Autor |
Mensagem |
nick jr Veterano |
# fev/10
Qual a diferença básica de timbres dos tons, rototons e octobans? e em que estilos são mais usados os octobans e rototons?
|
Amok Veterano |
# fev/10 · Editado por: Amok
· votar
nick jr Os tontons possuem timbres mais complexos e encorpados, e possuem muita flexibilidade pra obtenção de timbres. A profundidade do casco influi muito no timbre, e o fato de possuir duas peles confere maior complexidade ao som do tontom. Os chamados "concert toms" são tontons sem pele de resposta, com timbre menos complexo, mas mais focado e musical, que permite afinação tonal. O casco tem participação importante no timbre do tontom. Os octobans podem ser considerados "tontons de efeito", do mesmo modo que um splash é um "crash de efeito". Os octobans possuem um som com muito ataque e relativamente agudo, mas ao mesmo tempo bastante encorpado. O principal componente do som é a modulação dada pelo comprimento do casco (ou tubo) do octoban. Bateristas famosos que fizeram uso da octobans foram Stewart Copeland, Simon Phillips e João Barone, no começo da carreira. Os rototons (ou simplesmente "rotos") podem ser entendidos como tontons sem casco, mas que possuem um mecanismo rotativo que permite mudar quase instantaneamente a afinação da pele. São peças que valorizam o som da pele, com muito ataque e quase sem corpo. O som dos rotos podem ser ouvidos na abertura da faixa "Time" do Pink Floyd e nas viradas de Alex Van Halen na faixa "Jump". Os octobans são usados mais em rock progressivo e ska. Os rotos podem ser usados em qualquer estilo (já vi rotos serem usados por bateristas de metal, de jazz fusion e de progressivo, com resultados interessantes em todos os casos), mas atualmente quase não são mais utilizados.
[ ]'s
|
nick jr Veterano |
# fev/10
· votar
valew amok, como sempre, manja muito de bateria. abraços
|
MarioJoao Veterano |
# jun/10
· votar
Aproveitando o tópico...
Usei o mecanismo de busca para encontrar tópicos sobre rototons, e além de serem poucos e antigos, a grafia é muito variada. Então aproveitei este tópico. Agora mesmo tem um CSR anunciado no submarino, mas é um "rontontom" (seria um roto felino? lol).
Após percorrer a Teodoro Sampaio no mes passado, em busca de um rototom, além de não encontrar, fui aconselhado a desistir de procurar! Bairrismo à parte, passei por Caxias do Sul, na serra gaúcha, e no Rei da Música consegui encomendar um autêntico roto da Remo, top de linha, com peles pinstripe (Made in USA) e estante robusta, por um valor discretamente acima do que pedem por este modelo nacional.
A dúvida então: Assistindo aos vídeos do Pink Floyd, Nick Mason utiliza outro tipo de pele, além de rotos maiores, mas não consegui perceber qual pele exatamente. Alguém teria alguma idéia qual seria?
|
Amok Veterano |
# jun/10 · Editado por: Amok
· votar
MarioJoao A grafia clássico, original, é Rototom. Essa palavra é uma trademark da Remo, que remete à rotação do tambor. Uma tradução livre do termo em português seria "tontom rotativo". O termo "rontontom" foi um aportuguesamento, que acredito ser uma referência à característica sonora dos rotos, que possuem muito ataque, e essa termo seria uma onomatopéia simulando um roll nos rotos. Parabéns pela aquisição dos seus rotos da Remo. A qualidade dos originais Remo é incrivelmente superior aos nacionais, infelizmente. Eles realmente não são fáceis de encontrar nos grandes centros, porque creio que foram todas vendidos. Os rotos mais tradicionais usavam originalmente peles CS (Controlled Sound), de filme simples, mais espesso que as Ambassador, com uma bola preta no meio que ajudava a controlar os harmônicos. Não sei se as peles que o Nick Mason usava eram essas, vou conferir e depois digo. [ ]'s
|
Amok Veterano |
# jun/10
· votar
Nessa foto:
http://www.drummerworld.com/forums/attachment.php?attachmentid=27643&s tc=1&d=1247591982
Tenho quasae certeza que as peles são CS.
[ ]'s
|