Escalas e Campo harmonico

    Autor Mensagem
    Danielc
    Veterano
    # mai/04


    Campo Harmonico e escalas sao a mesma coisa?

    beethoven1977
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Em poucas palavras, Campo Harmônico são as os acordes formados dentro de uma determinada escala.
    Por exemplo, a escala de D (ré maior) é formada pelas notas D E F# G A B C# D.
    O campo harmônico de D (ré maior) é formado pelos acordes de D Em F#m G A Bm C#º D.

    Um abraço.

    thifm
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Danielc
    Mais um topico sobre isso? Naaaaaooo...

    Acessa aqui:
    http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=35480

    http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=39997

    http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=44195

    Ou entao:
    www.bendseligados.hpg.com.br

    Cassio
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Não. Não é a mesma coisa.
    Camp. Haronioco> Conjunto de acordes de cada tom
    Escala> Conjunto de notas de cada tom

    sinpronet
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    pq o campo harmonico é formado daquela forma???

    mic
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    QUERO SABER COMO É FORMADO O CAMPO HARMONICO DE RE;MI;FA;SOL;LA;SI.
    JA QUE O DE DO, É: C;C7;F;G;Em;Lm;Dm;G7;C.
    Tô aprendendo agora, tenham paciencia comigo por favor.
    Se quiserem podem responder no micbel7@hotmail.com.br

    iznogood
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Danielc
    Campo Harmonico e escalas sao a mesma coisa?
    Não... mas uma obedece e se encaixa na regra da outra, tipo... casamento perfeito. Não há harmonia sem escalas e escalas sem hamonia.

    Luckas_Guitar
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Luckas_Guitar
    · votar


    mic

    Faz assim como estudo: pega esses intervalos T T ST T T T ST, intervalos da escala maior, aí vc vai pegando cada nota da escala e faz assim, escolhe a nota X, pula uma nota, tá na terceira, pula outra nota, tá na quinta, junta X, 3ª e 5ª e monta o campo harmônico de cada escala.;-)

    rcardo_lemos
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    O beethoven falou td...
    Se vc sabe sobre formação d acordes, tah tranquilo =]

    suitsu
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Bom, não gosto de desenterrar tópicos... (principalmente de 2004 ¬¬') mas séria melhor do que criar maaais um falando sobre o mesmo assunto, mas a minha dúvida é bem simples (eu acho), quero aprender a improvisar solos e a começar tirar músicas de ouvido, mas pra isso, eu tenho que começar pelas escalas ou pelos campos harmônicos?? E qual desses dois eu vou usar pra achar o tom da música?

    Meus sinceros agradecimentos.

    Markrovit
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Primeiro escala dps campo harmonico. Vai usar os dois.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    suitsu

    Uma coisa está diretamente relacionada com a outra: escala e campo harmônico.

    Dê uma lida neste tópico:

    Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial

    suitsu
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Markrovit
    LeandroP

    Vlw!! Muito obrigado galera!! Esse link do LeandroP é muito bom, é bem o que eu procurava =D

    dom de Deus
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    thifm
    LeandroP


    esses link são muitos valiosos! muito bom mesmo.

    guiraud
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Pessoal, boa tarde

    Apesar de tocar a algum tempo, sempre aprendi sozinho então tem muita coisa que foi "pulado" e estou indo atras disso agora.
    Tava estudando as esalas de blues (sozinho, fuçando mesmo) e vi um artigo interessante (não de blues) nesse site:

    http://pt.slideshare.net/henriquematosmanasses/conceitos-para-tirar-mu sicas-de-ouvido#

    Resolvi ler não para aprender a tirar as musicas de ouvido, mas achei que seria util para composição e aprendizagem.
    Entendi a idéia sobre os campos harmonicos mas tive algumas duvidas, que se puderem me esclarecer eu agradeço muito:

    pelo que eu entendi, depois de selecionado o tom da musica olhamos para o campo harmônico e encontramos os acordes para serem utilizados, correto? porem não achei nada sobre alguns acordes por exemplo os com 9º, os com baixo alterado por exempo G/B e etc. a pergunta é, onde entram esses acordes? em qual campo harmônico?

    Minha vontade é aprender um pouco de improvisação (principalmente no blues) para tocar sozinho, sem pretenção profissional, e pelo que achei de material na internet preciso estudar a fundo as pentatonicas com blue note. Eu uso essa escala tanto pra base quanto para os arranjos e solos? No caso de arranjos e solos não tenho uma ordem correta das notas, só não "posso" usar as que não estão nas escala que não tem erro, é isso?

    Se puderem me esclarecer eu agradeço, não tenho como procurar um professor (trabalho, esposa, filhos e etc) e tenho que aprender essas coisas na raça mesmo

    Filippo14
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    guiraud

    As 9ªs são as mesmas notas que as 2ªs. Pegue o campo harmônico e veja qual tipo de 9ª determinado acorde possui, a partir disso você pode colocar essa nota na composição do acorde.

