DSoM Veterano |
# mar/09 · Editado por: DSoM
1ª - ) A bateria é um instrumento de percussão, do qual se extrai som apartir de impactos. Mas não é por isso que você tem que espancá-la como se estivesse descontando toda a sua raiva nela. Reduzir a força dos impactos pode conservar por mais tempo seus pratos e peles.
2ª - ) Não guarde sua bateria em lugares sujeitos a umidade e raios solares em excesso. A umidade e os raios solares podem deteriorar a estrutura metálica do seu kit, além de poder também comprometer os cascos, dependendo do tipo de madeira.
3ª - ) Sempre limpe muito bem seu kit, passando um pano úmido ou no mínimo aspirando a sujeita, evitando o acúmulo de poeira e evitando que esta se aloje em locais difíceis de limpar.
4ª - ) Em vez de atacar seus pratos em cheio, em linha reta ("descendo a mão"), ataque-os fazendo movimentos em curva, de modo que a baqueta chicoteia a borda do prato.
Vejam o modo errado (primeira figura), e o modo correto (segunda figura) respectivamente: http://img138.imageshack.us/img138/9548/batendochikotezt8.png
Tocar os pratos da segunda forma, aumenta sua vida útil.
5ª - ) Nunca jamais utilize o limpador de objetos metálicos Brasso. Ele, apesar de conferir um lindo brilho ao seu prato, não é indicado para limpeza de pratos, por ser agressivo para a liga metálica e poder até mesmo corroer a estrutura metálica do prato se você passar várias vezes.
6ª - ) Evite montar splashes ou outros tipos de pratos de cabeça pra baixo em cima de outros pratos, isso aumenta a probabilidade de racharem, pois o impacto é feito de forma contrária à que o prato foi projetado. Prefira investir em extensores ou pedestais para evitar tal tática de montagem.
7ª - ) Proteja muito bem seu kit quando for transportá-lo para shows, ensaios, etc. Se dispuser de bags (bolsas próprias para guardar pratos, tambores e ferragens), utilize-as preferencialmente, senão, armazene as peças mais frágeis (tambores e pratos) em locais acolchoados, como os bancos do carro, ou prenda-as com cordas caso vá colocá-las na caçamba de algum veículo de carga. Tenha especial cuidado com os pratos, qualquer impacto um pouco mais forte pode partí-los ao meio.
8ª - ) Utilize adesivos protetores na pele de ataque do bumbo, principalmente se você usa batedores diferentes dos de feltro, e toca sons mais agressivos que exigem mais deste tambor.
9ª - ) Seu hardware não deve ser de baixa qualidade, pois ele é o esqueleto do seu kit. Procure não investir em estantes e ferragens em geral pouca reforçadas, porém baratas. É preferível gastar mais, ter uma estrutra de sustentação forte e evitar contratempos.
10ª - ) Use baquetas e peças do seu kit adequadas ao estilo musical que você toca. Um pratos pouco expesso para jazz sendo tocado por baquetas para heavy metal provavelmente poderá decretar a morte do prato.
Espero que essas dicas ajudem! Façam bom proveito!
|
Heber_MG Veterano |
# mar/09
· votar
Amok cara, isso que vc falo sobre marca dedos e importante, parece que quanto mais tempo a gente deixar a bateria com essas marcas, mais dificil é pra tirar depois. A minha caixa é de ferro, então alguem sempre deixa aquela marca de dedo, dá uma raiva isso, a gente acaba de limpar e vem um dedão e suja a caixa ashuashuashuashua.
|