Querendo começar na gaita

Autor Mensagem
    TakeN
    Veterano
    # jun/08

E ae galera, na verdade eu entrei no fórum mais pra falar sobre guitarra e comentar os OFF-TOPIC, mas de um tempo pra cá comecei a me interessar por gaita, axo mto loco akeles blues que os kras fazem, e tbm curto mto gaita no rock em si, Aerosmith, Joe Satriani entre outros artistas que fazem arranjos de gaita no meio das músicas...

enfim, andei procurando na internet, e até no FCC informações para iniciantes do instrumento, mas axei tudo meio vago as informações... se vcs puderem, aí vão minhas perguntas :

1 - Quais as diferenças entre as gaitas? Afinações? Gaitas cromáticas, diatônicas... Quais são as afinações disponíveis? Números de orifícios...

2 - Qual gaita eu devo comprar pra aprender a tocar, sendo uma gaita de preço e qualidade razoável...? Marcas, modelos...

3 - Através de vídeo-aulas dá pra aprender a tocar legal e depois começar a "evoluir" no instrumento sozinho ou aulas particulares são INDISPENSÁVEIS? Me indiquem por favor vídeo-aulas pra assistir, comprar, seja lá o q for, que comece do zero e chegue até um ponto de "autonomia" do musico.

4 - O quão complexo é a parte teórica da gaita? Me parece um instrumento (que com dedicação) é fácil de se aprender, mas não conheço nada sobre o instrumento. Existe muita coisa à fazer, como exercícios, existe tantas técnicas quanto os outros instrumentos (por exemplo os de corda...)?

bom, por enqt as duvidas q me vem à cabeça são essas, qualquer outra dúvida eu posto nesse mesmo tópico.

Obrigado!

TakeN
    Veterano
    # jun/08
    · votar

2 dias sem resposta e contando ... (Y)

Spike good
    Veterano
    # jun/08
    · votar

TakeN
    1. Não me preocuparia muito com isso naum....existem muitos modelos de gaitas além das Cromáticas e Diatônicas...se você gosta de Aerosmith, o Steven usa gaita Diatônica, acho que isso já é suficiente para começo...Na diatônica você encontra uma gaita para cada afinação, desde as maiores às menores.

2. Aconselho sempre a Diatônica da Hering modelo Free blues ou Master Blues, afinação em C maior. Muito boa e bem acessível.

3. Sim, é possível estudar sozinho, mas se for possível ter a orientação de professor melhor...se não com dedicação e estudos através de songbooks e métodos se consegue sair bem também, mas é preciso diciplina acima de tudo.

4. Muitos dos efeitos existentes em instrumentos de corda como guitarra/violão também estão presentes na gaita...é ocaso do Bend e do Slide só para citar como exemplo, é claro que aforma de execução é diferente...mas bem próximos na teoria.... ; )

Um bom final de semana...

TakeN
    Veterano
    # jun/08
    · votar

Spike good
    opa, obrigado pelas dicas! vo pesquisar um pouco mais!
    bom fds pra vc tbm ;D
    ..............

esperando por mais posts...

ghostbastard
    Veterano
    # jun/08
    · votar

TakeN

na verdade o Spike já disse tudo. Free e Master blues são duas otimas gaitas p começar, e nunca tive professor, mas acho que me sai bem ate.

tem um forum mto legal que vc encontra mta coisa sobre gaita:

http://www.forum.clickgratis.com.br/rodrigobrasilei

TakeN
    Veterano
    # jun/08
    · votar

ghostbastard
    vlw kra! vo dar uma lida lá!
    té!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original