Batera eletronica p/ iniciante

Autor Mensagem
morrissy
Veterano
# ago/09


Olá pessoal.
Sou frequentador aqui do forum mas na parte de guitarra. Toco guitarra razoalvelmente a uns 4 anos e de um tempo p/ cá venho pensando em adquirir uma batera p/ brincar em casa.
Não manjo quase nada de baterias entao queria pedir uma força p/ vcs no sentido de uma orientaçao p/ uma batera eletronica de boa relaçao custo/beneficio. Nao preciso de nada muito profissa mas tb nao quero comprar qualquer coisa.
Agradeço a ajuda.

GILBATERA
Veterano
# ago/09
· votar


bateria eletrônica eu não recomendo pra ninguém amigo, porque mesmo sendo algo só pra se ter em casa, não vai ser satisfatório nem pra você e nem para os seus amigos, isso pelo menos no meu conceito, apenas minha opinião, e com valor de uma bateria eletrônica com certeza você compra uma acustica pra te atender e ainda sobra grana. A não ser se tiver querendo uma bateria tipo daqueles caras de pracinha de ficam tocando lá na bateria como se fosse um brinquedo, aquilo tb é bateria eletronica. Estou apenas dando minha opinião e consequentemente uma dica importante pra seu investimento.

morrissy
Veterano
# ago/09
· votar


GILBATERA
Entendo. Isso eu ja tinha escutado falar. Entretanto como moro em apartamento, nao disponho de espaço suficiente para acomodar uma bateria acustica. E ainda tem o problema dos vizinhos...

guilhermerizzo
Veterano
# ago/09
· votar


GILBATERA
Não recomendar para ninguém é meio forte. Pode não ser a melhor coisa do mundo, mas é a única solução possível para a falta de espaço e o barulho noa apartamentos.
Fora as vantagens para gravação (não precisa microfonar e há uma facilidade enorme para trocar os sons do kit e customizar tudo, o que é impossível numa acústica.
Eu comprei a batera eletrônica mais criticada por aqui. Liguei ela no PC e num processo que não dura mais que 5 minutos eu gravo com uma qualidade bastante boa.

See for yourself:

http://www.4shared.com/file/120680425/22c72523/teste_hd1_ez_dave_weckl .html

http://www.4shared.com/file/121118492/2c8118d9/dagv_full.html

BaNdAiD
Veterano
# ago/09
· votar


guilhermerizzo

Algumas pessoas tem muito preconceito com a bateria eletronica, apesar de nunca sequer ter parado pra pensar nos prós e contras!!
Pra mim, a bateria eletrônica é mais vantagem do que uma acústica, pois é muito mais prática e menos "barulhenta".

O mais legal é que a maioria é incapaz de perceber a diferença só no ouvido...

Abraços!

liwirth
Veterano
# ago/09
· votar


Ola morrissy, concordo que tocar bateria eletronica não é a mesma coisa que acustica, tb o apelo visual numa apresentação deixa muito a desejar, mas eu passei por uma dúvida muito semelhante a sua, tocava (ou tentava e tento) outros instrumentos (Baixo, violão guitarra, teclado, etc) e faltava uma bateria no meu pequenino mini micro homestudio, e depois de muita pesquisa optei pela eletronica (Roland HD1) mesmo saindo até mais cara que uma acustica, pelos seguintes fatores:

1. É muito compacta, o que resolve o meu problema de espaço, e tb trasporte qdo preciso, ja que no caso da HD1, até uma moto transposta ela.

2. Quando toco acompanhado de outros musico, nos ensaio como é em casa preciso maneirar no som, dai é facil regular o som pra não sobrepor baixo guitarra e outros.

3. Como geralmente o tempo que tenho disponivel para brincar com meus instrumento é a noite e madrugada, arrumo ela no fone de ouvido (Koos portapro/Lyco DJ) e posso toca sem acordar o pessoal de casa, muito menos os vizinhos.

4. Para fazer gravações basta liga ela por un simples cabinho p2 e pronto, sem precisar gastar com microfones e tratamento acústico, e mesmo assim muito paciência e pericia pra acerta o posicionamento dos microfones.

5. Tem a opção de trocar os kit de bateria, conforme gênero que for tocar ou gravar, (No caso da minha HD1 são poucos, porém posso usar meu notbbok com o EzDrummer o que me abre uma gama muito grande de timbres e opções e com bastante qualidade).

6. Para tocar em grupo ocupo apenas 1 canal da mesa de som, quando uma acústica ocupa 4, 5, 7 ou até mais canais. No meu caso, possuo uma mesa de seis canais que atenda a banda toda, se fosse uma acustica essa mesinha dava só pra bateria.

