Autor |
Mensagem |
DSoM Veterano |
# jul/09
As minhas são, na maioria, as baseadas em colcheia: 7/8, 10/8, 13/8, 15/8, etc, mas também as baseadas em subdivisões mais altas, como 3/4 e 5/4.
E a de vocês?
|
Minow Veterano |
# jul/09
· votar
15/8, 13/8... com bastante nota pedal, daquelas que praticamente não dá pra saber quando um tema acaba e começa. Mas também gosto de 7/8, 6/8... acho que são minhas preferidas. Obs: não sou baterista. =X
|
Amok Veterano |
# jul/09
· votar
Eu gosto é do basicão mesmo: 4/4 e 6/8. De vez em quando um 7/8 pra quebrar a rotina. [ ]´s
|
knvb Veterano |
# jul/09
· votar
Curto bastante 3/4 e 7/8
Obs: não sou baterista. =X (2)
|
SwingBatera Veterano |
# jul/09
· votar
4/4
|
Valefort Veterano |
# jul/09
· votar
Eu nunca entendi essa numeração de compassos direito. Acho q foi falha do meu professor =x alguém pode me explicar? ;D
|
Dogs2 Veterano |
# jul/09
· votar
tanto faz, depende de como é usada
|
DSoM Veterano |
# jul/09
· votar
Valefort alguém pode me explicar?
X/Y
O numerador (X) representa o número de tempos; O denominador (Y) representa a subdivisão-base para a contagem dos tempos. Y também significa em quantas partes uma unidade de tempo (semibreve) deve ser dividida.
A saber:
semibreve/2 - mínima; semibreve/4 - semínima; semibreve/8 - colcheia; semibreve/16 - semicolcheia; semibreve/32 - fusa; semibreve/64 - semifusa;
Em outras palavras, X/Y representa um compasso composto por X tempos, contados com base na subdivisão Y.
Exemplos: 4/4 - compasso composto por 4 semínimas; 7/8 - compasso composto por 7 colcheias; 5/4 - compasso composto por 5 semínimas; 3/4 - compasso composto por 3 semínimas; 2/2 - compasso composto por 2 mínimas; 15/16 - compasso composto por 15 semicolcheias;
Mais ou menos isso.
Espero ter ajudado.
|
rafael_kl Veterano |
# jul/09 · Editado por: rafael_kl
· votar
Se tiveres como, de uma olhada no video do Mike Portnoy - Progressive Drums Concepts. La ele explica bem isso...
Por acaso alguem sabe uma tradução pra Odd-time signatures???As vezes preciso falar sobre isso com o pessoal e me falta a tradução...heheh
Abraço
|
Ninjisse Veterano |
# jul/09
· votar
Eu gosto é do basicão mesmo: 4/4 e 6/8. De vez em quando um 7/8 ou 11/8pra quebrar a rotina. [2]
|
Valefort Veterano |
# jul/09
· votar
DSoM
Opa, tudo está muito claro agora =D Vlw fi, a tempos eu tentava saber oq é isso xD
|
sensei Veterano |
# jul/09 · Editado por: sensei
· votar
Eu gosto de tocar nesses compasso: 2/2 6/4 2/4 6/8 2/8 6/16 3/2 3/4 9/8 3/8 9/16 3/2 9/4 3/4 9/8 3/8 9/16 4/2 12/4 4/4 12/8 4/8 12/16... são compasso que muito explora a musica classica e erudita. um desafio na hora do exame da ordem dos musicos.
|
sensei Veterano |
# jul/09
· votar
DSoM As minhas são, na maioria, as baseadas em colcheia: 7/8, 10/8, 13/8, 15/8, etc, mas também as baseadas em subdivisões mais altas, como 3/4 e 5/4.
E a de vocês?
Cara Já que vc abriu esse tópico, vc poderia ajudar e responder a formula de compasso e achar a sua correspondente?.
|
DSoM Veterano |
# jul/09 · Editado por: DSoM
· votar
Cara Já que vc abriu esse tópico, vc poderia ajudar e responder a formula de compasso e achar a sua correspondente?.
Bem...pra achar a fórmula de compasso equivalente a uma outra, é preciso verificar se uma se encaixa dentro da outra.
Um compasso 5/4 por exemplo pode se encaixar dentro de um compasso 10/8.
Se dobrar o número de tempos, a subdivisão da semibreve também tem que dobrar. Mesma coisa quando se vai dividir por 2.
Agora, se no meio entrar compassos compostos, eu nem faço idéia. Cê podia aproveitar e nos explicar isso, não, sensei?
|
sensei Veterano |
· votar
Eu acho legal esse lance de variar o repertório. Veja uma musica que eu gosto muito e ta no compasso 2/2
Atrás do trio elétrico
Outra musica só que em compasso 9/8 " Romaria".
Eu acho legal esse lance de tocar vários compassos até porque pode variar o sincronismo rítmico né.
Parabéns pelo tópico..abs
|
Verzzola Veterano |
# jul/09
· votar
4/4 12/8
|
sensei Veterano |
· votar
Esse compasso 9/8 trata-se de um compasso ternário
Veja a partitura da musica romaria.
http://i31.tinypic.com/2dk0mbl.jpg
|
sensei Veterano |
# jul/09
· votar
DSoM Cê podia aproveitar e nos explicar isso, não, sensei?
Ok a regra é bem simples Basta utilizar o 3/2 que podemos achar sua formula correspondente.
Explo: 4/4= 4x3=12 4x2=8 assim temos o compasso 12/8
Outro exemplo:
¾ 3x3=9 4x2=8 obtemos o compasso 9/8, podemos então dizer que o compasso 9/8 é equivalente ao compasso ¾
Outra formula matemática. 12/8 12 DIVIDINDO por 3 = 4 8 dividindo por 2 =4 então nesse resultado podemos dizer que o compasso 12/8 é equivalente ao compasso 4/4 ou seja compasso quartenário.
Mais um exemplo:
Compasso 6/8 6dividido por 3 =2 8 dividido por 2 =4 concluímos que o compasso 6/8 deriva do compasso 2/4 ou seja é um compasso binários.
|