Gostaria de apresentar o Márcio Bahia! Que não conhece, aproveita. :)

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia


Bom, não sei se a galera da bata conhece o Márcio. Sim, é meu parente. :-)) Meu primo, com muito orgulho! Não é pq é meu primo, mas o cara é considerado no meio artístico como genial e um dos melhor que tem por aí...

A galera só fala nos gringos, então resolvi postar aqui um brasileiro! Merece um espaço no FCC, na minha humilde opinião.

Percussionista, Márcio Bahia nasceu em Niterói no dia 18 de dezembro de 1958. Aos 13 anos começou a tocar bateria. Três anos depois estudava o instrumento com Sérgio Murilo. Em 1975, formou, com José Maurício, Kika Lott e Mário Rui, o grupo Íris, e também o grupo O Circo, com Biafra, Bolinha, Eduardo Farah, Fernando Bittencourt, e os irmãos Marise, Simiana e Humberto de Resende Pinto. Com O Circo excursionou pelo Estado do Rio de Janeiro, e participou de sua primeira gravação em disco. Em 1976, ingressou na Escola de Música Villa Lobos - EMVL, onde fez parte do grupo de percussão da Escola, vitorioso no 1º concurso da EMVL e Colégio da Orquestra Sinfônica Brasileira, em 1979. No mesmo concurso ganhou o Primeiro Prêmio como solista. Na época, tocava, também, com o grupo de percussão da Rádio MEC.

Em 1978 ingressou na Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde permaneceu até o fim de 1980, alternando as apresentações da Sinfônica com a participação em grupos de música popular e rock. Em 1978 tocava com a Banda de Lá, ao lado de Ricardo Rente, Vítor Mansur, Eduardo, Renato e Luís Franco e Paulo Aboud. Em 1980, formou o Swing Mania, com Raimundo Luis, Mazinho Ventura, Poubel, Renato Franco e Carlos Malta.

Em 1981, entrou para o grupo de Hermeto Pascoal, onde está até hoje. Com o grupo, tem se apresentado em diversas cidades no exterior, colhendo prêmios e elogios da crítica. Em 1994 participou da UK Big Band, formada por Hermeto Pascoal e grupo, além de grandes nomes do jazz britânico. O show da UK Big Band foi saudado pela crítica do jornal britânico The Guardian como "um dos mais eletrizantes concertos de jazz em anos".

Hoje, Bahia divide seu tempo entre o grupo e os cursos e workshops que promove na EMVL ao lado de Itiberê Zwarg, companheiro da Escola. Em 1996 participou do disco de Dino Rangel, lançado pela Niterói Discos.
















DSoM
Veterano
# ago/09
· votar


É motivo de orgulho termos um baterista tão habilidoso levando a nossa música mundo afora!

Confesso que não o conhecia, mas agora passarei a tentar extrair tudo o que eu puder da musicalidade dele!

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

Cara, ia te sacanear. Fui direto na busca pra mostrar que era tópico repetido e INCRIVELMENTE não tem 1 (um) misero tópico sobre o M. Bahia!!!!

Impressionante!!!

Sem comentários sobre o mestre ae!!!!

Ultimo show que assisti com ele foi com o Hamilton de Holanda da ultima turnê, no Auditório do Ibirapuera...SHOW!!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


DSoM

O cara é bastante respeita no meio musical! :-)

Abs

ogner: INCRIVELMENTE não tem 1 (um) misero tópico sobre o M. Bahia!!!!

Pois é! Eu fiz a busca há algum tempo atrás e ontem resolvi criar este tópico pq ele é considerado um dos melhores bateristas do Brasil. Nos workshops dele vem gente do exterior pra participar.

Tem alguns amigos bateristas/músicos profissionais que quando eu falo do Márcio o pessoal sempre fala a mesma coisa: "O Márcio é inacreditável". Mas ele tá mais no Jazz/MPB numa vibe instrumental, que não tem muita mídia.

Por isso resolvi criar o tópico! :-)

Vlw Og!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Mais um up brazuca!

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


Pra quem não conhece, vai ter um show com ele tocando com Hamilton de Holanda, na Urca - RJ! O Hamilton de Holanda Quinteto já foi indicado ao Grammy 2x (2007/2008)

http://hamiltondeholanda.com/blog/wp-content/uploads/2009/09/zozo2.jpg

Abs

alele
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
ô Bahia, quando é que o Bahia vem tocar na Bahia?


rááá!
(mas é serio! se tiver por aqui vou ver...)

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


alele

:-) Nem sei!!!

