afinacao e captacao da caixa

    Autor Mensagem
    rafael_kl
    Veterano
    # jan/08


    Aee pessoal....
    Sempre toquei com minha pele do jeito que ta, e sempre gostei do som, "ao vivo". Mas quando fui gravar a caixa da bateria, ficou um som horrivel, com mt harmonico.
    ai um arquivo de 300k pra vcs verem como fica...nao deem bola pra execussao...hehehe
    Agora to com uma duvida, se o problema dela é afinacao, captacao ou tratamento..(obs. o som ta puro, do jeito que captou). Acredito que seja a afinacao o problema.
    Usei um Shure sm-57 ligado em uma Delta 1010 lt.
    Deem alguma dica ai de o que fazer em relacao a afinacao, e em relacao a captacao.
    valeu...abraco!!!
    http://rapidshare.com/files/84116700/caixap.mp3.html

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Olha...
    No que eu ouvi, parece que o som distorceu nas partes mais altas, não clipou não?

    Como você posicionou o mic?

    Um jeito que uso e fica bom é colocá-lo de um lado da caixa, quase no nível da pele apontado para o aro oposto. Isso corta um pouco os harmônicos.

    MAS o problema mesmo na sua gravação é que tá faltando esteira, como você diz que o som da caixa está bom então a esteira deve estar ajustada. São três opções:
    1 - Captar com o sm57 posicionado na lateral da caixa com uma distância um pouco maior, ajustando sua altura para tirar ou colocar mais som de esteira;
    2 - Usar um condensador na parte debaixo para captar a esteira e depois regular o som na mixagem ( importante inverter a fase);
    3 - Usar um equalizador para realçar o som da esteira, talvez um compressor multibanda.

    A afinação nunca mexi muito não, mas costumo conseguir um resultado legal assim.

    rafael_kl
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: rafael_kl
    · votar


    shoyoninja
    olha, nao gravei igual costumo pq minha mesa ta com um amigo meu, o que fiz foi ligar direto o shure na entrada amplificada da delta. Assim saturava, entao fui no painel de controle da delta e diminui o volume da entrada. Ja ouvi falar que fazer isso nao adianta contra saturar, e acredito que nao mesmo, pois quando abaixei o volume ele nunk passava de -1,8 dB, entao acredito que "clipou" durante o tempo todo. Mas amanha gravo com a mesa e posto aqui.
    Bom, quanto a captacao eu coloquei a "ponta" do mic uns 2 cm acima do aro, uns 2 cm em direcao ao centro da pele, e apontando pro centro tbm. Vou tentar do jeito que falasse pra ver o que acontece.

    Eu tentei soltar mais a esteira, mas ou era assim ou se eu soltasse um pouco mais ja ficava um baita tempo aquele Trrrrrrrrr.

    Em relacao as suas solucoes:
    1- Meu medo é que se afastar o mic, ele capte mt do chimbal, ton... Mas vou tentar tbm
    2- To com falta de condensadores hehehe
    3- Vou tentar aumentar um pouco os agudos no eq. E esse compressor multibanda, o que seria? nao é o C1 da waves ne?! tenho todos pacotes da waves, se souberes o nome pra que eu tente dar uma mexida aqui...
    bom, Valeu...abraco!!!

    Amok
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    rafael_kl
    O som parece ter clipado um pouco, mas acho que o que te incomodou mesmo foi o excesso de harmônicos. O posicionamento do mic como o shoyoninja postou ajuda bastante; atenuar um pouco o ganho do mic tb ajuda. Se vc não tiver um condensador, pode usar um mic dinâmico mesmo, por baixo. Inverter a fase ajuda, mas não acho que seja tão fundamental, pq o cancelamento até ajuda a matar um pouco dos harmônicos.
    Em close-miking, não é nenhum pecado usar a velha e boa fita crepe pra dar uma "secada" nos harmônicos. Mas antes de fazer isso, eu sugiro que vc faça um teste com mixagem de outros instrumentos. Os harmônicos da caixa tendem a ser menos perceptíveis após a mixagem, e colaboram pra resultar em um som mais "vivo". Isso tb vale para os tons.

    [ ]´s

    rafael_kl
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Amok
    Cara, o mic que tenho sobrando aqui no momento é um XM8500, vou ate tentar colocar ele embaixo e veremos o que acontece.
    Vou juntar com o resto do instrumental tbm pra ver o que acontece com os harmnicos.
    valeu...

    Vale lembrar que comecei a gravar a bateria peca/peca ontem, entao acredito que seja normal apanhar um pouco no inicio..hehe

    Amok
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    rafael_kl
    É, microfonar batera é difícil mesmo. Chegou uma hora em que eu desisti de controlar os vazamentos. Vc vai penar é na hora de microfonar o bumbo...

    [ ]´s

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Olha bixo, o "ganho" da delta não passa de um atenuador viu.

    O nível nele é o que entra em 0 db, se você abaixa, ele abaixa já depois de clipar.

    O compressor multibanda é um que atua numa faixa específica de frequências. Acho que o equalizador já dá conta viu, tenta lá.

