Autor |
Mensagem |
sinpronet Veterano |
# jun/05
iniciante no campo harmonico
|
sinpronet Veterano |
# jun/05
· votar
Qual a regra pra formação de campo harmonico??pq a escala de do por exemplo é tom tom semi-tom tom tom tom semi-tom!tem alguma regra pra formar o campo harmonico?
|
Gtosco Veterano |
# jun/05
· votar
A escala maior de Dó é a seguinte:
C D E F G A B C
Qual a distância entre C e D? Tom.
Qual a distância entre D e E? Tom.
Qual a distância entre E e F? Semitom.
Qual a distância entre F e G? Tom.
Qual a distância entre G e A? Tom.
Qual a distância entre A e B? Tom.
Qual a distância entre B e C? Semitom.
Aí está porque a escala maior de dó é:
Tom, Tom, Semi-tom, Tom, Tom, Tom, Semi-tom.
-
A regra para o campo harmônico é:
Faz-se a escala maior de dó e retira-se de cada grau, sua própria escala, veja:
C D E F G A B C Vamos retirar a escala do primeiro grau.
D
E
F
G
A
B
C D E F G A B C Vamos retirar a escala do segundo grau.
D E
E F
F G
G A
A B
B C
C D
E, desta forma, retira-se a escala de todos os graus, ficando assim:
C D E F G A B C
D E F G A B C D
E F G A B C D E
F G A B C D E F
G A B C D E F G
A B C D E F G A
B C D E F G A B
C D E F G A B C
Desta forma, verifica-se o primeiro, o terceiro e o quinto grau de cada escala obtida, tendo então, em analogia, o campo harmônico de dó:
I7+ IIm7 IIIm7 IV7+ V7 VIm7 VIIm7(5b)
|
ledshred Veterano |
# jun/05
· votar
Gtosco
Explicou muito bem.
|
ledshred Veterano |
# jun/05
· votar
sinpronet
Ia te explicar,mas o cara já explicou.Agora:ESTUDA,PORRA!!!
|
Gtosco Veterano |
# jun/05
· votar
:)
|
campero Veterano |
# jun/06 · Editado por: campero
· votar
C D E F G A B C Vamos retirar a escala do segundo grau.
D E
E F
F G
G A
A B
B C
C D
a escala de D nao seria >>D E F# G A B C# D ??????????
a escala de E nao seria >>E F# G# A B C# D# E ???
a escala de F nao seria >>F G A A# C D E F ????......................
|
TONY BLANCO Veterano |
# jun/06 · Editado por: TONY BLANCO
· votar
a escala de F nao seria >>F G A A# C D E F ????......................
Esta está errada
O certo seria? F C G D A E Bb= F G A Bb C D E F
|
campero Veterano |
# jun/06
· votar
a escala de F nao seria >>F G A A# C D E F ????......................
Esta está errada
O certo seria? F C G D A E Bb= F G A Bb C D E F
então to loko neh mew...eh a mesma merd4!!!
|
Vinicius de Abreu Veterano |
# jun/06
· votar
campero
Não, não é. Faça isso em uma prova pra você ver a sua nota.
|
TONY BLANCO Veterano |
# jun/06 · Editado por: TONY BLANCO
· votar
A# Tá errado
É bemol Além do mais, vc colocou dois A
|
campero Veterano |
# jun/06
· votar
A# Tá errado [/i]
qm disse q isso tah errado?porque?
|
TONY BLANCO Veterano |
# jun/06
· votar
campero
Na boa mesmo! Te aconselho a estudar: Formação de acordes= Harmonização=Reharmonização=Escala= Intervalo= Improviso e afins
|
campero Veterano |
# jun/06
· votar
e explicah q eh bom nada neh!!
|
TONY BLANCO Veterano |
# jun/06
· votar
qm disse q isso tah errado?porque?
Eu disse! É Bb e não A#
Porque tá errado? Porque não é #, e sim b
Note bem: Eu estou tentando te explicar, é já faz um tempão
|
campero Veterano |
# jun/06
· votar
TONY BLANCO
ah tah..vai qreh dizeh agora q naum existe A# ????entao to loko
|
Death Veterano |
# jun/06 · Editado por: Death
· votar
a escala maior natural é formanda por
T 2ªM 3ªM 4ªj 5ªj 6ªM 7ªM 8ªj
T T 1/2 T T T 1/2
ex:
C D E F G A B C
F G A Bb C D E F
G A B C D E F# G
cada grau da escala dará origem a um modo, uma triade, um acorde...
da uma olhada nesse tópico
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/129248/
|
campero Veterano |
# jun/06
· votar
C D E F G A B C Vamos retirar a escala do segundo grau.
