Problemas com Afinação pele Remo Pinstripe

    Autor Mensagem
    _RafaelBdM_
    Veterano
    # mai/08


    aew galera, estou apanhando para afinar meus tambores (10, 12, 14) com as peles remo pinstripe, mexi e mexi e consegui um som bem grave porém com muito sustain chega a zumbir um pouco e esta um pouco com o som do ataque da baqueta um som meio de plastico, esse é o som natural dentro do meu quarto. Hoje fiz um teste e coloquei um microfone no tambor e gravei, o som na gravação ficou bom quase identico a um video do Dave Weckl sobre afinação. Agora minhas perguntas são:

    A afinaçao esta certa do jeito que esta? é assim mesmo?

    O som está assim por causa da acústica do quarto? (não testei com a bateria la fora)

    se estiver errado alguem poderia me dar umas dicas pra mim chegar na afinação? pois ja mexi em tudo e o resultado foi esse

    desde já obrigado


    Heber_MG
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    _RafaelBdM_


    1_Coloque uma camada de espuma de 2 centimetros de espessura dentro do tambor cobrindo todo o casco pelo lado de dentro, fasa o possivel para colocar um pedaço inteiro, cem imendas, ele tem que encostar nas duas peles do tambor, mas nao pode precionalas, se nao vai estragalas.

    2_arrume um plastico daqueles de raio x, recorte ela de forma que fique como um anel, tampando toda a area da pele de ataque da linha preta pra fora.

    mais tarde eu posto algumas fotos.

    _RafaelBdM_
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    posta aew se puder cara

    valew pela dica


    Koisa
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    _RafaelBdM_

    Por favor vei, tira os negritos..

    _RafaelBdM_
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Koisa
    lol?

    porq?

    vem aqui no topico pra postar isso? o.O

    Heber_MG
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    _RafaelBdM_
    na boa, fica muito ruim de lê.

    Amok
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Amok
    · votar


    _RafaelBdM_
    esta um pouco com o som do ataque da baqueta um som meio de plastico
    As peles de filme duplo transparentes possuem este tipo de ataque. Se vc sempre usou peles de outro tipo, vai estranhar um pouco no começo.

    A afinaçao esta certa do jeito que esta? é assim mesmo?
    Se os tambores estão zumbindo, há algo errado com a afinação. Confira se a tensão está distribuída por igual próximo aos parafusos de afinação; é possivel também que alguma canoa ou ate´mesmo o casco esteja com problemas (bucha estourada, parafusos de fixação da canoa solto, folhas soltas no casco). O "som de plástico" fica mais evidente se a pele está afinada com tensões muito baixas. O zumbido também pode ter relação com afinações excessivamente baixas. a título de experiência, veja se o zumbido desaparece ao subir a tensão das peles.

    O som está assim por causa da acústica do quarto? (não testei com a bateria la fora)
    Se seu quarto não tem tratamento acústico, as frequências médias e medio-altas acabam predominando um pouco e o ataque acaba aparecendo mais; o sustain pode se confundir com a reverberação: o som fica mais "cheio", mas pode embolar um pouco.
    O abafamento da peles e do casco deve ser usado como último recurso, pois alteram as caracteristicas de sonoridade dos tambores. O fato de o tambor microfonado soar legal sugere fortemente que a reverberação do quarto possa ser a responsável.

    [ ]´s

    _RafaelBdM_
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: _RafaelBdM_
    · votar


    Amok
    valew pela resposta =)

    fui mexendo e consegui deixar um som mais legal, eu nunca tinha usado peles de filme duplo acho q foi isso que estranhei, mais agora ja ta ficando legal.

    e quanto ao zumbido não é literalmente, descobri que é o sustain do tambor e das peles, mais agora não esta tão forte mais e acho q ta quase no ponto

    Amok
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    _RafaelBdM_
    OK, boa sorte. Depois posta um som ae.

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com Afinação pele Remo Pinstripe