você acha importnate ouvir o baixo?

Autor Mensagem
hugoky
Veterano
# jun/04


Na maioria das vezes na verdade ahco que sempre a batera vai seguindo junto com o baixo.. principalmente o bumbo que fic ano tum tum com os dom dom...

Então os bateristas tem que ter ouvido para ouvir os baixos e poder tocar no ritimo certo das musicas?? Ou o baterista tem apenas seguir o ritimo e o baixo que acompanhe?

Soulface
Veterano
# jun/04
· votar


hugoky
Eu acho q não deve haver esse negócio de "eu faço o meu, ele q me acompanhe". É claro q a banda inteira deve ter um entrosamento, mas principalmente entre baixo e batera, eu acho necessário combinar detalhadamente oq se vai fazer. Não q isso seja uma regra q deve ser seguida à risca, mas eu acho q fica melhor assim.

raphael_aob
Veterano
# jun/04
· votar


eu acho importante escutar o baixo sim, como todos os instrumentos e o vocal, é bem harmonico o baixo e a batera, eu algumas partes é inevitavel o baixo estar juntinho com a batera depende da musica, é muito massa trabalhar iss...

www.memphiss.com
memphiss@memphiss.com

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# jun/04
· votar


eh mto importante sim...na minha banda, tinha uma epoca q nos ensaiavamos sem baixo, era orrivel, a um tempo atraz conseguimos um baixista e melhorou mto,
eh bom porque o baixo da o ritmo e a batera tbem, entaum um guia o outro

Diamond Dog
Veterano
# jun/04
· votar


Numa banda, os instrumentos essenciais para entrosamento são a bateria e o baixo, q forma a base da música. Se isso ñ for bem trabalhado, pode comprometer muito a performance e nem guitarrista fazendo a guitarra gritar vai ajudar.

goedert
Veterano
# jun/04
· votar


baixo é muita coisa na música!... Dá todo aquele CORPO e é muito importante ouvi-lo... sempre tentar trabalhar bem baixo e batera! Veja soh que show que é BAIXO e BATERA no RED HOT CHILLI PEPPERS!

abração!
www.bateraclube.com.br

the_paranoid
Veterano
# jun/04
· votar


sempre me dizem q baixo e batera andam juntos... eu acho q o baixo da um complemento mt bom a musica, mas nunca achei realmente tao carne e osso com a batera como dizem...

posso tocar sem baixo normalmente, ah naum ser q seja uma musica com a presença dele feita mt forte, assim faria falta como ql qr otro elemento. acho q toda banda anda junto, naum exclusiviso a batera e o baixo

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jun/04
· votar


eu acho q o baixo da um complemento mt bom a musica, mas nunca achei realmente tao carne e osso com a batera como dizem...
Tambem não acho que baixo e batera sejam tão ligados, tanto que estou me aventurando pelo mundo do baixo, e largando a guitarra de lado.
E acho que o que complementa um ao outro, é um baixo/guitarra.
Esses dois juntos, em sincronia, fazem maravilhas, vide Brothers Johnsons, Casiopea, e a fase do Blood Sugar Sex Magic do RHCP que o baixo e guitarra pareciam ser uma coisa só.

Acho que tambem faz mais sentido, dois instrumentos de cordas serem mais ligados um ao outro, do que uma percussão.
A não ser que a pessoa pense no ambito de usar o baixo como um instrumento de "percussão" fazendo slaps e coisa e tal.

Chapola2004
Veterano
# jun/04
· votar


Digamos q um acopanhe otro o baixo eh um complemento digamos.... ele num eh tipo na guitarra q vc faz tudo ... eh uma coisa meio q simples.. as vezes nem tanto !! mais um acompanha o otro.. flaria q o baixo acompanha a batera mais se vc naum estive vendo oq o baxo ta fazendo vc se confunde nem ele nem vc vao seo acompanhar e vao se perde eheheh

flwww

Cabelera trash
Veterano
# jun/04
· votar


hugoky
Kra o importante da banda e o introsamento eu acho q baixo e bateria tem q estar em conjunto e os outros instrumentos vir correndo atras , agora c vc ficar em guerra com o baixista ae veio sai da banda q é perda de tempo a nao ser q o baixista seja um mala ....ae pena ele

Soulface
Veterano
# jun/04
· votar


o baixo eh um complemento digamos.... ele num eh tipo na guitarra q vc faz tudo ... eh uma coisa meio q simples.. as vezes nem tanto !!
Eu não gostaria de estar na pele desse muleke se algum baixista ler isso! ahuehuaehauehauehauehuaheua

Diamond Dog
Veterano
# jun/04
· votar


Na realidade, há uma grande verdade sobre baixo, ele é o instrumento d ligação entre todos os outros instrumentos. Ele cria uma ligação entre a percursão (ritmica) e os instrumentos de front (harmonização).