Ou seja, lógico que o ideal é a acústica, mas no meu caso, que se parece com o seu, com todas as limitações que descrevi, a eletrônica foi realmente a melhor opção.



Agora dentre eletrônicas existem ainda várias opções, a minha é uma roland HD-1, na faixa de R$2400, é a bateria mais básica da Roland (que é a marac mais conceituata em baterias eletrônicas),
Na própria linha da roland você encontra baterias pra todo gosto, a td3 e td4, ja são suficientes pra você toca até profissionalmente, e existem modlosmais superiores (td6, td9, td12) que podem ir até os R$20000.

Existem outras marca como Yamaha como a série DT que são uma boa pedida tb

Entre as nacionais tem a Staff Drum, os PAD são bem bacanas, mas os módulos SD (da própria Staff) não são muitos legais, ams a galera troca por módulos como o DM5 da ALesis, ai sim ficam super bateras.

Também tem um lançamento nacional, a Shelter, com preço muito atrativo, abaixo dos R$2000, mas eu nunca ouvi o som, tenho um baixo dessa marca e gostei, mas sobre a batera deles não posso opinar ainda, mas que que vi parece ser inferior as Staff, mas talves trocando o módulo resolva tb..

Bom é isso, existem diversas opções dse acordo com seu gosto, nescecidades e bolso.

Espero ter ajudado.

Att.: LiWIrth.

liwirth
Veterano
# ago/09
· votar


Agora guilhermerizzo, qual a sua bateria, a tal mais criticada no fórum, talvez seja a Roland HD-1 que possuo, muitos falam do sistema de pedal de bumbo dela, e com razão, deixa a desejar, e se voce toca só com ela, quando vai tocar numa com pedal normal demora um pouquinho pra pega o feeling.

Esses dias tava numa loja aqui (milsons) e fiquei brincando uma hora com a td4, e demorei um poco pra me encaixar com o pedal. Ela tem vários recurso como montar kits personalizados, abafar os pratos, mais kits e tal, mas no meu caso como não toco profissionalmente não valeria a diferenca de preco, o dobro.
Agora pra quem usa bastante em festivais, várias apresentações e tal ai sim...

Att.: LiWIrth

guilhermerizzo
Veterano
# ago/09
· votar


liwirth

É a HD1, claro. O pessoal critica o pedal de bumbo, como você disse, com razão.
Mas o meu caso é IDENTICO ao seu, fora o fato de eu ser a minha própria banda, pois toco guitarra e baixo há muito tempo. Mesmos motivos e mesma configuração básica (HD1 - Laptop - Ezdrummer - Porta Pro)
Não sei se você ouviu o áudio dos links, mas eu consegui um resultado razoável tocando o bumbo da HD1 com a técnica de Heel Down. Principalmente porque com o Ezdrummer a sensibilidade do sensor do pedal parece que fica mais equilibrada, ou seja, mesmo batendo com intensidades diferentes o bumbo responde musicalmente, o que eu acho mais difícil quando uso o som do módulo da Hd1, que aliás é o segundo ponto fraco dela, e que praticamente abandonei.

Com este sistema de pedal sem rebound (que é o efeito que está por trás de todas as técnicas de bass pedal que você encontra na internet) fica impossível tocar usando Heel Up...

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


liwirth

No caso das Staff Drum, posso tb usar o EzDrummer ou fico restrito a modulos???

morrissy
Veterano
# ago/09
· votar


liwirth
Oi liwirth, obrigado pela informaçao cara. Comecei a dar uma pesquisada nos preços e ate que parecem interessantes.
Foi muito explicativo seu post, vou verificar os modelos que vc indicou e passar em alguma loja p/ ver ao vivo como funciona a bichinha, ver o tamanho e tal.
Valeu !

guilhermerizzo
Veterano
# ago/09
· votar


ogner
Tudo depende de uma saída midi (midi out) e de um cabo midi-usb.
Se o módulo tiver esta saída é questão de escolher um programa VST Host (eu sugiro o Mixcraft 4.5), instalar o Ez e configurar o asio4all.

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


guilhermerizzo

Uhmm, Tenho uma Fast Track Pro. Acho que ela possui entrada midi.

Como seria o caminho?

HD1 - cabo midi/usb > Fast Trac > VST host (pode ser um DAW qualquer??) com o EZ instalado e configurado pra aceitar os pads...

Então se o modulo tiver a saida ele aceita VST do computador?

Isso?

guilhermerizzo
Veterano
# ago/09
· votar


ogner
O caminho é este mesmo.
O módulo não vai ter que aceitar nada.
Ele vai apenas gerar os sinais midi que serão coletados na saída midi out e inseridos no computador.
Quando você abrir o Ez como um instrumenti virtual no seu DAW e selecionar a sua interface midi como entrada padráo a mágica vai acontecer...
Aí é só armar a faixa e clicar no rec...

