Gaita Cromatica é boa pra começar??

    Autor Mensagem
    Metalier
    Veterano
    # out/04


    E ae galera,faz muuuuuuuuito tempo q eu naum posto aki,eu tava sem net,sem telefone e sem tempo mas agora eu espero voltar e postar sempre.....bem,eu tenhu uma gaita Hohner cromatica,q é muito boa mas falam q uma dessas naum é boa pra iniciante,principalmente pq eu quero tocar mais blues e tal e jah li coisas a respeito mas eu queria a opinião de quem entende,valew....

    Henio Gaita
    Veterano
    # out/04
    · votar


    eu n intendu, mas se vc ker tocar blues eu sugiro a diatonica, pq, digamos assim, a 'alma' do blues ta nos bends...q é a variaçao da nota pro seu tom ou 1/2 inferior...
    é oq da "a graça" numa musica....
    dá pra fazer bend numa cromatica? da sim...mas akela chave na lateral da gaita serve justamente pra varia a nota em 1 tom ou 1/2 tom.....so q a variaçao n é gradual e sim de forma bem definida.
    essa variaçao q se da no tom se chama BEND...q seria +/- "esticar" a nota.....pra saber mais sobre Bend vai no BUSCA, tem bastante coisa sobre bend la.....
    gaitas cromaticas saum mais indicadas pra tokar folk music, ta ligado....
    tem muita coisa q poderia se falar aki sobre as diferenças entre elas, mas resumindo, compra uma gaita diatonica(vc arranja umas boas por $25 $30 reais).
    abraçao....qq coisa se n ficou claro é so perguntar q eu tento explicar melhor, blz?




    @_/"

    Henio Gaita
    Veterano
    # out/04
    · votar


    oia oq eu axei aki no forum:

    "A diatônica parece ser muito limitada, pois como o nome já diz, possui uma escala diatônica, com uma oitava completa entre os orifícios 4 a 7, e outras duas imcompletas nos demais. Porém, se vc conseguir dominar certas técnicas, é possível "cromatizá-la" e ampliar suas possibilidades. Esta é usada normalmente em country, folk, rock e blues, caracterizada pelo efeito de bend (chorada).

    A cromática é mais completa pois, como o nome diz, possui escala cromática mas para fazer certos efeitos elas não é muito boa. São dois modelos básicos: 48 vozes (com 3 oitavas completas) e 64 vozes (possui as mesmas oitavas da 48 e uma grave a mais). Ela é mais utilizada para música clássica, jazz e mpb.

    Espero ter ajudado.

    Aulas de diatônica para iniciantes no RJ:

    carlosdagaita@hotmail.com"

    Metalier
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Po,valew cara.....a questão dos bends eu sei mas eh q eh foda,com uma bela gaita dessa q eu tenhu eu vo te mais dificuldade pra toca oq eu mais quero na gaita,rock e blues.....eu soh queria mesmo uma opinião definitiva,valew Henio,abraço

    Rosilene Cristina
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Quer dizer que a gaita cromática de 64 vozes tem todas as notas da diatônica mais uma oitava grave?

    felipe3
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    bom a gaita cromatica é boa pra quem ja tem uma base legal...

    escuta james cotton, ele toca com uma cromatica, e ele é o melhor com a grandona...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gaita Cromatica é boa pra começar??