Eu sempre bato na msm tecla sobre isso, as pessoas veêm como os melhores baixista os q tocam o instrumento como se fosse uma guitarra, utilizando baixo d 6 cordas e mais um monte d fru fru. Pra mim o bom baixista é aquele q consegue manter um bom equilíbrio entre todos instrumentos, complementando os grooves d batera e servindo d guia para instrumentos front.

Na minha banda, é essencial isso, toda a criação surge da "cozinha" e há um entrosamento quase 100%. Se vc ñ se entender com o baixista e vice-versa, complica bastante e coloca em xeque a qualidade musical...

bass_player
Veterano
# jun/04
· votar


cara, eu acho q depende e MUITO do estilo..
existem infinitas situaçoes, q podem estar em infinitos estilos diferentes.. nunca se pode dizer ´´é sempre assim e pronto`` tem q analisar como é a musica.

as pessoas veêm como os melhores baixista os q tocam o instrumento como se fosse uma guitarra, utilizando baixo d 6 cordas e mais um monte d fru fru. Pra mim o bom baixista é aquele q consegue manter um bom equilíbrio entre todos instrumentos, complementando os grooves d batera e servindo d guia para instrumentos front.


putz, baixo de 6 cordas nao tem absolutamente nada a ver com guitarra.. é outra afinaçao, e tem outra forma de tocar..
geralmente quem usa baixos de 6 cordas, sao baixistas solistas, q gostam de tapping, ou q tocam com artistas, para terem mais opçoes e que podem utilizar todos os recursos do baixo de 6 cordas.. nao tem nada a ver com guitarra.....

geralmente baixistas de rock´n´roll preferem baixos de 4 cordas por sua pegada,.. e nesse estilo sim o baixo anda junto com a bateria geralmente

bass_player
Veterano
# jun/04
· votar


Digamos q um acopanhe otro o baixo eh um complemento digamos.... ele num eh tipo na guitarra q vc faz tudo ... eh uma coisa meio q simples.. as vezes nem tanto !!

nossa falou besteira cara, ouça o baixista chico gomes, dificilmente vc vai ver algum guitarrista fazendo algo mais complexo com oq ele faz com o baixo

Soulface
Veterano
# jun/04
· votar


não falei?! aheuhaeuhaeuaheuaheuaheuaea

bass_player
Dá uma olhada nesta foto aki cara... esse baixista é um amigo meu, e arregaça! o cara é fera mesmo!!!
www.soulface.flogbrasil.terra.com.br

bass_player
Veterano
# jun/04
· votar


Soulface
é parece ser hehehe... aquele baixo de 6 cordas, se eu nao me engano é um ibanez sr3006.. parece pelo menos.. nao tenho certeza..

Soulface
Veterano
# jun/04
· votar


bass_playerAcho q é Ibanez mesmo. só não falei pq não tenho certeza. Ele tinha dois desse. O outro era preto e fretless!

bass_player
Veterano
# jun/04
· votar


Soulface
muito bom esse baixo, captaçao bartolini... foda..

acho q o fretless q vc falou era de alguma outra serie da ibanez, ou um sr de outro modelo.. pq esse ai de 6 cordas desse modelo mesmo nao tem preto.. so cor natural mesmo.. hehehe... nao importa..

Soulface
Veterano
# jun/04
· votar


bass_player
Não entendo muito... só sei q era idêntico. Inclusive o case é próprio para os dois baixos.
E o q importa mesmo é q o cara faz miséria com esse baixo!!!

Mbass
Veterano
# jun/04
· votar


o baixo eh um complemento digamos.... ele num eh tipo na guitarra q vc faz tudo ... eh uma coisa meio q simples.. as vezes nem tanto !!

pensamento um tanto quanto que Medíocre em termos musicais.
pesquise mais sobre bons baixistas...

AndersonAmorim
Veterano
# jun/04
· votar


Veja este tópico sobre o mesmo assunto:

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=6&t opic=32824

[]s

Diamond Dog
Veterano
# jul/04
· votar


bass_player
Estou generalizando o caso, como numa orquestra q tudo há uma função...

