Compor musicas na bateria

Autor Mensagem
carolina martins
Veterano
# jul/07


Bom gente estou começando uma banda, não faço aula (fiz no há um ano atras), e estamos querendo compor musicas próprias mas eu não tenhu a minima idéia de como compor na bateria...alguem ai tem uma dica???
vlw

xXCarolXx
Veterano
# jul/07
· votar


carolina martins
hahaha não sei, só sei que eu sou "Carolina Martins" também
hhahah
cara, levei um susto quando vi o nome lá em baixo...hahaha
O_O
haha beijo!=*

NevesBtu
Veterano
# jul/07
· votar


carolina martins
que estilo vai compor?

Rodrigo McBrain
Veterano
# jul/07
· votar


carolina martins
Depende muito do estilo, você tem que ter alguma noção musica pra saber que um Blues é 6/8, Samba 2/4, Rock normalmente 4/4 (Fora os progressivos -.-)..

Se você for compor Rock (sem ser progressivo) ou algum outro estilo simples você pode simplesmente compor alguns grooves que se encaixem no tempo e no compasso da musica.

É bom e importante ter bom ouvido musical para isso, e se possivel tocar pelo menos o basico de outro instrumento, vai ajudar e facilitar muito.

Se você for compor progressivos/psicodelicos sugiro o uso de drogas pesadas pra ter ideias. (Hehe brincadera)

Abs e boa sorte na sua composição.

carolina martins
Veterano
# jul/07
· votar


NevesBtu
bom estilo será o rock , talvel ateh um pouco de heavy metal...

Rodrigo McBrain
valeu pelas dicas!!!

xXCarolXx
Q susto hein..eu sou de sao paulo e vc?!?!?

xXCarolXx
Veterano
# jul/07
· votar


carolina martins
Sou de Goiás.
Bonito seu nome hjahahahjah
Beijos!

Rodrigo McBrain
Veterano
# jul/07
· votar


carolina martins
É bom ter noção de pedal duplo pra tocar Heavy Metal. Você tem?
Abs

carolina martins
Veterano
# jul/07
· votar


Rodrigo McBrain
tenho naum...
T+

Rodrigo McBrain
Veterano
# jul/07
· votar


carolina martins
Então, procura comprar um pedal duplo (se você nao tiver), procura um Mapex 380, que deve estar por uns 400 reais. E começa a estudar pedal duplo. No inicio vai ser meio dificil mas depois você pega as manhas rapidinho.
Boa sorte nos seus estudos. =)

carolina martins
Veterano
# jul/07
· votar


Rodrigo McBrain
Valeu..e vou ver se consigo comprar...
t+

leossampaio
Veterano
# jul/07
· votar


carolina martins
primeira dica ouça bandas q tem o mesmo tipo de composição q vc vai compor sugue um tanto bom deles tire as músicas isso vai te abrir as idéias, qndo vc for compor siga o baixo com o bumbo isso faz o groove da música ficar bem consistente depois vai adicionando as viradas

xXCarolXx
de qual cidade? moro em Anápolis e Giânia

TG Aoshi
Veterano
# jul/07
· votar


Eu montaria um groove relativamente simples pra música e depois trabalharia em cima dele.
Bom, isso no caso de vc ter uma música praticamente pronta, onde vai colocar a batera.

carolina martins
Veterano
# jul/07
· votar


leossampaio
Como assim seguir o baixo com o bumbo?!?!?

Rodrigo McBrain
Veterano
# jul/07
· votar


carolina martins
Você ataca no bumbo junto com as notas mais graves no baixo. Por isso disse que é legal sacar um pouco de outro instrumento =)
Abs

carolina martins
Veterano
# jul/07
· votar


Rodrigo McBrain

é quais seriam as notas mais graves no baixo???....brincadeira pode deixar q eu vou começar a estudar um pouco de baixo!!!

Vlw

ma_hardrock
Veterano
# ago/11
· votar


não entendi, vc quer compor uma música na bateria sem saber tocá-la? kkk

ricardopaulob
Veterano
# set/11
· votar


Seu coveiro.. hahahahahh

http://www.e-voo.com/forum/files/coveiro_forum_787_674.jpg

mjkop
Veterano
# set/11
· votar


Já vi por acaso no Youtube um video ensinando a compor musica na bateria no programa Encore. Achei até interessante, começei a criar umas aki mas tem q ter mais tempo livre e cabeça fria pra pensar em algo bom.

mjkop
Veterano
# set/11
· votar


Já vi por acaso no Youtube um video ensinando a compor musica na bateria no programa Encore. Achei até interessante, começei a criar umas aki mas tem q ter mais tempo livre e cabeça fria pra pensar em algo bom.

Hayashi
Veterano
# set/11 · Editado por: Hayashi
· votar


carolina martins

Irei te dizer como faço para compor na bateria:
Primeiro gravo um take guia, ou seja, uma linha simples sem viradas, quebradas e etc, somente com o andamento, ritmo e tempo da música, após isto os outros instrumentos gravam suas partes através dessa guia feita, após o baixo estar finalizado (com a master track pronta) aí entro com a bateria normalmente, aplicando viradas, quebradas, cortes e mais, tudo o que a música pedir (e depois da música pronta você vê que tudo ainda é nada, rss). Claro que o que disse são procedimentos de estúdio, mas tem como você fazer isso com sua banda, toque simples para os outros instrumentistas definirem suas partes e depois de tudo finalizado mande ver e "quebre" tudo.

