Começando minha jornada nos tambores e pratos :)

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # abr/13


    E ai pessoal, beleza? Eu criei este tópico para compartilhar a felicidade que estou de ter criado coragem para investir numa bateria. Já que queria algo prático, e não queria gastar muito, optei por uma Alesis DM6:
    http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/535811_581171025227235_1 754714878_n.jpg
    Gostei muito da bateria. Algumas coisas não me agradaram, como esse pad de bumbo nada tradicional. Mas tudo bem, eu devo comprar um novo pad, assim como um pedal duplo para substituir este e o pedal de bumbo do kit. Fora isso, gostei muito.

    E me matriculei em aulas de bateria também... estou animado, mas confesso que estou sentindo muita dificuldade em termos de resistência (no pulso da mão direita e na perna do pedal de bumbo) e também em acertar o tempo e conseguir tocar levadas com peças fora da "cabeça do tempo". Isso é normal? Gostaria de perguntar também, o que devo buscar de material e conhecimento, fora o que me será passado nas aulas?

    Muito obrigado pessoal, um abraço!

    Amok
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Pra tocar bem bateria é preciso ter paciencia. O desenvolvimento muscular leva tempo, e não tem como apressar. Forçar nos exercicios pode ser prejudicial. Existe também uma exigencia mental que é meio desprezada, que é pensar no tempo adiante do ato fisico. Mentalmente, o baterista precisa manter-se antecipado ao que esta tocando. Um erro comum é tentar "compor" uma virada no momento em que ela é executatda. No instante que pensamos em que virada vamos fazer o tempo ja foi perdido.
    NMO, o foco do baterista iniciante deve ser o de controle absoluto do tempo. Isso pode até dispensar o instrumento. Com o metrônomo ligado, "crie" padrões dentro do beat, e treine pensar nos ritmos que voce tem mais dificuldade. Vá pro kit assim que se sentir confortavel com esse exercicio mental, sempre com o metrônomo.
    Os metodos classicos para estudo de bateria sao o stick control e Carmine Appice. Embora não seja imprescindivel, aprender leitura facilita o aprendizado e aquisição de conhecimento, e além disso, cria um diferencial em relação a quem não lê.

    [ ]'s

    bockmann
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    janick

    tudo o q vc citou é normal, em questão a resistência, é uma questão totalmente de prática, até pq pra vc resistir por bastante tempo, vc n irá usar o pulso e sim os dedos. Por enquanto se preocupe mais com o tempo, q é o mais importante, pelo menos no começo.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/13
    · votar


    janick
    Como já foi falado, a questão da resistência é uma dificuldade normal no início, naturalmente com o tempo seus músculos irão se acostumar com a força q precisará ser empregada para tocar as peças, sugiro de início usar baqueta com espessura mais fina, modelo 7A, e futuramente passar a adotar tb a 5A, pois pra determinados tipos de som e pegada uma baqueta mais grossa será mais adequada. Qto a materiais, o Stick Control é considerado obrigatório entre os estudantes de bateria, pois nele estão os rudimentos q serão usados no instrumento, o do Carmine Appice tb é interessante para trabalhar levadas, no caso de rock.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Amok

    Fala, grande Amok!
    Gosto de ler e assistir vídeos instrutivos sobre instrumentos, você conhece e recomenda algum vídeo instrutivo que seja clássico assim como os métodos que você indicou?

    Abraço.

    janick
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Amok
    bockmann
    brunoepronto
    Galera, muito obrigado pelas dicas, inclusive sobre baquetas, métodos e tudo mais! Eu estou pegando alguns rudimentos e indo devagar e sempre, tentando fazer tudo certo. Só estou com uma dúvida... estou para comprar um pedal, e decidi comprar um pedal duplo pois quero me acostumar com o mesmo desde o início do meu aprendizado. Porém, por agora, não quero desembolsar 500 contos pra mais num Pearl, ou Mapex. Um amigo meu me disse que o Turbo, esse modelo novo que está sendo vendido pela ritmus, com corrente dupla, é bem decente pelo preço. Também vi no mercado livre, o pedal da Tocchetto, que parece ter uma construção bacana. Alguém sabe qual desses dois compensa mais? Com certeza devem ser melhores que o pedal stock que vem na minha DM6 :P

    janick
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Um amigo meu me falou que o Turbo não é legal e pelo preço é melhor pegar um X-Pro. Procede?