D E
E F
F G
G A
A B
B C
C D
isso tah certo??
|
Death Veterano |
# jun/06 · Editado por: Death
· votar
campero
esse são os modos
Ex: em C natural
C Jonico: propria ecala maior natural
T 2ªM 3ªM 4ªj 5ªJ 6ªM 7ªM
C D E F G A B
D Dorico: parte do II Grau
T 2ªM 3ªm 4ªJ 5ªJ 6ªM 7ªm
D E F G A B C
E Frigio: parte do III do grau
T 2ªm 3ªm 4ªj 5ªj 6ªm 7ªm
E F G A B C D
F Lidio: parte do IV grau
T 2ªM 3ªM 4ªaum 5ªJ 6ªM 7ªM
F G A B C D E
G Mixolidio: parte do V grau
T 2ªM 3ªM 4ªj 5ªj 6ªM 7ªm
G A B C D E F
A Eolio: parte do VI grau
T 2ªM 3ªm 4ªj 5ªj 6ªm 7ªm
A B C D E F G
B Locrio: parte do VII grau
T 2ªm 3ªm 4ªj 5ªdim 6ªm 7ªm
B C D E F G A
|
LeandroP Moderador |
# jun/06
· votar
campero
Não é a mesma merda. Não existe intervalo de 3a aumentada. O certo é Bb e não A# na tonalidade de Fá.
|
LeandroP Moderador |
# jun/06
· votar
sinpronet
Você já leu?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/
|
TONY BLANCO Veterano |
# jun/06
· votar
campero
O certo é Bb e não A# na tonalidade de Fá.
Não esqueça isso! Se o Panucci falou, tá falado.
P.S: Eu não estava errado. Vá no "BUSCA" e clica Teoria musical e dê uma boa estuda. Lá vc vai encontrar tudão sobre Harmonia & Cia.
|
thifm Veterano |
# jun/06
· votar
LeandroPanucci
Falou tudo!!
|
campero Veterano |
# jun/06
· votar
ok ok!!!
mas me explica pq fazer tudo isso aki q ele fez lah em cima se eh a mesma coisa:
C D E F G A B C
D E F G A B C D
E F G A B C D E
F G A B C D E F
G A B C D E F G
A B C D E F G A
B C D E F G A B
C D E F G A B C
??
|
TONY BLANCO Veterano |
# jun/06
· votar
campero
Na teoria, a prática é outra. Pois bem! Na teoria a prática é outra. Pois bem! Na teoria a prática é outra. Pois bem!
Resumão: Estude teoria, senão vc vai sempre fazer essa mesma pergunta: Porque que...
|
Death Veterano |
# jun/06 · Editado por: Death
· votar
campero
mesma coisa nda... vc vai ver q cada um tem uma caracteristica diferente e se adequa melhor em contextos diferentes
aí vc vai entender tudo isso
Introdução:
1 - Escalas Diatônicas
2 - Intervalos
3 - Formação de Triades
4 - Campo Harmonico Maior
C.H. Maior
1 - Triades Diatônicas do C.H. Maior
2 - Acordes Diatônicos do C.H. Maior
- Formção de Acordes
3 - Modos Diatônicos do C.H. Maior
4 - Notas Caracteristicas
5 - Sonoridade do C.H. Maior
6 - Escalas Pentatônicas do C.H. Maior
5 - Improv. Modal Fase 2
- Repertório (Cantaloupe Island, Phase Dance, Bright Size Life, Affirmation)
- Arpejos Diatônicos (1 e 2)
- Arpejos por Acorde
7 - Funções Harmonicas no C.H. Maior
- Inversão dos Acordes
- Condução de Vozes
8 - Cadências nas tonalidades maiores
9 - Extensões p/ os acordes do C.H. Maior
10 - Todos os acordes do C.H. Maior
procura esses assuntos no forum e bons estudos
|
LeandroP Moderador |
# jun/06
· votar
TONY BLANCO
Se o Panucci falou, tá falado
Ó us cara mano :P
|
TONY BLANCO Veterano |
# jun/06
· votar
Death
Vc esqueceu de anotar esses tbém:Análises e modulação, Encadeamentos de acordes, leitura e escrita de cifras, leitura e escrita de partituras, métrica e mapeamento de música, e afins
campero
procura esses assuntos no forum e bons estudos
|
Death Veterano |
# jun/06
· votar
TONY BLANCO
leitura de partitura e cifra é base p/ tudo isso
o restante q vc citou ele vai ver dentro do conograma q eu postei anteriormente
ainda tem o do campo harmonico menor, mas esse é mais complexo... deixa ele estudar todo o maior 1º... assim ele não se perde e vai ver q a base é +/- a mesma porém c/ mais coisas
|
campero Veterano |
# jun/06 · Editado por: campero
· votar
então o campo harmônico de C é :
usando a regrinha:
I7+ IIm7 IIIm7 IV7+ V7 VIm7 VIIm7(5b)
C7+_ Dm7_ Em7_ F7+_ G7_ Am7 _Bm7(5b)
E7+_ Fm7_ Gm7_ A7+_ B7_ Cm7_ Dm7(5B)
G7+_ Am7_ Bm7_ C7+_ D7_ Em7_ Fm7(b5)
eh isso?
|