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


guilhermerizzo

Valeu, velhão. Saquei!!

BaNdAiD
Veterano
# ago/09
· votar


ogner

http://www.youtube.com/watch?v=2OzGHBuVWy4

Abraços!

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


BaNdAiD

Eu tinha visto esse!! Já era!!!

Gassss bateristica venceu a guitarristica!!!!

Estou entre a HD1 e StaffDrum UP

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96655122-bateria-eletronica-dp1 00-up-full-c-modulo-staff-drum-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101525536-bateria-eletrnica-rol and-hd-1-vdrums-lite-_JM

Valeu!!

liwirth
Veterano
# ago/09
· votar


ogner:
Como disse o guilhermerizzo, basta ter saida MIDI, mas se voce pretende usar apenas computador como módulo com o som do EzDrummer, existe um equipamento da Alesis (procura por Alesis IO que vc acha), que na verdade não tem som nenhum apenas pega o sinal dos pad e manda via mid pro computador.

Nesse caso voce pode pegar uma staff sem módulo e usa ele com o computador, nunca vi um de perto, mas ja vi jente na net dizendo que sai bem mais em conta e funciona super bem.

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


liwirth

Valeu. É...

Pelo que ando lendo, pra se ter um som bom com módulos é preciso que este seja bom. Modulo bom= $$$$$, então acho que usando somente com os VSTs, EZdrummer etc, é uma saída boa, pra quem esta iniciando e não quer gastar muito.

O que perde tb é a mobilidade, pois pra tocar em outros lugares vai ter que levar o laptop e a placa(fast Track no meu caso)

O que vcs acham??

liwirth
Veterano
# ago/09
· votar


guilhermerizzo Vi o áudio sim, alias escutei, rere, ja tinha visto num outro tópico, e fico super déz, me interesei pq vc conseguiu um super resultado com o mixcraft, que é o que eu uso tb, só que a versão 4.1. To sempre vasculhando na net é não vejo muita jente que usa o mixcraft, eu particularmente acho ele fantastico, tem todos os recursos principais pra fazer gravações tanto de áudio mesmo, como em midi, e com uma interface extremamente fácil de usar o que é o que gosto mais, pois ajuda muito nos casos como o meu que é por hobby . Sem contar que vc compra ele por 100 reais, por esse preço quase não vale a pena usar o "jeitinho brasileiro", rss.

Outra curiosidade, qual placa você usou pra gravar essa música (dagv_full.mp3)?? E a guitarra e baixo vc gravou em linha ou microfonou os cubo?

liwirth
Veterano
# ago/09
· votar


ogner

Na verdade se vc usa notbook não perde tanto a mobilidade, pois quem trasporta a batera levar mais um not não é dificil. No caso da HD-1, dependendo de onde vc vai toca, que não seja profissa, apesar dos kit dela não ser aquelas coisas, da bem pra usar eles mesmo numa boa.. Tipo barzinho, apresentações de colégios essas coisas...

liwirth
Veterano
# ago/09
· votar


ogner
Só pra completa. vi que vc está em duvida entre a staff e a HD-1, só pra constar minha opinião:

Eu tenho a HD-1 e a grande vantagem dela é o espaço e claro, apesar de ser a mais básica da linha v-drums, ela é uma Roland.

Mas se vc tem mais espaço e carro pra trasportar, Eu toquei numa Staff drum VWS-9, com módulo Alesis DM-5, e era muito show de bola..

Se vc for optar pela Staff com o not como módulo, pega um modelo sem o módulo, Alem daquele alesis a p'ropria Staff tem um equipamento similar ao alesis que mencionei anteriormente, o GM-PRO ai vai sair mais barato, mas claro que nesse caso, vc só vai poder usala com o computador junto ...

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


liwirth

É, pensando no esquema de usar somente o Laptop e o modulo "vazio" da Alesis, posso pegar um modelo superior da StaffDrumm ou outra marca tb!!! Vou verificar os preços e as opçoes!!!

Obrigadão!!

pois quem trasporta a batera levar mais um not não é dificil.

Tem toda a razão!!!!

.Fael
Veterano
# ago/09
· votar


Cara, mto conteúdo bom nesse tópico!

Alguém já tocou com a Shelter? Estou muito interessada nela pelo preço =]

liwirth
Veterano
# ago/09 · Editado por: liwirth
· votar


Ja vi essa batera na loja mas não toquei, mas o preço realmente chama a atenção, se alguém ai conhece lança um post falando da bichinha.
Ja experimentei outros instrumentos da shelter, tenhu um baixo e ele faz bonito pelo preço, também toquei umas guitarra SX da shelter e achei bacana que comparando com outras de mesmo preço ela se sobresaiu. Mas testei um violão 12 cordas e não achei muita vantagem. Agora vamo ve a bateria deles.

guilhermerizzo
Veterano
# ago/09
· votar


liwirth

Para a guitarra e o baixo eu utilizo já há bastante tempo um POD studio Ux2 da Line 6 com todos os model packs.
Gravo tudo em linha, mas com bastante opções de timbres em função da infinidade de amps e efeitos somando os modelos todos dos packs.