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    janick

    Ae, aproveitando que tu tem uma bateria eletrônica e vai usá-la para controlar VSTis, cogite pegar o EWQL Stormdrums e controlar o "Thunder Ensemble", que é muito usado em percussão de trilhas sonoras épicas de filmes.

    Dá uma ouvida só nesta demonstração, que sons trues:

    http://www.youtube.com/watch?v=_C4lP4Ssj54

    janick
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Fala man!
    Po, ouvi aqui, putz, me surpreendi muito com os sons. Na parte de orquestra, gostei muito daqueles rufos de caixa, dos Orch. Hits e dos tambores mais graves. O som que o cara fez com eles me lembrou a trilha sonora do primeiro Exterminador do Futuro que usa muito isso nas instrumentais!
    E também cara, confesso que não esperava timbres tão bons de bateria acústica! Eles tão na praia do que eu to precisando agora mas não tinha achado ainda!

    MUITO obrigado cara, vai me servir demais esse trem, vou adquirir :)

    janick
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Tu roda ele ai no Kontakt?

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    janick

    O som é muito bom mesmo! Tu ouve e na hora percebe que é esse mesmo que os compositores de trilhas sonoras usam. Eu tenho o 1, o cara demonstrou o 2, mas os sons são bem semelhantes.

    E também cara, confesso que não esperava timbres tão bons de bateria acústica! Eles tão na praia do que eu to precisando agora mas não tinha achado ainda!

    Olha, pessoalmente não curto muito os sons de bateria acústica dele não, gosto mais das outras percussões mesmo. Pra bateria acústica eu prefiro bem mais o Addictive Drums.

    Tu roda ele ai no Kontakt?

    Sim!

    bockmann
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    janick

    cara, eu n ouço falar mt bem dos pedais da turbo, dizem q são mt frágeis, n tenho ctz, mas acho q né mt confiável

    Léo Medeiros
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Boa tarde galera!!..
    Eu fiz esta pergunta em um outro tópico...
    Algum de vocês sabem ou conhecem alguém que esteja vendendo um tom de 10" da Pearl série export before 2000 vinho, com canoa longa? ou algum site que venda ?

    Valeu ae!!!

    Wotalovisk
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    cara se quer um pedal duplo bom e barato vai de Prime.. meu baterista usa o esse algumas vezes.

    Amok
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Tou pouco assiduo, mas de vez em quando apareço, hehe.
    O video instrucional que considero um clássico "de cabeceira" e que sempre vejo, desde o tempo do VHS, é o "Back to Basics" do Dave Weckl. Tirando a extensa e pouco util parte sobre uso de vassourinhas, é um excelente alicerce pra quem tá bem no começo. Pra bateras mais avançados e que querem ver um video mais conceitual do que técnico, tem o "Anatomy of a Drum Solo" do Neil Peart. Esse último não sei se foi lançado no Brasil, portanto talvez seja necessário algum método alternativo para obtê-lo. Não sei se há legendas em português disponíveis.
    Em meu blog (endereço em meu perfil) postei tres trechos do "A Natural Evolution", do Dave Weckl, que legendei há algum tempo atrás. São também videos muito interessantes que enfatizam o posicionamento do corpo e aproveitamento do rebote das baquetas, informação muito útil pra quem tá começando.

    [ ]'s

    Simonhead
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    "Back to Basics" do Dave Weckl


    Bom demais esse vídeo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Começando minha jornada nos tambores e pratos :)