Ajuda sobre afinaçao da caixa para varios estilos

    Autor Mensagem
    SouSeuPai
    Veterano
    # dez/05


    oi.eu tenho uma bateria road da RMV e ela veio com uma caixa de 14 com pele d ataque White coated e pele d resposta hidraulica com uma estera com 22 arames,bem eu toco varios estilos e presiso d uma afinaçao com a borda boa pra samba um aro bom tipow pa bolero e o centro dela boa pra rock.qd eu dexo as 2(ataq e resposta) bem apertadas ela ate fita com um som bem ''rokeiro'' + se eu bato por exemplo nos tons ai a estera vibra muito,já se eu afroxo + as peles a estera naum vibra + a caixa fica com um som horivel parece q tem uma panela dentro dela. algem por facor me de uma luz sobre oq fazer.no minimo me ajedem a fazer um som + rokeiro(seco) sem a esteira vibrar
    mt obrigado

    GUGABATERA
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    esse problema de esteira realmente acontece muito, cara o jeito é ir apertando ou afrouxando a esteira para ver se tu consegues arrumar o som, talvez mexer um pouquinho na afinação dos tons também pode ajudar, "não sei se tu percebeste mas quando um lá é executado dentro do estúdio a esteira parece que vai rasgar a pele da caixa" não sei porque disso mas sempre percebi isso nos meus ensaios. bom quanto ao timbre já experimentou usar aquele anel de pele de caixa em cima da caixa? talvez melhore alguma coisa, já que tu precisa de mais de um timbre de caixa, ai evita afinar de novo.
    outra saída seria juntar outra caixa no teu kit.

    Amok
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    SouSeuPai
    Cara, tou achando estranha essa parada de usar pele hidráulica na resposta. Isso faz com que a esteira fique muito pouco sensivel, sendo necessário tensionar muito, o que pode ser a causa de seus problemas. Experimente usar uma pele de resposta bem fina (Remo Diplomat, Luen Dudu Portes Clear) com tensão média na esteira.
    O fato de a esteira "chiar" com os tons tem a ver com a afinação. Experimente mudar um pouco a afinação de caixa e tons pra ver se melhora. Um pouco de chiado sempre vai haver, faz parte do som da batera. Isso é tão comum que a bateria eletrônica TD-10 da Roland, uma das mais avançadas do momento, tem uma função chamada "buzz" que simula exatamente esse chiado da esteira quando os tons são tocados, só pra dar mais realidade ao som.

    [ ]´s

    Sindra
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    GUGABATERA
    outros
    A ressonância acontece quando um corpo elástico é atingido por uma onda sonora de frequência igual à frequência que este corpo necessita para ser animado.
    Teoricamente falando, ao emitir um som, este possui uma série harmônica, que é um conjunto de sons (harmônicos) que são emitidos junto com o som fundamental.
    Cada objeto sonoro tem sua própria série harmônica, que é característica de seu timbre, isto é, coisas como o material que o objeto é feito, forma que o som é produzido e ressoado influenciam neste timbre.

    No caso da bateria, ao produzir o som no tom, ele emite o som fundamental e, junto com este, diversos sons harmônicos.
    A caixa da bateria vibra junto pelo fato de possuir alguns harmônicos de sua série harmônica em comum com os harmônicos da série harmônica do tom.

    Por isso é recomendável utilizar, por exemplo, peles da batedeira e da resposta da mesma marca, pois são fabricadas da mesma forma, mesmo material, tem mesmo timbre, etc.
    Como elas são iguais, elas possuem a mesma série harmônica, isto é, mesmos harmônicos. Logo, quando uma tocar, a outra vai ressoar junto mais facilmente e com maior intensidade.
    Se você colocar a pele de resposta diferente, tem que torcer para que vários harmônicos sejam em comum, fazendo com que a de resposta vibre também da mesma forma e qualidade.


    Era isso, espero ter ajudado.
    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda sobre afinaçao da caixa para varios estilos