Autor |
Mensagem |
Luizinho24 Veterano |
# out/07
Galera, adoro bateria, sou fã do instrumento e também adoro musíca. Um dos meu maiores influenciadores é o Serginho Herval do Roupa Nova, além de tocar muito ele também canta, e é no Brasil uma referencia de baterista que toca e canta junto. Quais os conselhos que devo seguir para conseguir o mesmo? Quais técnicas usar? Abrãços!
|
OniKage Veterano |
# out/07
· votar
dominar o instrumento é um bom começo.. acredito que o que permita o serginho cantar e tocar bem ao mesmo tempo é o domínio daquilo que ele se propõe a fazer. pode reparar que, apesar de mandar bem na batera, as musicas em q ele canta tem umas linhas mais simples na batera..
agora isso só resolve uma parte da equação: tocar e cantar ao mesmo tempo.. agora cantar bem é outro departamento hehe
e o serginho canta prá caramba!
|
Luizinho24 Veterano |
# out/07
· votar
Com certeza, Onikage[b][/b], as musícas que ele canta as levadas são mais simples, mais ele também faz segunda voz nas musicas pauleiras. O cara é fera, sou fã.
|
Amok Veterano |
# out/07 · Editado por: Amok
· votar
Luizinho24 Eu faço isso com uma certa frequência. Apesar de eu admirar o Sergio Herval como músico (já o vi tocando uns progs instrumentais violentíssimos, isso há uns 15 anos atrás...), não consigo deixar de estranhar um baterista fazendo lead vocal em todo o set list de uma banda. Deve ser por causa do dogma: "Batera fica no fundo do palco e o vocal fica na frente". Por outro lado, se um batera assume o lead vocal em uma ou duas músicas, já passa a ser muito interessante. Curioso, né ?
Como já postaram acima, pra fazer o que vc quer, vc vai ter que dominar muito bem cada uma das modalidades individualmente: ou seja: aprenda a tocar bem, com naturalidade, e, principalmente, aprenda a cantar bem. O publico tolera um baterista medíocre, mas um vocalista fraco é imperdoável. Quando estiver bem à vontade nas duas modalidades, comece a cantar, utilizando grooves e fills bem simples, prestando atenção à voz. Quando for ficando mais á vontade, experimente aprimorar um pouco mais os grooves. Com o tempo, vc vai descobrindo quais são suas dificuldades e aí deve treinar pra melhorar nestes aspectos. Eu, por exemplo, estou tentando melhorar minha execução de doubles no bumbo enquanto canto.
A brincadeira não é fácil. Dá até pra chamar de "5-way independence..."
E, pra encerrar, abaixo tem uma lista de bateras que se aventuraram nesta brincadeira:
Lead Vocals "integrais" (em todas a msks, ou quase): Peter Hoorelbeke (Rare Earth) Gil Moore (Triumph) Don Henley (Eagles) Phil Collins (no Genesis sem Peter Gabriel)
Bateras que mandam um lead vocal legal, mas só quando a banda deixa: Roger Taylor (Queen) Peter Criss (Kiss)
Bateras que mudaram de ramo pra poder ir pra frente do palco: Dave Grohl (Nirvana/Foo Fighters) Phil Collins (Genesis/Solo) Karen Carpenter (Carpenters: supreendente! Confira no Youtube)
[ ]´s
|
TG Aoshi Veterano |
# out/07
· votar
Amok Karen Carpenter
Carai!!!!! huahuahua! Vivendo e aprendendo. =p
|
TG Aoshi Veterano |
# out/07
· votar
Amok Poutzzz! E valeu MTO a pena ver o vídeo do solo dela!!!!! =)
|
Luizinho24 Veterano |
# out/07
· votar
Que legal as dicas de vcs, galera!! Vou treinar para isso e seguir os conselhos daqueles que sabem mais do que eu, quanto a cantar, sempre cantei bem...rsrsr pelo menos a galera sempre gostou, agora que consegui realizar meu sonho de comprar uma baita bateria, vou me aventurar como um Batera que canta e não um cantor que toca Bateria. Mais que é dificil pra caraca isso é hein!! alguma coisa já sai, mas é facinho de ser perder na levada ou enrroscar na Melodia. Abraços!
|
OniKage Veterano |
# out/07
· votar
Amok O publico tolera um baterista medíocre, mas um vocalista fraco é imperdoável. (2)
É interessante que você inclua desde o começo o vocal junto com a batera. Tudo vai ser mais dificil, mas pelo menos você já começou cedo. Agora se sentir que seu desenvolvimento está atravancado por causa do vocal, concentre-se na batera, e depois volte a juntar os 2.