Então atualmente meu esquema é este. Trata-se de um micro estúdio que fica semi-montado no meu quarto, graças à compreensão e ao apoio da minha mulher.

Não tenho planos de me apresentar ou ensair com banda e tal, minha proposta é fazer música de maneira colaborativa via internet, sem as limitações físicas tradicionais (agenda, espaço, equipamento e etc...)

liwirth
Veterano
# ago/09
· votar


guilhermerizzo SHow de bola.

Eu consegui un cantinho la em casa de 4X4, onde to montando meu microstudiozinho. Depois que sai da facul (março 2008) comecei a brincar de novo com musica comprar instrumentos e periféricos.
Como sempre tem um amigo, ou vizinho, ou parente que toca alguma coisa, minha intenção é poder ter um cantinho pra fazer umas brincadeiras, assim chega um violão eu acompanho (na verdade tento) no baixo, chega um guitarrista eu brinco com a batera ou teclado e assim por diante. Dai quando sai algo mais interessante eu gravo.

Mas minha placa, (e acho que os outros equipamentos tb) é bem mais basicona que a sua, como tento ter tudo que preciso sempre a mão, tenho que dividi a grana e não posso invisti só num instrumento e tal.

Esses são meus Equipos:

Instrumentos:
Guitarra Eagle + Pedaleira Zoom G1
Baixo Shelter Topaz 5c + pedaleira Zoom B2
Violão Tagima Dallas
Bateria eletronica Roland V-Drums HD-1
Teclado Yamaha PSR 180 e PSR 190
Trombone Curto de Pisto Wéril
Violino Eagle VK244
Flautas doces Germanica e Barroca Yamaha
Pandeiro Gope

Periféricos:

Interface de áudio Behringer UCA202 USB
Mesa O'nel omx6
Microfones Behringer XM-1800s
Microfone Behringer XM-8500
Camara de eco Landscape DDR3 (Delay e Reverb)
HeadPhone Koss POrtaPro
Head Phone Lyco dj
Aplificador de HeadPhone Behringer AMP800
Caixa monitora Selenium SPM1502A


Agora minha próxima aquisição em vista e um teclado decente, to pensando no Yamaha psr e413 e um simulador pro violão (Acho que Zomm A2 pra não perde o costume, rss).
Mas com essas coisas que tenho ja da pra faze um barulho legal...

Pra faze as gravações uso tudo em linha tb, no caso da guita e baixo usando o simuladores da zoom pra cubo e efeitos, e depois ajeito mais um poco no PC. E o software uso p Mixcraft 4.1.

E vc quais equipamentos dispõe ai?

guilhermerizzo
Veterano
# ago/09
· votar


liwirth
A minha listinha é mais enxuta:

1 - Strato Sx toda customizada
2 - PRS Custom Semi Hollow
3 - Baixo Cort modelo Top estilo tobias
4 - Hd1 + Ezdrummer com todas as expansões
5 - Ux2 com todos os model packs
6 - Laptop Toshiba Dual core com 2Gb de RAM rodando dois softwares de gravação, o Mixcraft 4.5 e o Cool Edit Pro.
7 - Last but not least, um fone Porta pro
Ah faltou meu pedalzinho Boos Pw10 Virtual Wah.

É isso...

Valeu!

liwirth
Veterano
# ago/09
· votar


guilhermerizzo


AUhauha, também uso um todshibão, só que o meu é um celeron que me acompanha a uns 3 pra 4 anos, e ainda da conta do recado!! (Se bem que ja tiove que da vários uP nele)


E tua lista é mais enxuta, porém bem mais qualidade né!!

Se quiser me add ai no MSN é meu login do cifra + hotmail.

...

ZXC
Veterano
# ago/09
· votar


morrissy

Bem...eu toco mesmo piano...mas de vez em quando me aventuro num violino que aprendi por pouco tempo e tempos atrás adquiri uma bateria eletrônica Yamaha RS40 ....eu adorei, mas a minha pretensão é tocar somente para eu mesma dentro da minha casa....daí ela me atende muito bem.
http://www.madeinbrazil.com.br/images/product/13573_1.jpg

deathcore
Veterano
# set/09
· votar


HEHE quem toca em bateria eletronica e Sandy E JUnior

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Batera eletronica p/ iniciante