deve ser o tal casco de madeira inteiriça.

isso é isso
Veterano
# abr/05 · Editado por: isso é isso
· votar


aqui ó :


[url=http://www.drumsolo.cc/snare_drums/snare_gallery/Braz_Rosewood/br az_rosewood.htm
]http://www.drumsolo.cc/snare_drums/snare_gallery/Braz_Rosewood/braz_r o sewood.htm
[/url]

e não se esquecendo da maravilhosa www.bearingedge.com -- bateras de madeiras exóticas

isso é isso
Veterano
# abr/05
· votar


corrigindo o link

http://www.drumsolo.cc/snare_drums/snare_gallery/Braz_Rosewood/braz_ro sewood.htm

Amok
Veterano
# abr/05
· votar


isso é isso

Bacana esse link. "if you need to ask the price, you can´t afford it" . Carai... 30 vezes o custo do maple ! Se eu tivesse grana pra comprar um belezinha destas, eu num ia ter coragem de tocar, hehe.

[ ]´s

Tardelly Carvalho
Veterano
# jul/05
· votar


Amok já ouvi falar em cascos de vidro, tem como vc me falar sobre els?

Amok
Veterano
# jul/05 · Editado por: Amok
· votar


Tardelly Carvalho
Cascos de vidro foram uma experimentação, se não me engano, da Ludwig. Vidro é um material complicado pra se fazer cascos pq é pesado, difícil de trabalhar e frágil. Teoricamente, poderiam ser fabricados cascos de vidro alternados com camadas de policarbonato, mas não sei se o timbre e o custo compensam. Visualmente, os tambores transparentes são muito bonitos. A opção é o acrílico (a famosa VistaLite de John Bonham e uma descendente dela usada por Alex van Halen no clipe "Jump"). O acrílico (e, atualmente o policarbonato) é um material muito ressonante e de alto volume, mas o timbre soa pouco aveludado e os hamônicos ficam dificeis de controlar. A solução seria um grande abafamento das peles, resultando em um som mais equilibrado. O problema é que o som fica parecendo potes de sal.

[ ]´s

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre cascos (...ou pq minha Turbo naum eh uma DW ?)