Mais um video pra galera:



fill.zanchez
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Achei que vc estava se apresentando, depois que li "Márcio" hehe

Deve ser recompensador e estimulante ter bons músicos (e reconhecidos) na família! Parabéns!

teclado_mania
Veterano
# jan/10
· votar


Pow o cara toca muito, ele trabalha com que artista ou orquestra?

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


teclado_mania: Pow o cara toca muito, ele trabalha com que artista ou orquestra?

Atualmente com o Hamilton de Holanda, mas faz uns bicos por aí e toca por diversão nos barezinhos mais fuleiros da cidade! :-)

Abs

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar






Thiago Yoshiki
Veterano
# out/10
· votar


MauricioBahia

KCT!!! ta de sacanagem né? Teu primo mesmo?? fodão! XD

Acho que já o vi num workshop em caxias, se não era ele então era alguém muito parecido.

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


Thiago Yoshiki: KCT!!! ta de sacanagem né? Teu primo mesmo?? fodão! XD


Toca absurdamente bem! Ambidestro (braços e pernas) :) Ao vivo dá pra sacar realmente que o cara é um ET e não é pq meu primo não. A onda dele é mais jazz e o pessoal aqui no Brasil não é muito acostumado com o estilo. Acho que na Europa conhecem mais o Márcio que aqui! hehe

Abs

Curly
Veterano
# out/10
· votar


MauricioBahia

caramba, parece o baterista que acompanha o Paulo Moura no 1o vídeo do tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/237601/

se for é um gênio porque leu mensagem no celular no meio do show e não perdeu o ritmo !!!

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Curly

hahaha! Que comédia! É o Márcio sim. Ele toca muito cara. Toca tão "leve" que já vi deixar cair a baqueta várias vezes e continua como se nada tivesse acontecido!



Vem gente do exterior pra ver os workshops dele.

Abs

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


Genial!!!

qew
Veterano
# out/10
· votar


Bacana cara!

MauricioBahia
Moderador
# abr/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Enriquecendo....











Simonhead
Veterano
# abr/11
· votar


MauricioBahia


Muito bom!

Valeu pelo up no tópico!

Sucesso ao Márcio!

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


Simonhead
Sucesso ao Márcio! e vida longa!!

Acho que nao rolou em nenhum video ae tb..Bahia tocou muito com o Hermeto!!!! Só pra constar!!!

Alias o trio, Hermeto, Itibere e M. Bahia...é coisa de louco...É muita musica!!! Os caras são musica!!!

TG Aoshi
Veterano
# abr/11
· votar


O Márcio é excelente!

Tenho um álbum do quinteto do Hamilton de Holanda e o trabalho dele - aliás, da banda toda! - é simplesmente genial!

MauricioBahia
Moderador
# abr/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Simonhead: Sucesso ao Márcio!

O cara é genial e simples demais! Isso é que o torna mais genial ainda! :) Tem um vídeo que postei em que ele atende o celular enquanto toca! hahah! Surreal!

http://www.youtube.com/watch?v=sfJWCfQfyi8&feature=player_embedded#at= 95

ogner

O Márcio foi casado com a filha do Hermeto. Teve 3 filhos com ela.

TG Aoshi: O Márcio é excelente!

Cara, nos workshops dele, vem até gente do exterior. É incrível como músicos desse calibre são desconhecidos do público em geral.

Abs

TG Aoshi
Veterano
# abr/11
· votar


MauricioBahia
Acho uma pena esse tipo de coisa. Não que eu espere que esse tipo de música tenha que cair no gosto do grande público, mas sim por músicos desse nível serem muito menos conhecidos do que deveriam.

E olha que, não me lembro muito bem dos outros músicos do Quintento, mas o Márcio e o Hamilton não são bons, eles são fora de série.

MauricioBahia
Moderador
# abr/11
· votar


TG Aoshi

Cara, o Márcio é ambidestro com as mãos e com os pés. Algo muito raro. Vc viu o vídeo dele atendendo o celular tocando?

http://www.youtube.com/watch?v=sfJWCfQfyi8&feature=player_embedded#at= 95

Enfim, o cérebro dele deveria ser estudado! :)))

Abs

TG Aoshi
Veterano
# abr/11
· votar


MauricioBahia
huahuahuahua! Muito bom!

Acho que a partir de um certo nível de "bateirismo", ambidestria dos membros vira meio que um pré-requisito pra tocar coisas mais complexas.

TG Aoshi
Veterano
# abr/11
· votar


MauricioBahia
Aliás, muito bom esse vídeo!

MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


TG Aoshi

heheh. Incrível!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# dez/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Só na orquestra!



Só na bandeja...



Só no jazz...



Primo coruja eu! ehhe

MauricioBahia
Moderador
# jan/12
· votar






Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gostaria de apresentar o Márcio Bahia! Que não conhece, aproveita. :)