    Ex:

    Tom de G maior

    G - A - B - C - D - E - F#

    Olhando a partir do C!

    C - D - E - F# - G - A - B

    Pegando a partir do C e usando a nomenclatura dos intervalos

    T(C) - 2(D) - 3(E) - 4#(F#) - 5(G) - 6(A) - 7M(B)

    Esse acorde é um C7M, isso a partir da tétrade.

    a nota Ré tem a distancia de um tom do dó, portanto ela é uma 2ª el relação a dó. 2ª e 9ª são a mesma coisa, portanto, ao colocar essa nota no acorde, ele fica um C7M9 (as notas do acorde são C - E - G - B - D)

    Detalhe muito importante: Antes que alguém fale, 9ª é uma 2ª uma OITAVA mais aguda, ou seja, 9ª é um ré mais agudo que o ré da mesma oitava da tônica. Uma 2ª tende a ficar mais tensa, não é um som muito agradável ou no mínimo usado, as pessoas preferem dar ênfase nessa nota deixando ela na ponta do acorde, ficando mais aguda e soando de um jeito mais tradicional.
    NADA IMPEDE QUE VOCÊ USE-A NA MESMA OITAVA DA TÔNICA!!!


    Um acorde com o baixo diferente está no mesmo campo harmônico, trata-se apenas de pegar uma nota do campo e usá-la no bordão, ou seja, mais grave que o resto das outras notas. Em geral, na maioria das vezes (não todas), essas notas do bordão fazem parte da tétrade do acorde, fazendo assim uma inversão da ORDEM das notas no acorde em relação a graves e agudos.

    Exemplo:

    Acorde de Sol Maior (G)

    G - B - D (Da esquerda para a direita é a ordem das notas dos graves para os agudos)


    Acorde de Sol Maior com o Baixo em Sí / Acorde de Sol com a Primeira Inversão (G/B)

    B - D - G (Repare como são as mesmas notas, apenas com a ordem trocada)

    Inversão pensando de outra forma é apenas uma maneira mais simples de escrever um acorde. Esse G/B é a mesma coisa que um Bm6b sem a 5ª. É muito mais fácil escrever G/B, é uma ideia muito simples, diferente do acorde que é formado sem pensar dessa forma.



    Espero ter ajudado, existe MUITA coisa na busca do fórum. Não só eu, mas muitos membros já escreveram MUITO sobre modos gregos, inversão de acordes, notas adicionadas aos acordes e por ai vai, basta dar uma olhada.

    Abração

    LeandroP
    Moderador
    # jun/14 · Editado por: LeandroP
    · votar


    guiraud

    Dê uma lida no tópico indicado logo acima:

    Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial

    Você segue as postagens e tem passo a passo.

    A formação elementar do campo harmônico se dá por intervalos de "terças sobrepostas.

    De uma forma genérica, enumere as notas da escala diatônica, do 1 ao 7.

    1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7

    A primeira nota, a número 1, é a nota Fundamental, que chamamos de tônica.

    A terça é a terceira nota, a de número 3.... ok

    Sobrepondo terças, você pega também a 3a nota partindo da 3a anterior.

    Esta sobreposição adicionou a nota número 5. Temos uma tríade, pois pegamos a primeira nota, a sua terceira nota e a quinta nota (terceira a partir da terceira).

    A tríade é composta de 1, 3 e 5

    Se você continuar com a ideia, sobrepondo mais uma terça sobre a quinta, você obterá a 7a.

    Agora temos uma tétrade: 1, 3, 5 e 7.

    Gostou da ideia?

    Pode sobrepor mais uma terça sobre a 7a, e terá uma 9a.

    Sua tétrade agora terá as notas: 1, 3, 5, 7 e 9.

    Pois bem, Dá pra continuar com a ideia e obter a 13a, certo?

    No mais, depende da classificação dos intervalos, como maior, menor, diminuto, aumentado. Intervalo simples, composto, inversões.

    Precisa ler. Tem muitos tópico bons sobre teoria.

    guiraud
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Muito obrigado Filippo14 e LeandroP, sei que tem muita coisa na busca, mas pra quem não tem outra alternativa a nao ser pesquisar sozinho, não tenho muito o que fazer a não ser perguntar as duvidas pra não concluir errado e "cagar" tudo o que aprendeu! rsrsr Alem do que fica tudo meio "embolado" muita informação e isso desistimula.

    Jube
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    A forma que o Filippo14 é muito parecida com a que eu iria explicar, porém, a dele está muito mais completa hehe. É uma senhora de uma dica.

    INNARELLI
    Membro Novato
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    set/14

    só pra desenterrar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas e Campo harmonico