Para melhorar a pestana

    Autor Mensagem
    Paulo Sergio Vicente
    Veterano
    # jul/05


    Saudações amigos;

    sou novo por aqui, e também iniciante no aprendizado de violão.
    Gostaria de saber uma opinião com relação a pestana...
    dentro da lógica quando você exercita seu corpo, você o torna mais forte... com essa idéia bolei um pequeno peso com uma haste de fita isolante de 20 cm para o dedo indicador com seções de flexões de 10 minutos pela manhã almoço e a tarde... com a intenção de torná-lo mais forte e daí melhorar a minha pegada de pestana...
    O que vocês diriam... vale a pena continuar com a idéia, será que ajuda?
    Aguardo opiniões...

    Até mais...
    Paulo Sergio

    Rifferman
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Paulo Sergio Vicente
    cara............musculação pra dedo num dá...................
    treina td dia que vc consegue mais rápido

    LeandroP
    Moderador
    # jul/05
    · votar


    Há!

    anonimo_83
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Paulo Sergio Vicente

    Caro amigo, essa sua ideia nao tem cabimento!
    Primeiro, quando tocamos nao usamos força em momento algum, usamos a disposição natural do corpo para colocar os dedos de uma forma que possamos produzir um som melhor!

    Minha dica pra vc é, ao inves de se matar e adquirir uma tendinite ou uma LER com exercícios fúteis que nao te levarao a nada, de uma observada no seu cotovelo quando faz pestana! Provavelmente seu cotovelo esta afastado do corpo deixando se braço aberto! Procure aproximar o cotovelo proximo ao corpo usando assim o peso natural do braço para segurar as cordas ao inves de tensionar a musculatura da mao ok!

    Boa sorte pra vc e tire essas ideias da cabeça antes que seja tarde!

    Abraços!

    Prático
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Hahahahaha, o Paulo Sergio só pode estar zoando!!

    maggie
    Veterana
    # jul/05
    · votar


    Caro amigo, essa sua ideia nao tem cabimento!

    O melhor exercício é aquecer antes e depois de tocar e tocar muitas músicas com pestana.

    Paulo Sergio Vicente
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Amigos;

    valeu da franqueza de todos, mas a idéia desse exercício sería somente para auxilio, em conjunto com o que já faço (treinar com muitas músicas), que foi a idéia da Maggie.

    O meu medo é estar fazendo algo fútil e ganhar algum problema, como disse o Balbino Júnior. (P/ Balbino:Com relação a não exigir força do dedo para soar a nota eu discordo, pois utiliza-se um certo grau de força no dedo juntamente com a técnica).

    Foi por isso que pedi opiniões de pessoas com mais experiência, que servirão para me encorajar ou desanimar com este exercício do indicador.

    Obrigado amigos, vou ler outras matérias do cifra club com relação a pestana e tirar algumas formas de melhorar a minha...
    É possível mesmo que pare com este exercício e continue somente praticando com músicas.
    Um abraço...
    Paulo Sergio.

    karnack_jm
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    eh soh treinar mesmo... ñ tem segredo... no início eh difícil mesmo... Balbino... como eh que eh a história do cotovelo?? ñ entendi direito... o cotovelo tem que ficar junto com o lado da barriga?

    anonimo_83
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Paulo Sergio Vicente
    Olha Paulo, é uma pena que vc discorde, mas realmente nao é necessário o uso de força para se fazer uma pestana ah nao ser que as cordas estejam a uns 2 cm do braço do violao! heheheh!
    Se vc analisar qualquer grande instrumentista de qualquer instrumento e de qualquer estilo verá que a chave para a tecnica de qualquer instrumento é o relaxamento e nao a musculação! heheheh! Mas enfim faça como preferir a minha dica ja foi dada!

    karnack_jm
    Cara é isso mesmo! Quando montamos uma pestana, se permanecermos com o braço aberto (ou seja, afastado do nosso corpo) a tendencia é precionar os dedos com mais força usando o polegar para pressionalos como uma especie de pinça! Quando vc simplesmente encaixa os dedos deixando o polegar apoiado no meio da parte de tras da escala do violao e usa seu braço como uma especie de pendulo aproximando o cotovelo para proximo ao seu corpo justamente encostado ou nao na sua barriga o que vai depender da regiao da pestana e do tamanho da sua barriga! hehehehe! mas o segredo esta ai,´isso se chama apresentação longitudinal e foi analisada, desenvolvida e repassada por Abel Carlevaro, grande nome do violao erudito!
    quando montamos um la menor natural ou um la maior ou ate mesmo um ré, nossa mao da uma viradinha nao da!? e o braço tende a se afastar do corpo para facilitar a posição do acorde, isso se chama apresentação transversal!

    Agora faça no seu violao um la maior e um Si maior e observe a diferença do angulo do braço em relação ao seu corpo!

    Espero que essas dicas ajudem de alguma forma!

    Abraços

    IngnoZac
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Balbino, nao tenho o que reclamar de suas explicacoes, à exceção da força. Força é usada sim em qualquer instrumento que se toque, seja com qualquer uma das mãos, braços, pernas, pés, boca, etc... [tem alguma outra parte do corpo utilizada? hehe] O que não se pode ter é excesso de força para algo que não é necessário.

    Um bom exemplo é... para se manter uma nota com a mão esquerda, você deve pressioná-la não? [bem, pressionar = exercer uma força, mas vou pular isso] Você lembra de quando você começou a tocar, ou ensinando a alguém... ou até mesmo vendo um iniciante dando suas primeiras notas e acordes? Logo após alguns toques, o som começa ficar buzinado... trastejado... e logo se reclama que os dedos estão doendo. Qual o motivo do som sair ruim e o dedo doer? É ainda não ter o músculo de cada dedo forte o suficiente para os movimentos. E não culpe [a ausência d]o calo por isso. ;)

    albertoellobo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Cara... essa é boa! rsrsrsrsrs!
    Se vc quer aprender a fazer pestana tem que treinar no violão, naum fazre auterofilismo dedal...

    macaraio
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Se vc quer aprender a fazer pestana tem que treinar no violão, naum fazre auterofilismo dedal...
    melhor auterodedofilismo se encaixa melhor.

    joao 5murf
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    na minha opiniaum precisa comeca no violao primero pra aprende a fazeh pestana, pois na guitarra eh mais facil e qnd o kra for peganum violao ele nao vai consegui faze a pestana pois nao vai tah acostumado com o braco

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para melhorar a pestana