Dicas para gravação!

    Autor Mensagem
    raphael_aob
    Veterano
    # mai/04


    eu queria saber se alguem pode dar umas dicas de gravação do tipo, lugares ideais para colocar os microfones, alturas de pratos, efeitos que podem melhorar o som na mixagem, quantos microfones usar, esses tipos de coisas, e coisas a mais ae tb que podem assim fazer uma gravação de qualidade em relação a experiecia, valews galera.

    Skema
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    ontem eu comprei um Kit de mics Samson p/ batera e fiquei mto satisfeito com o resultado. Eles já vem com clampers q vc prende no aro dos tons/caixa e já posiciona eles certo.
    Se vc quer gravar com qualidade precisa de:
    1- Mics de qualidade
    2- Cabos de qualidade
    3- Um bom equipo de gravação

    Senão num dá mesmo...

    Soulface
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    raphael_aob
    Q tipo de gravação vc vai fazer? Aonde? Qntos canais tem a mesa de som?
    Parece meio chato, ma sé a partir daí q podemos pensar nas hipóteses.

    raphael_aob
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Soulface
    é uma gravação em un estudio pago mess, é gravação normal ao vivo mas com cada canal separado, eu naum sei quantos canais tem a mesa de som, mas como é pago e talz, deve ter o bastante pra ter uma qualidade boa, deve ter muitos canais.

    raphael_aob
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    so quero saber algumas dicas mess, para que quando eu toque durante a gravação a bateria seja bem definida e tals

    Soulface
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    raphael_aob
    Bom, primeiramente vc precisaria doq o Skema citou acima. Nem q não sejam tão bons, mas é o equipamento necessário.
    Ter no mínimo 1 microfone próprio para cada peça da bateria. Dependendo de quantos canais vc tiver disponível, pode colocar mais de um. Tipo, 1 em cima e outo em baixo... o som difere muito dependendo do lugar em q é captado.
    Fora isso, ter algus microfones para captar o som ambiente. Vc vai colocá-los para captar o som por cima e até mesmo um pouco afastado da bateria.
    Os pratos podem ficar na altura q vc toca normalmente. Isso não influencia não.
    A acústica do estúdio tb deve ser boa de preferência.
    Uma opção um pouco menos provável, mas muito boa tb, é a utilização de triggers. Com eles vc pode editar a gravação com mais facilidade.

    Ao tocar, procure evitar sons (batidas) desnecessárias. Como deixar a baqueta encostada na pele da caixa depois de bater, por exemplo. Esse som do rebote ou qualquer erro como bater nos aros, podem não ser perceptíveis em um ensaio ou em shows, mas o microfone capta tudo e joga pra mesa de som. Editar isso é um trabalho muito chato!

    Fora isso... afinar a bateria, de preferência não colocar peles novas pouco antes de gravar, regular as tensões dos pedais... enfim, tomar aqueles cuidados q sempre tomamos antes de tocar.

    Espero ter ajudado cara. Eu tb não sei muita coisa sobre o assunto, mas acho q algumas dicas aí podem ser aproveitas.
    Boa sorte! E depois, poste essa gravação aí pro pessoal do fórum!!!

    raphael_aob
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Soulface
    hummm vales pelas dicas, :), eu vo posta sim tamos pensando em gravar ja a segunda demo em agosto agora, é... so uma duvida sobre a utilização de triggers o que vem a ser e como se usa?, muito obrigado pelas dicas

    Soulface
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    raphael_aob
    Trigger é uma espécie de microfone, mas q vc pode usar pra editar o som da bateria deixando-a como se fosse uma bateria eletrônica. Com ele vc pode colocar até som de marreco na bateria! hahahaha

    sarpa
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Eu tenho aqui algumas dicas de microfonação e equalização para estúdio. Apesar de eu ser tecladista, porém produtor, sempre utilizo essa equalização para gravar bateria, fica bem legal:

    Veja Abaixo:



    Bumbo (kick) ----------------> Centro - EQ: Graves/Sub-Graves
    Caixa (Snare) ----------------> Centro - EQ: Medios/Agudos
    Ximbau (Hi-hat) -------------> 70% para esquerda - EQ: Agudos em 6-7k
    Prato de ataque (Crash) ---> todo para à direita - EQ: Agudos em 3k
    Prato de Conduçao (Ride)--> Todo para a Esquerda EQ: Agudos em 4-5k
    Tom menor -------------------> Todo para esquerda EQ: Medio agudo
    Tom Medio --------------------> Centro - EQ: Medios Graves
    Tom maior --------------------> 70% para esquerda EQ: Graves
    Surdo --------------------------> Todo para esquerda (nao confunda o surdo da batera com um tom) EQ: Graves/Sub-Graves
    Espero ter ajudado,
    Abraços e boas gravações!
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    raphael_aob
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    sarpa
    muito obrigado pela ajuda :), essas dicas vão ajudar muito mess, mas eu quero colocar o Medio tom e o Surdo com mais destaque do que o normal, para que fique em um pouco mais de evidencia, o q eu poderia mudar neles? colocar no Centro? aumentar o grave?

    sarpa
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Olha só raphael_aob, eu acho que colocar no centro não seria o ideal, pois perderia aquele "feeling" da gravação em estéreo. Você pode dar um pouquinho mais de grave (sem exageros - dentro dos padrões) e também, um pouco mais de médio. Creio irá ficar legal. E claro, se você quer mais destaque nessas peças, aumente (pouca coisa) no volume delas.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    raphael_aob
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    sarpa
    ajudo sim, obrigado mess, so mais uma coisinha, o que seria bem essa regulagem de colocar 70% pra esquerda, todo pra direita. O que seria esse ajuste?

    sarpa
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Nos MIXERS ou mesas de som, existe um controle que chama-se "PAN" ou, "BALANCE".
    Esse controle "joga" o som para os canais stereo da mesa ou mixer.
    Ou seja, com um microfone em 70% à esquerda, por exemplo, o ximbau, o som do ximbau sairá 70% no alto-falante esquerdo, e os outros 30% no auto-falante do lado direito.

    Regulando todos os microfones tudo certinho, gravando em stereo, essa regulagem dá um efeito MUITO legal!
    Ouça as gravações de bateria dos discos de Djavan, Gilberto Gil, Ed Motta que você perceberá como é a gravação da bateria.

    Um grande abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    fender les paul
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    eu gravei com o compressor nao estou mostrando habilidades e musica sem autoria de ninguem pelo que eu saiba se for de alguem pode tirar o video eu so tava treinando olha so
    ~


    fender les paul
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    quem quiser me dar uma dica e criticas sao bem vindas achei que ficou ruim kkkkkkk

    fender les paul
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    guitarra regulada na ars guitars

    fender les paul
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    desculpe nao prestei atençao moderadores minhas completas desculpas sou novo aqui e queria que vc transferisem para o forum de guitarra meus comentarios e meu video

    fender les paul
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    quero dizer gravaçao e home studio

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para gravação!