Duvida sobre afinacao de caixa.

    Autor Mensagem
    Brunno Mendes
    Veterano
    # set/05


    Bom, antes de mais nada quero dizer que se vc for apenas criticar meu topico entao n responda.
    Sou novato em bateria, mas ja estou tendo aula faz 1 mes, ai estou notando que a pele da caixa do meu professor eh completamente "dura", tipo qnd aperto ela com o dedo ela n "afunda". A minha (que por sinal eu mesmo coloquei) qnd eu aperto ela afunda.
    Entao quero saber se eu preciso afinar para ela ficar igual a do meu professor. Pq n sei direito o som certo entao eu deixei como tah, mas acho q esta errado pq a dele parece uma madeira auehauhea.
    O mais bizarro e que o som da minha caixa eh mais alto que a do meu professor! E mesmo assim o som me incomoda.
    O certo eh a pele ficar bem apertada ou naum?

    Is This It
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Brunno Mendes

    depende da afinação q vc busca.

    Não existe um padrão, vc afina ela do jeito que te agrada, mais aguda (mais apertada) ou mais grave (mais solta)

    quanto a ser mais alta ou não, depende do ambiente, do material da caixa, do aro da caixa, e da pele.

    sugestão: leia com atenção o tópico em stick "Dicas sobre o insrumento e o som a ser gerado."

    Brunno Mendes
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Blz, vou ler o topico. Mais alguem?

    Amok
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Brunno Mendes
    Ei, naum precisa ser agressivo ! O pessoal aki do fórum eh gente boa... =P Seja bem-vindo ao fórum !

    O som da caixa eh muito pessoal. Dá até pra afirmar que não existe uma afinação correta. As afinações mais altas (que deixam a pele + "dura") são mais usadas em Jazz, e geralmente pedem uma pele batedeira mais fina, tipo a Ambassador. Essa afinação gera um som com bastante ataque e brilho (dê uma olhada no glossário) com uma boa quantidade de harmônicos. As afinações altas facilitam muito a execução de rolls e ghost notes, técnicas mais utilizadas no Jazz. Pra generos como blues e rock, pode ser utilizada uma afinação + baixa, com o mesmo tipo de pele. Peles de maior massa (+ grossas ou duplas) são mais utilizadas em pop e heavy, com afinação a gosto do batera. Peles com essa característica resultam em um som com menos ataque, mas soa + cheio, com + pegada.
    A construção da caixa (o material do qual ela eh feita) influi mto no resultado final do som. Caixas de metal tendem a gerar + hamônicos e ter um som + brilhante. Caixas de madeira (e cada madeira tem sua característica) geram som + controlado.
    Mais importante que deixar a pele apertada ou não eh assentá-la corretamente. A tensão dos parafusos deve se distribuir por igual. Um modo de saber é bater de leve, com a esteira desligada, próximo ao parafuso. O som deve ser o mesmo em todos eles. O aperto dos parafusos deve seguir um desenho em cruz e não de modo consecutivo (apertar um e em seguida o do lado e assim por diante).

    Enfim, o melhor modo é ir tentando até vc achar seu som. Qquer duvida poste ae.

    [ ]´s

    Soulface
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Amok
    O pessoal aki do fórum eh gente boa... =P
    Gente boa aonde???
    Chego aqui com a maior boa vontade pra responder pergunta do carinha ali e já dou de cara com um texto se desse.
    Não tenho nem oq acrescentar.
    Seu bobo, cara de colher!!! =P

    Locohawa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Soulface
    Desistiu do MSN véio?

    Amok
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Soulface
    Bobo é você, cara de colher de pau ! =PP

    [ ]´s

    michelon
    Veterano
    # set/05
    · votar


    daew galera blz? pow aew va iuma pekena pergunta.. tenho uma caxa simples i uzo uma pele hidraulika mas ela da aql éco foda sera q seria melhor ter uma poroza?

    Amok
    Veterano
    # set/05
    · votar


    michelon
    Peraí... echo ou sustain ? Vc toca e ela fica fazendo "tóóóóim" , certo ?
    Esse som é o tal do harmônico. Se vc mata totalmente os harmônicos, sua caixa perde o volume e algumas características de timbre. Abafar com toalha, adesivos ou abafadores é a última escolha. Tente antes diminuir a tensão nos parafusos. Verifique se a tensão está por igual. Eu costumo usar um O-ring pra controlar os harmônicos. É um anel plástico com o mesmo diâmetro da pele. Existem à venda, mas são meio difíceis d achar. Vc pode fazer um com uma pele velha. Use um prato de chimbal como molde e um estilete bem afiado para separar a pele do aro. Depois, recorte outro círculo menor (vc vai precisar de outro molde com 12" ou 13" de diâmetro). Coloque este anel sobre a batedeira e boa sessão !! Em último último último caso, cole vários pedaços de fita crepe sobrepostos, formando uma tira única com uns 5 cm de comprimento. Cole esta tira a uns 15 mm do aro, perpendicular ao raio da caixa. Esteja ciente que a cola da fita não sai sem estragar a pele, ok ?

    [ ]´s

    gilianb
    Veterano
    # set/05
    · votar


    cara ... tb vai depender da bateria q vc tem .. uhehuehue
    pq não é a mesma coisa afinar uma caixa pearl .. com uma caixa BNB ..
    tb depende ..se ela é de madeira .. ou metal .. o tamanho dela e tal ..
    se a caixa for de confiança .huehueh e não ter risco de estourar alguma canoa ..... pega e aperta bem essa pele meu ...
    uma pele bem esticada ... alem do som seco .. ela fica muito melhor pra rufar .. fazer ghost notes .. rulos .. etc ...
    valeu

    rickyudi
    Veterano
    # set/05 · Editado por: rickyudi
    · votar


    brunno mendes
    bicho, se vc gosta de uma caixa bem, como eu curto,estridente como eu, pega a pele de baixo e aperta no máximo. curto muito caixa aguda. sua pele é o q?
    porosa?

    wacheco
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Brunno Mendes
    Eu curto caixa aguda e com harmônicos controlados. Minha caixa é de madeira 14 x 6,5" (ainda vou vou ter uma 14 x 5"). As caixas de metal, pro meu gosto, fazem muito esporro!!
    A melhor pele que achei prá isso é a EVANS HDD DRY, mas ela é difícil de achar e custa meio caro. A Ambassador também vai ficar legal, talvez com uma pequena fita de muffing prá tirar oexcesso de harmônico (se vc tiver duro, tente a MICHAEL porosa. Não é mau). Não tenha medo de apertar as peles (lógico, tudo tem um limite...) peça pro teu professor ajudar. A esteira tem que estar meio apertada contra a pele resposta.
    Realmente não tem padrão. Às vezes caixa frouxa pode soar legal prá baladas, pop e alguns hard rock, ou seja, quando vc vai numa pegada mais "reta" na caixa (sem muitos "rufos" - double stroke rolls)
    valeu? boa sorte

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre afinacao de caixa.