Achei interessantíssima a lista do Amok de bateras. Realmente já ouvi falar prá caramba do Phil Collins, mas por incrível que pareça nunca o vi na batera. É bom ter essas referências porque além de guias, eles servem como inspiração também. Eu mesmo estou doido com open handed drumming depois que conheci o Carter Beauford (Dave Matthews Band), e olha que nem sou canhoto!
|
Amok Veterano |
# out/07 · Editado por: Amok
· votar
OniKage Eu mesmo estou doido com open handed drumming Então aproveita e cheque as técnicas do fantástico Simon Phillips e do lendário Lenny White.
[ ]´s
|
Amok Veterano |
# out/07
· votar
OniKage já ouvi falar prá caramba do Phil Collins, mas por incrível que pareça nunca o vi na batera. Então confere ae:
[ ]´s
|
leossampaio Veterano |
# out/07
· votar
outro conselho q eu dou é tomar ciudado com os locais de respiração da batera e do vocal. Qndo eu tava tocando em uma banda de heavy inventei de fazer backing mas tinha um pró o backing ficava bem no meio de uma vuirada e a respiração eram opostas praticamente impossível de executar. Ou seja qndo for tocar e cantar pense bem na levada da batera e na linha do vocal pra q vc não se enrolole durante a execução da música
|
OniKage Veterano |
# out/07
· votar
muito legal o 1o vídeo Amok, dá prá ver que ele canta muito bem! agora ele tá parecendo o Terence Hill nesse video heheh tá igualzinho!! prá quem nao lembra quem é de nome, com certeza todos vocês já viram esses 2 camaradas na sessão da tarde:
heheTerence Hill e Bud Spencer
Diz aí se nao tá parecido?
|
OniKage Veterano |
# out/07
· votar
muito legal o 1o vídeo Amok, dá prá ver que ele canta muito bem! agora ele tá parecendo o Terence Hill nesse video heheh tá igualzinho!! prá quem nao lembra quem é de nome, com certeza todos vocês já viram esses 2 camaradas na sessão da tarde:
heheTerence Hill e Bud Spencer
Diz aí se nao tá parecido?
|
hdd Veterano |
# out/07
· votar
O proprio Bill Ward do Black Sabbath arriscou dar suas "cantadas" como por exemplo na música " It's Alright " (regravada pelo Guns).
Agora ele com Banda propria, a "Bill Ward Band", tomou o posto de vocal definitivo, não tocando na batera
|
Julia Hardy Veterano |
# out/07
· votar
"Apesar de eu admirar o Sergio Herval como músico (já o vi tocando uns progs instrumentais violentíssimos, isso há uns 15 anos atrás"
não foi quando ele tocou com guitarrista do Genesis?
|
Luizinho24 Veterano |
# nov/07
· votar
Amok
Cara, eu não estranho um baterista cantando...rsrsrs Eu quando tiver uma bando quero colocar a Bateria lá na frente do palco...rsrsr. Vou acabar com esse estranhismo de muita gente. Um baterista cantando na minha opinião é d+, tocar bateria já não é fácil, tocar e cantar então......absurdo. Admiro mais um baterista vocal do que apenas um vocal.
|
Amok Veterano |
# nov/07
· votar
Luizinho24 Vou acabar com esse estranhismo de muita gente.
Well, boa sorte.
[ ]´s
|
Bob do recife Veterano |
# nov/07
· votar
err.. eu canto e toco ao mesmo tempo pq eu faço as duas coisas separadas.. entenderam? auehauehuaheuhaeuh
tipo... eu canto... canto em um grupo da igreja e tal... tow aprimorando o meu tenor, e tal....
e eu toco tbm... adoro bateria e tal..
sendo.. q na banda q eu toco (banda de garagem)... ninguem consegue tocar e cantar ao mesmo tempo.... e a vocalista precisa de umas ajudinhas as vezes... ai eu geralmente canto enquanto toco, fazendo a primeira voz oitavada... ou entao uma segunda voz frajuta :)
eh complicado... mas com o tempo a pessoa pega o jeito...
|
RickSalve Veterano |
# nov/07
· votar
Luizinho24
O meu irmão que é baterista ta investindo nisso tambem, ele não acha um vocalista legal pra banda e o outros integrantes falaram pra ele cantar, nos primeiros ensaios que eu vi foi um desastre total, mas nos ultimos meses ele tem feito um esquema de ensaiar em casa primeiro só marcando o tempo com o bumbo e cantando, dai depois que ele já "decorou" a sincronia, ele coloca a bateira inteira e tenta cantar, os ensaios hoje estão bem melhores.
|
Luizinho24 Veterano |
# nov/07
· votar
Amok Rssrsrsr....quem sabe daqui uns 10 anos eu estou bom!!4389bb
|
denier Veterano |
# nov/07
· votar
vai fundo !!!
|
Luizinho24 Veterano |
# nov/07
· votar
Na verdade, me expressei mal, o que eu quiz dizer foi: Gostaria de acabar com esse etranhismo. Quem sou eu para dizer que vou acabar com o estranhismo!!?? Um merda que toca bateria a 6 meses...rsrsr
|