Qual o melhor material para rastilho e pestana?

Autor Mensagem
Juca bmx
Veterano
# mar/08


por favor ajudem, as minhas sao de plastico e quebro o rastilho e a pestana ta gasta, mas qual que tem o melhor som?
osso ou plastico?

Mula
Veterano
# mar/08
· votar


OSSO com certeza neh
=)

mas o melhor melhor melhor MESMO, é marfim.

e vc paga baratinho no nutt de osso, certa de 10 reais, e 15 no rastilho.

Juca bmx
Veterano
# mar/08
· votar


bah
vou trocar entao

Juca bmx
Veterano
# mar/08
· votar


mas e marca, não tem nada a ve?

Diego_Serafim
Veterano
# mar/08
· votar


Osso!

Mula
Veterano
# mar/08
· votar


Juca bmx

mas e marca, não tem nada a ve?




MARCA? existe marca de OSSO? iAEHAEIh

ah cara, eu axo q se vc botar um osso de um elefante indiano em extinção fica mais legal que um osso de vaca normal

oO

to de brinks...

axo q nao tem nad a ver a marca, e sim a consistencia do material
oO

Juca bmx
Veterano
# mar/08 · Editado por: Juca bmx
· votar


seria uma raridade, mas o ibama certamente iria confiscar o violao e eu iria preso
hsuahusuhua

Schiavon0
Veterano
# mar/08
· votar


eu axo q se vc botar um osso de um elefante indiano em extinção fica mais legal que um osso de vaca normal
pod cre =D

Pardal
Veterano
# mar/08
· votar


Juca bmx

Não, não existe marca. Inclusive, aqui em Bh tá saindo 20 a pestana e o rastilho em osso.

Mas depende do som que você quer do violão. Pode fazer de jacarandá também.

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


Olá, pessoal!

Aproveitando o tópico, também tenho uma dúvida a esse respeito: vou trocar o rastilho e a pestana de um violão bem antigo, e comprei essas peças de osso. Como devo proceder para abrir as ranhuras na pestana (por onde passarão as cordas)? Existe alguma medida que devo seguir? Que material devo usar para fazer isso?

Quero deixar as cordas com ação mais baixa possível (atualmente são muito altas - será problema no braço?). Devo ir lixando as peças até chegar no que quero?

Ah! Outra coisa: devo fixar a pestana com cola pra madeira?

Obrigado.

Schiavon0
Veterano
# mar/08
· votar


gtrlv

Olá, pessoal!
olá!
Aproveitando o tópico, também tenho uma dúvida a esse respeito: vou trocar o rastilho e a pestana de um violão bem antigo, e comprei essas peças de osso. Como devo proceder para abrir as ranhuras na pestana (por onde passarão as cordas)? Existe alguma medida que devo seguir? Que material devo usar para fazer isso?
cara o certo,seria vc levar o violao a um luthier pra ele fazer o serviço pq dai o cara faz e deixa na altura certa e tals mais,se vc n se importa se o tal violao velho n tem valor semtimental(e eu acho q deve ter pq se n vc n queria troca)vc pode tenta deixar a pestana tipow igual tava a antiga acho q isso da pra fazer ate com fakinha normal

Quero deixar as cordas com ação mais baixa possível (atualmente são muito altas - será problema no braço?). Devo ir lixando as peças até chegar no que quero?
o jeito e lixar msm mais cuidado MUITO cuidado pra n lixar de mais pq dai trasteja

Ah! Outra coisa: devo fixar a pestana com cola pra madeira?
nao precisa n pq a propria pressao das cordas deixa ela firme e na maioria dos violoes tem um buranco oq ajuda a fica firme
mais procura um luthier pelo menos da uma pesquisada no preço dai se n der msm vc faz sozinho

Obrigado.
Dinada xD

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


gtrlv
bom, o nosso amigo Schiavon0 ja falou o essencial. vou só acrescentar algumas coisas...

mais procura um luthier pelo menos da uma pesquisada no preço dai se n der msm vc faz sozinho
sim, procure. parece que nao é caro, nunca pesquisei. com certeza sai mais bem feito, depende de quanto voce ta a fim de investir.

Existe alguma medida que devo seguir? Que material devo usar para fazer isso?
no minimo o espaçamento entre as cordas. copie da pestana que ja tem.
e atente pra altura, isso voce ja sabe.

Quero deixar as cordas com ação mais baixa possível (atualmente são muito altas - será problema no braço?).
depende muito do violão. se ele for bom da pra deixar mais certinho. se a qualidade nao for tão boa, não há regulagem que de jeito.

