| Autor | Mensagem | 
| DSoM Veterano
 | # jul/09 
 
 As minhas são, na maioria, as baseadas em colcheia:
 7/8, 10/8, 13/8, 15/8, etc, mas também as baseadas em subdivisões mais altas, como 3/4 e 5/4.
 
 E a de vocês?
 
 
 | 
| Minow Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 15/8, 13/8... com bastante nota pedal, daquelas que praticamente não dá pra saber quando um tema acaba e começa.
 Mas também gosto de 7/8, 6/8... acho que são minhas preferidas.
 Obs: não sou baterista. =X
 
 
 | 
| Amok Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 Eu gosto é do basicão mesmo: 4/4 e 6/8.
 De vez em quando um 7/8 pra quebrar a rotina.
 [ ]´s
 
 
 | 
| knvb Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 Curto bastante 3/4 e 7/8
 
 Obs: não sou baterista. =X
 (2)
 
 
 | 
| SwingBatera Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 4/4
 
 
 | 
| Valefort Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 Eu nunca entendi essa numeração de compassos direito. Acho q foi falha do meu professor =x
 alguém pode me explicar? ;D
 
 
 | 
| Dogs2 Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 tanto faz, depende de como é usada
 
 
 | 
| DSoM Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 Valefort
 alguém pode me explicar?
 
 X/Y
 
 O numerador (X) representa o número de tempos;
 O denominador (Y) representa a subdivisão-base para a contagem dos tempos. Y também significa em quantas partes uma unidade de tempo (semibreve) deve ser dividida.
 
 A saber:
 
 semibreve/2 - mínima;
 semibreve/4 - semínima;
 semibreve/8 - colcheia;
 semibreve/16 - semicolcheia;
 semibreve/32 - fusa;
 semibreve/64 - semifusa;
 
 Em outras palavras, X/Y representa um compasso composto por X tempos, contados com base na subdivisão Y.
 
 
 Exemplos:
 4/4 - compasso composto por 4 semínimas;
 7/8 - compasso composto por 7 colcheias;
 5/4 - compasso composto por 5 semínimas;
 3/4 - compasso composto por 3 semínimas;
 2/2 - compasso composto por 2 mínimas;
 15/16 - compasso composto por 15 semicolcheias;
 
 Mais ou menos isso.
 
 Espero ter ajudado.
 
 
 | 
| rafael_kl Veterano
 | # jul/09 · Editado por: rafael_kl · votar
 
 Se tiveres como, de uma olhada no video do Mike Portnoy - Progressive Drums Concepts.
 La ele explica bem isso...
 
 Por acaso alguem sabe uma tradução pra Odd-time signatures???As vezes preciso falar sobre isso com o pessoal e me falta a tradução...heheh
 
 Abraço
 
 
 | 
| Ninjisse Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 Eu gosto é do basicão mesmo: 4/4 e 6/8.
 De vez em quando um 7/8 ou 11/8pra quebrar a rotina.
 [2]
 
 
 | 
| Valefort Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 DSoM
 
 Opa, tudo está muito claro agora =D
 Vlw fi, a tempos eu tentava saber oq é isso xD
 
 
 | 
| sensei Veterano
 | # jul/09 · Editado por: sensei · votar
 
 Eu gosto de tocar nesses compasso:
 2/2
 6/4
 2/4
 6/8
 2/8
 6/16
 3/2
 3/4
 9/8
 3/8
 9/16
 3/2
 9/4
 3/4
 9/8
 3/8
 9/16
 4/2
 12/4
 4/4
 12/8
 4/8
 12/16... são compasso que muito explora a musica classica e erudita. um desafio na hora do exame da ordem dos musicos.
 
 
 | 
| sensei Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 DSoM
 As minhas são, na maioria, as baseadas em colcheia:
 7/8, 10/8, 13/8, 15/8, etc, mas também as baseadas em subdivisões mais altas, como 3/4 e 5/4.
 
 E a de vocês?
 
 Cara Já que vc abriu esse tópico, vc poderia ajudar e  responder  a formula de compasso  e achar a sua correspondente?.
 
 
 | 
| DSoM Veterano
 | # jul/09 · Editado por: DSoM · votar
 
 Cara Já que vc abriu esse tópico, vc poderia ajudar e responder a formula de compasso e achar a sua correspondente?.
 
 Bem...pra achar a fórmula de compasso equivalente a uma outra, é preciso verificar se uma se encaixa dentro da outra.
 
 Um compasso 5/4 por exemplo pode se encaixar dentro de um compasso 10/8.
 
 Se dobrar o número de tempos, a subdivisão da semibreve também tem que dobrar. Mesma coisa quando se vai dividir por 2.
 
 Agora, se no meio entrar compassos compostos, eu nem faço idéia. Cê podia aproveitar e nos explicar isso, não, sensei?
 
 
 | 
| sensei Veterano
 | # jul/09 · Editado por: sensei · votar
 
 Eu acho legal esse lance de variar o repertório.
 Veja uma musica que eu gosto muito e ta no compasso 2/2
 
 Atrás do trio elétrico
 
 Outra musica só que em compasso 9/8
 " Romaria".
 
 Eu acho legal esse lance de tocar vários compassos até porque pode variar o sincronismo  rítmico né.
 
 Parabéns pelo tópico..abs
 
 
 | 
| Verzzola Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 4/4
 12/8
 
 
 | 
| sensei Veterano
 | # jul/09 · Editado por: sensei · votar
 
 Esse compasso   9/8 trata-se de  um compasso ternário
 
 Veja a partitura da musica romaria.
 
 http://i31.tinypic.com/2dk0mbl.jpg
 
 
 | 
| sensei Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 DSoM
 Cê podia aproveitar e nos explicar isso, não, sensei?
 
 Ok a regra é bem simples
 Basta utilizar o 3/2 que podemos achar  sua formula correspondente.
 
 Explo: 4/4= 4x3=12  4x2=8  assim temos o compasso 12/8
 
 Outro exemplo:
 
 ¾  3x3=9   4x2=8   obtemos o compasso 9/8, podemos então dizer que o compasso 9/8 é equivalente ao compasso ¾
 
 Outra formula matemática. 12/8   12 DIVIDINDO por 3 = 4
 8 dividindo por 2 =4   então nesse resultado podemos dizer que o compasso 12/8 é equivalente ao compasso 4/4 ou seja compasso quartenário.
 
 Mais um exemplo:
 
 Compasso 6/8     6dividido por 3 =2   8 dividido por 2 =4 concluímos que o compasso 6/8 deriva do compasso 2/4 ou seja é um compasso binários.
 
 
 |