Agora se você quiser compor por computador faça como o mjkop use o encore, e deixo a dica use também o Guitar Pro vai ajudar bastante e se achar complicado manusear estes programas, na internet você encontrará vários tutoriais para te ajudar.

Espero ter ajudado.

Abç.

Simonhead
Veterano
# set/11
· votar


Pode parecer bobagem, mas músicas como Pleasure Dome e Everybody Wants Some (a 1ª do Van hagar e a 2ª do Van Halen) basicamente começaram com a batida da bateria. E eu tenho a certeza de que isso ocorre o tempo todo no mundo musical. Outra: me lembro de ler algo do Dave Grohl acerca da música Scentless Apprentice (do disco In Utero) em que o cara ficava tocando aquela batida o tempo todo sozinho e o Cobain se interessou e escreveu o resto da música em cima da criação do Grohl.

Hayashi
Veterano
# set/11 · Editado por: Hayashi
· votar


Simonhead

Isto mesmo, na área da produção musical isto realmente ocorre a bateria geralmente grava primeiro (mas isto não é regra), o que citei acima é o que faço, gravo primeiro uma guia para depois gravar a master track, prefiro fazer isso depois que o baixo estiver finalizado, ou seja, prefiro gravar a master track da bateria por último, mas cada um faz de uma forma e cada produtor (sem eles fica complicado fazer uma música de qualidade) tem sua metodologia.

Obs: Não sou produtor, sou apenas um instrumentista que também se arrisca um pouco no vocal, o conhecimento que tenho sobre produção musical se dá através do convívio com profissionais da área, pesquisas e um curso básico.

Abç.

mjkop
Veterano
# set/11
· votar


Hayashi

Tinha me esquecido do Guitar Pro.. deve ser pq eu nunca usei ele aí não veio a memória no momento.

Abs!

Hayashi
Veterano
# set/11
· votar


mjkop

Então passe a usa-lo o mais rápido possível, pois irá te ajudar bastante, na net tem vários tutoriais ensinando usa-lo.

Abç.

mjkop
Veterano
# set/11
· votar


Hayashi

Ok, mas o problema é q ele não é gratuito... aí quebra a firma!

zodiaco10001
Membro Novato
# nov/17
· votar


Hoje em dia para compor a bateria o ideal seria usar o teclado ou uma bateria normal??

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


zodiaco10001
Pragmaticamente (para um baterista), o idela para compor é bateria eletrônica ligada no DAW via MIDI, assim vc escreve meio que direto na partitura enquanto toca o que tem na cabeça. Mas, ainda é possível tocar na bateria normal e registrar no celular, escrever no papel a partitura, ou ainda usar o teclado e/ou mouse pra escrever em midi.

Kallau
Veterano
# nov/17 · Editado por: Kallau
· votar


zodiaco10001

Cara, há diversas variáveis a se avaliar:

1. É uma composição profissional e definitiva? Se sim, estúdio + bateria acústica. Senão, o que for mais fácil e melhor pra você.
2. Você é baterista? Se sim, você DEVE passar a maior parte do tempo em que estiver lidando com assuntos relacionados à bateria, numa bateria, o que é bem óbvio, a menos que questões como custo, equipamento, dentre outras limitações entrem na jogada.

Agora, se você toca algum outro instrumento e ta compondo a bateria pra uma música, teclado é mais fácil, devido a diversos fatores:
1. Qualidade - O ideal é você compor e ouvir o que estaria na gravação final, então o ideal é além do equipamento (microfone e a bateria em si) é necessário uma boa sala pro som sair legal. Usando um teclado MIDI (aqui você tem a opção de usar uma bateria digital, que o resultado seria até melhor do que o teclado), você obtém uma qualidade bem próxima da ideal, que seria bem custoso e demandaria bastante know-how pra ser feito numa bateria acústica.
2. Custo - O teclado é mais barato e versátil pra quem não é baterista. Com ele você poderá gravar qualquer outro instrumento que consiga simular numa DAW.
3. Praticidade - Bateria ocupa muito espaço e, se não for digital, há o problema do barulho.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Kallau
Cara, estúdio + bateria acústica é pra gravação como resultado final. Pra composição isso não somente é dispensável como é tão trabalhoso que pode quebrar o fluxo de criatividade e chega a ser desaconselhável.

Kallau
Veterano
# nov/17 · Editado por: Kallau
· votar


acabaramosnicks
Por isso questionei se seria algo profissional e definitivo e também se ele é baterista. Porque desconheço composição que começa pela bateria, algum outro instrumento tem que estar na jogada, e dai como ele faria pra compor no teclado MIDI ou no mouse com alguém tocando do lado? Dessa forma vai ao contrário com o fluxo de criatividade que citou.

Sou da ideia que se o cara é baterista, ele tem que tocar bateria. Cada minuto que ele gasta programando uma bateria na DAW, é um minuto a menos aperfeiçoando sua técnica e intimidade com a bateria.
É tipo um guitarrista de Guitar Hero.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compor musicas na bateria