Ah! Outra coisa: devo fixar a pestana com cola pra madeira?
entao, contrariando o Schiavon0, as vezes precisa sim. mas no violão acho que talvez nao precisa, por que as cordas ficam simetricas.
na minha telecaster a pestana andava pro lado, eu tive que colar.

ah, e se tiver alguma proteção pra respiração é bom, na hora de lixar. tipo aquelas mascaras de proteção descartaveis de dentista, ou aquelas usadas pra pintura e construção civil.
além de sair um po bem fininho, que é melhor nao respirar, tem um cheiro muito ruim...

bom, é isso.

Schiavon0
Veterano
# mar/08
· votar


kiki
entao, contrariando o Schiavon0, as vezes precisa sim. mas no violão acho que talvez nao precisa, por que as cordas ficam simetricas.
na minha telecaster a pestana andava pro lado, eu tive que colar.

eu falei isso por experiencia propria qdo troquei no meu (obs:era de plastico e ja veio td marcado etc no tamanho p isso n mandei um luthier) ela fico na boa sem cola e tbm tem um amigo meu q a dele e solta (o violao dele n tem o buraco pra encaixa)e n anda n

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


Schiavon0
eu falei isso por experiencia propria qdo troquei no meu
ok.

de violão nunca troquei, so de guitarra, entao não posso afirmar... so sei que do meu violao veio colado, por que quando eu troco cordas ele nao sai... =p

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


Schiavon0

cara o certo,seria vc levar o violao a um luthier pra ele fazer o serviço...

Concordo, porém não conheço nenhum luthier, nem alguém que conheça um.

...se o tal violao velho n tem valor semtimental(e eu acho q deve ter pq se n vc n queria troca)...

Tem sim. E muito! Além disso, não é meu. Mas tenho "autorização" pra fazer a substituição. Mesmo porque, as peças originais já foram trocadas (e mal trocadas!) por plástico.

kiki

copie da pestana que ja tem.

Como disse acima, as peças originais já não existem mais e as que foram colocadas no lugar, têm um acabamento péssimo. Parece que as aberturas para passagem das cordas na pestana foram feitas com uma broca!

Por isso, gostaria de saber com que material faço as ranhuras. Uso uma serrinha de cortar metal, ou uma lima?

Quanto ao espaçamento entre elas, creio que terei que seguir o da pestana atual (apesar dos pesares!). A menos que exista uma medida "oficial".

ah, e se tiver alguma proteção pra respiração é bom, na hora de lixar.

Boa idéia!


Obrigado.

Schiavon0
Veterano
# mar/08
· votar


gtrlv

Concordo, porém não conheço nenhum luthier, nem alguém que conheça um.

cara,faz assim vai em alguma loja de musica ae onde vc mora dessas q vendem instrumentos e pergunta pra algum vendedor se ele conhece algun luthier,esses caras mechem com isso sempre sabem de algum

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


gtrlv
(desculpe, to sem acentos e cedilhas)

Concordo, porém não conheço nenhum luthier, nem alguém que conheça um.

bom, entao seja cuidadoso, nao tenha pressa em terminar.

Mesmo porque, as peças originais já foram trocadas (e mal trocadas!) por plástico.
Como disse acima, as peças originais já não existem mais e as que foram colocadas no lugar, têm um acabamento péssimo. Parece que as aberturas para passagem das cordas na pestana foram feitas com uma broca!
entao no minimo faca um servico melhor do que ta.

Por isso, gostaria de saber com que material faço as ranhuras. Uso uma serrinha de cortar metal, ou uma lima?
serrinha e melhor. o dificil e ter uma serra na espessura. pra comecar, marque com um estilete. depois pode tentar ir para uma serra de arco, que e um pouco grossa. se necessario, lixe a serra de arco pra deixa-la mais fina.

seria bom ter uma serra pequena e fina. parece que se vende em casas de aeromodelismo, ou em casas de ourives. serrinhas de mao de menos de 1mm de espessura.
procure manter mais ou menos a espessura das cordas.

Quanto ao espaçamento entre elas, creio que terei que seguir o da pestana atual (apesar dos pesares!). A menos que exista uma medida "oficial".
se o atual estiver muito ruim, faca o espacamento no olho mesmo. ou tente copiar de outro com o mesmo tamanho de pestana.
apesar de tudo, este espacamento influencia so no espacamento mesmo, na pegada nas primeiras casas.

a parte mais complicada e acertar as profundidades. por isso eu repito? va fazendo sem pressa. afunde um pouquinho, coloque as cordas, afine, toque... sinta as alturas. se ficar alto, retire, afunde mais um pouquinho, coloque, afine, e toque...

na pior das hipoteses, uma peca dessas e barata, da pra jogar fora e fazer outro se der errado. perde-se mais o trabalho.

algumas imagens

o bloco inteiro, so cortado no tamanho
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG4315.JPG

com o topo arredondado
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG4706.JPG

desenhando o espacamento
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG5451.JPG

a primeira versao
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG5694.JPG

depois eu fui lixando o tpo dela
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG5697.JPG

eu nao lembro exatamente como eu fiz os cortes, acho que foi principalmente estilete e serra de arco...