    Se mesmo assim ainda sobrar harmônicos afaste ainda mais o mic.

    Vazamento não tem jeito viu, vai vazar mesmo, não tenta controlar que você acaba estragando o som. Você já ouviu como ficou junto com os outros mics? Você pode usar os overheads para captação e só realçar o ataque da caixa com esse SM ( ficou fudido o ataque, isso não tem como negar hehehe).

    Hehehe microfonar batera é uma delícia, o bumbo realmente é a coisa mais legal de todas heuiheuieuihuei.

    rafael_kl
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: rafael_kl
    · votar


    Amok
    hehehe...
    Primeiro vou tentar tirar um som legal da caixa, depois vou pras outras pecas.
    Quero soh ver o bumbo.

    rafael_kl
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja
    Realmente, o ataque ficou uma me***...eu ja ia perguntar sobre isso..hehehe
    tem alguma coisa q melhore o ataque ou sera q soh depois de resolver em relacao a esteira ja vai melhorar??
    bom, amanha vou testar essas posicoes do microfone.
    valeu....

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Vc vai penar é na hora de microfonar o bumbo...

    aff... nem me diga, só de afinar aquilo ja é mais dificil. pior é quando a bateria não é tua e tu não pode furar a pele, fica ruinzão pra microfonar.

    MetalDrummer
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    é...eu acho que foi da captação mesmo...


    não é a toa que tem banda que passa mais de 12 horas só timbrando a bateria pra gravar

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    rapaizzz!! Eu ouvi teu som aqui....
    Sua caixa está "CAGAADAAAA! " huAhuahuuha

    Realmente ficou bem ruin o som.

    A afinação dela ta ruin, e não sei por qual motivo clipou mesmo, ta meio distorcido.

    julio-tm
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Uma pergunta pessoal.

    O som, ele se projeta melhor dentro ou fora da caixa?

    tipo,(não liguem para uma possivel besteira que posso perguntar) sera que a microfonação interna das peças, não proporciona um som mais puro??

    Abs

    Amok
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    julio-tm
    Com exceção da caixa, todos os tambores podem perfeitamente ser microfonados "por dentro". Existe até o famoso sistema "May" de microfonagem, que fixa os mics no casco e disponibiliza um regulagem de posição através de uma chave no lado externo do tambor. O cabo também vai até um conector instalado no casco. Este sistema é muito apreciado para execuções ao vivo, pois dá um visual mais limpo pro kit.
    Microfonar a caixa por dentro é complicado, pois é necessário ajustar cuidadosamente os ganhos da pele de ataque e da resposta/esteira, de modo independente. Com um (ou mesmo dois) mics dentro de um tambor pequeno isso fica praticamente inviável.

    [ ]´s

    Amok
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Amok
    · votar


    Eu fiz uma gravação de minha caixa pra ver se ficou legal.

    http://rapidshare.com/files/88917719/Testes_caixa.mp3.html

    Dados da gravina:

    Caixa:
    Luthier "vintage" 14 x 6,5 em cedro, aros Die-Cast em latão
    Peles Remo Ambassador no ataque e na resposta

    Mics
    Dinâmicos do Kit Amplitronics
    Um fixado no aro do ataque e outro fixado no aro da resposta

    Mesa Behringer UB802
    Ajustes dos mics sem pré-amplificação

    Gravação:
    Take 1: Mics com atenuação igual + O-ring; equalização com atenuação de graves
    Take 2: Idem Take 1 sem O-ring
    Take 3: Atenuação no ataque + O-ring; equalização com atenuação de graves
    Take 4: Atenuação na esteira + O-ring; Eq idem take 3
    Take 5: Atenuação na esteira + O-ring + ganho em médios + atenuação graves
    Take 6: Idem take 5 com groove p/ verificar vazamentos

    Software Sonar
    Fiz um pequeno ajuste de Eq no final.

    Opiniões, plz!

    [ ]´s

    MetalDrummer
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Amok

    opa...
    eu achei os sons 1,2,4 e 5 bem parecidos mas seus detalhes só podem ser melhor diferenciados com um fone de ouvido por exemplo, porém eu gostei mais do som número dois que justamente pela falta do O-ring deu aquela "sobra" no final.

    Amok
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    MetalDrummer
    Essa "sobra" é bem polêmica. Tem gente que curte, tem gente que detesta. Eu postei estas gravações com os ajustes pra galera entender como obter alguns destes sons.
    Logo eu posto uns sons de bumbo aqui.

    [ ]´s

    MetalDrummer
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Essa "sobra" é bem polêmica.

    Amok

    eu gosto dessa sobra, porque, na minha opinião, muito da bateria é perdido quando se adiciona guitarras, baixo, teclados e voz por cima "heavymetalmente falando" e pelas experiências que já andei reparando, uma caixa com essa sobra dá uma ajudada, simplesmente pelo fato dos outros instrumentos "cortarem" essa sobra, sendo assim o que é cortado é só uma sobra de harmônico e não a nota propriamente dita, pois nunca fui muito fã de som muito seco

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a afinacao e captacao da caixa