Qndo disse sobre guittarra é no sentido d usá-lo, nessa generalização, d um modo solo. Admiro uma música, ñ lembro se da Betty Carter, q é só vocal e baixo, onde o baixo é exclusivamente solo. O baixista sem produzir com velocidade, fez um solo perfeito, dentro daquilo q é o baixo, originalmente no jazz.

Mas óbvio, muita gente prefere virtuosismo no baixo, mas ñ sei se desse jeito o baixo produz um bom workshop ou uma boa canção...

Lucas Rennó
Veterano
# jun/05
· votar


acho de extrema importancia ouvir o baixo pois ele é a base para o baterista na música assim como a bateria é a base para o baixo em certas ocasiões na maioria das vezes.

xand_colaiuta
Veterano
# jul/05
· votar


eu gosto de ditar o ritimo o baixo que me siga mas eu ouço só para sentir se ele me acompanha

SouSeuPai
Veterano
# jul/05
· votar


Cara lembreçe d q oq faz uma boa musica e a sincronia dos instrumentos.tb naum deve-se esquecer q bateria e um instrumento d percursao,se vc fizer o ritmo da bateria d modo + ''solo'' axo q vc vai acabar estando tocando quitarra com baqueta.

Marcelo HC
Veterano
# jul/05 · Editado por: Marcelo HC
· votar


Todo isntrumento tem sua importancia incluso o baixo !!!

ex:a bateria marca o baixo com o bumbo e como se em momentos em que o baterista faz intervalo com o bumbo o baixo entra para preencher a musica,isso depende do baixista! da sua performace!alguns deles tocam fazendo escalas!e quanto a guitarra e como se ele fosse dando peso as notas!dando grave nas notas!

na minha opinião todo instrumento tem sua inportancia e uma coisa eu tenho certeza tem que haver haronia entre eles se não ele não existiam!

outra coisa importante que escultei como conselho do ex baterista do charlie bronw jr (renato pelado)em uma de suas entrevistas a MTV o bumbo deve ser afinado com baixo e vise versa por ex:
tem musicos q afinam em ré mi dó ou no SI(siatema internacional)no diapasão aletronico e o bumbo tem que ser afinado na mema afinação
para que soem juntos mais nem sempre siganifica dizer que o baixo não pode ser independete esculte a musica soio de lua no tempo da sua primeira formação e preste atenção no baixo sendo tocado pro escala!

N e o
Veterano
# jul/05
· votar


Bom, vou falar da minha expêriencia (que é pouca):

Nas bandas de rock, eu sempre prefiro acompanhar a guitarra (salvo exceções onde o baixo que faz a base mesmo), e as vezes até a melodia, a voz e tal, mas geralmente é a guitarra....e aí vai indo, e como eu adoro ficar fazendo variações de bumbo, geralmente o baixista que me acompanha...
agora tocando MPB, já foi diferente, o cara ficava fazendo escalas e tal, ficava bem legal msmo..e denovo eu ficava mais acompanhando o violão.

INSIDE_gui
Veterano
# ago/05
· votar


Sei lah, acho q esse negocio de ouvir vai d kda um.
Eu por exemplo gosto de ouvir a guitarra base e a voz nos shows, pq assim eu me acho melhor dentro do som, mas acho q eh importante vc saber tocar ouvindo qualquer instrumento.

rafael turbulenc
Veterano
# nov/05
· votar


dependi do estilo d musica ou voce tem q ouvir + a guita ou baixo ou as vezes vocal
eu custumo ouvir o baixo acompanhar cm os pés e a guita cm as maos usando mt cordenasao !!!

marcio_batera
Veterano
# jul/08
· votar


3 anos depois, mas ainda vale uma resposta pra essa questão.....
É essencial o batera ouvir o baixo na hora de tocar...... um bom entrosamento entre baixista e baterista muda completamente a "pegada" da banda. Já toquei com bons baixistas e com iniciantes tbém, e vc percebe a diferença no som da banda num geral quando o baixo é bem tocado.
O Goedert deu um bom exemplo: tire o baixo da música do Red Hot Chilli Peppers e veja q falta faz.......O Flea e o Chad Smith tem um ótimo feeling entre baixo e batera.

Mas tem uma coisa q odeio em baixistas:
Quando o baixista vem bater nos pratos com o braço do baixo...... putz ....... isso deixa qualquer batera irado, não é??? Principalmente se vc tem um bom set de pratos; os meus são da Sabian e em 10 anos tocando nunca quebrei nenhum prato, e olha que na hora dos shows não economizo na pancada, rsrs

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a você acha importnate ouvir o baixo?