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


kiki
Ficou muito bom!

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


Schiavon0

faz assim vai em alguma loja de musica ae onde vc mora dessas q vendem instrumentos e pergunta pra algum vendedor

Boa idéia! Mas estou pensando em fazer isso, somente se eu não conseguir sozinho. Gosto de consertar as coisas eu mesmo. :)

kiki

Muito bom, o trabalho!

Você fez lutheria?

Vou tentar fazer sozinho e, como você disse, em último caso compro outra (paguei R$ 14,00 no ratilho + a pestana).

Aliás, com relação ao rastilho, devo rebaixá-lo também pra ajudar a 'descer' as cordas?

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


gtrlv
maggie
obrigado!

gtrlv
Você fez lutheria?
nao, estou estudando por conta propria, pela internet, lendo livros, vendo sites, e com ajuda dos foruns, principalmente deste.

Aliás, com relação ao rastilho, devo rebaixá-lo também pra ajudar a 'descer' as cordas?
sim... deve lixar.
da uma conferida em outros violoes, que eu nao tenho certeza, mas acho que tem que ficar um pouco mais alto as graves...

Schiavon0
Veterano
# mar/08
· votar


kiki
da uma conferida em outros violoes, que eu nao tenho certeza, mas acho que tem que ficar um pouco mais alto as graves...
cara,depende mto acho q do violao pq eu tenhu um q e mais alto nos graves oto q nem

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


Valeu!

Dediegao
Membro Novato
# abr/20 · Editado por: Dediegao
· votar


Cara rastilho de osso som fica muito seco não curto não, coloquei um de plástico rígido e meu violão melhorou absurdamente o som ficou mais cheio e mais alto e rastilho de osso não é como dizem ser não, se fossem Martim e taylor usariam com certeza, os violões top usam outros tipos de materiais rigido pois o osso a batida mas cordas levam rapidamente o som e pra tocar ritmos fica bem seco sem prenchimento melodico pra dedilhados fica ate legal Na testei muito rastilho mais o melhor até momento em sonoridade é os plasticos rigidos mesmo, tusc é excelente.

Ningen
Veterano
# abr/20 · Editado por: Ningen
· votar


Dediegao

Primeiro que é bom especificar que "plástico" é esse. Os acessórios de Tusq foram especialmente desenvolvidos para esse fim.
Tem vários de plástico genérico bem ruins vendidos em lojas de instrumentos.

Segundo, sim, vai depender da aplicação e do gosto do músico.

Eu inclusive uso um de madeira.

Edit: Outra coisa, Tusq é relativamente recente. Não muito tempo atrás virtualmente todos os violões "top" que se tinha de vinha equipada com nuts e saddles em osso.

Dediegao
Membro Novato
# mai/20
· votar


De madeira e como ficou que você achou da um feedback

LeandroP
Moderador
# mai/20
· votar


Eu usei uma pedra de dominó rs

Lelo Mig
Membro
# mai/20
· votar


Já havia escrito no outro tópico, mas...

"violões top usam outros tipos de materiais rigido pois o osso a batida mas cordas levam rapidamente o som e pra tocar ritmos fica bem seco sem prenchimento melodico pra dedilhados"

De onde você tirou esta dedução? Tá cheio de violão top com rastilho e nut de osso. Isso que você escreveu não tem nada a ver.

O Martin OM 28 (apenas um exemplo) é um violão de 5.600 dólares e têm saddle e nut de osso.

LeandroP
Moderador
# mai/20
· votar


Lelo Mig
Já havia escrito no outro tópico, mas...


Nisso que dá discutir o mesmo assunto em vários tópicos. Não entendi o up no outro tópico pra falar a mesma coisa.

Ningen
Veterano
# mai/20 · Editado por: Ningen
· votar


Dediegao

O meu de madeira (rosewood/jacarandá) deixou o som menos agressivo, tira um pouco do ataque, o som da palhetada, aquele "crec".

makumbator
Moderador
# mai/20
· votar


LeandroP
Eu usei uma pedra de dominó rs

Dizem que o melhor nut que existe é feito com pedra dos rins do próprio músico dono do instrumento. Deixa o som mais orgânico e pessoal. Mas é aquele lance: no pain, no gain.

:)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o melhor material para rastilho e pestana?