violao x viola x 12 cordas x 10 cordas.. duvidas

Autor Mensagem
GAMA
Veterano
# mai/05
· votar


Olá Craviola se afinada em quartas é igual a tocar um violão comum, apenas com mais força por conta das cordas duplas.
Tocar bem é outra coisa.
Dá prá fazer tudo com uma 10 cordas incluve rock.
Uma banda mais antiga chamada "A Barca do Sol" tinha um músico se não me engano Beto Rezende que utilizava bem a ideia das 10 cordas em outros estilos, apesar de não tocarem rock"n roll na expressão total da palavra.
Eu toco mais para o Pop e utilizo por conta do timbre que é muito legal.

pedro_sk8
Veterano
# mai/05
· votar


eu li li li li e naum entendi porra nenhuma

SoldierOfFear6
Veterano
# mai/05
· votar


Leandro1


tem como tocar rock numa viola caipira???

Escute O Terço

Pardal
Veterano
# set/06
· votar


SoldierOfFear (primeiro postamento):

Todas as técnicas sção válidas em todos os instrumentos, desde que você saiba usá-las. Eu uso na viola dedeira, unha e palheta, tudo isso depende do que é melhor no momento. O mesmo vale para violão e todos os instrumentos. Não fique com preconceitos! De fato, é muito mais comum no interior se usar a unha mesmo... Mas o direito de conservar a tradição e extrapolá-la existe! Além do mais, só se extrapola a tradição conhecendo-a muito bem! Não que eu toque muito bem, mas sei princípios básicos...

Igor Grillo
Veterano
# abr/08
· votar


caramba

o.O

maro
Veterano
# jun/08
· votar


Leandro1

Olha leandro se o Martinho da vila fazia samba c/ uma caixinha de fosforo.
então...................
acho que pode deve e tem que e como tocar rock c/ viola acordeon ou qualquer outro instrumento musical

assista esse video e ouça o som do volão 12 cordas

http://br.youtube.com/watch?v=l1NAUSXDd9E

abraço.

Prof. Grosélio
Veterano
# jun/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Violão 6 cordas
violão 7 cordas
violão 12 cordas ou craviola (dependendo da região)
viola caipira 10 cordas

Se tem como tocar rock na viola caipira? Tem, mas não é muito bom não, eu não gostei.

A afinação do violão de 12 cordas é a mesma do violão de 6, cada par de corda é afinado igualmente. EE-BB-GG-DD-AA-EE (De baixo pra cima) e os acordes são feitos da mesma maneira.Então quem toca violão de 6, toca o de 12. Lembrando que não se dedilha no de 12 cordas

A afinação da viola caipira depende da região, aquí na região central de MG é a "Cebolão em E(MI)" ou seja: EE-BB-G#G#-EE-BB.
tocando todas as cordas soltas voce terá o acorde de E maior.

Abraço

Daniel_Barreto
Veterano
# abr/13
· votar


Viola e Violão são instrumentos diferentes, me incomodo com essa mania que muitas pessoas tem de chamar violão de viola.

Existem instrumentos diferentes chamados viola, como viola caipira, viola de arco, viola da gamba.

Viola Caipira tem 10 cordas, e não tem nada a ver com o violão de 12 cordas.

juanlmendes
Membro
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

abr/13

Daniel_Barreto
premio pá de ouro pra você

Gride Girl
Veterano
# abr/13
· votar


Quanta besteira que falaram nisso aqui, meu deus... Viola Brasileira existe de 10 e de 12 pares de cordas, a mais comum é 10. A afinação e técnica são diferentes em uma viola. Alguem falou aí Cebolão em Lá??? Nunca vi! Já vi em D, D# e E. Existe a Rio Abaixo, Boaideira, Paraguaçu, Natural, entre muuitas outras. Violão de 12 é afinado igual ao Violão de 6.

Leandro1
Existem artistas que tocam rock na Viola Caipira, o mais conhecido é o trabalho do Ricardo Vigninni e Zé Helder, eles tocam Led Zeppelin, Metallica, e muito mais.

Centoundici
Membro Novato
# nov/15
· votar


Violão é um nome único utilizado no Brasil para violas de 6 cordas. Blz.
Podem ser: de 6, 7, 10 e 12 cordas. Continuarão sendo violas, ou como no mundo inteiro, guitarras acústicas. :-)
Isto se chama Cordofonologia, dentro do estudo da Música. Blz.

Centoundici
Membro Novato
# nov/15
· votar


Violão é um nome único utilizado no Brasil para violas de 6 cordas. Blz.
Podem ser: de 6, 7, 10 e 12 cordas. Continuarão sendo violas, ou como no mundo inteiro, guitarras acústicas. :-)
Isto se chama Cordofonologia, dentro do estudo da Música. Blz.

fernando0877
Veterano
# fev/16
· votar


Muita bobagem falada nesse tópico.

Os 5 pares do encordoamento de viola são mais leves que o de 12 da violão. Mas a diferença maior de dureza está nas 3 de cima do violão que são realmente bem pesadas (demais pro meu gosto). Na viola os pares são sempre formados com uma corda fininha e desencapada, o que deixa o som mais brilhante, com mais harmônicos pro meu ouvido.
Substitua o jogo de cordas do violão de 12 pelo de viola. Devagarinho e cuidado pra não se perder na ordem.
Vai faltar o último par (o 6º) .. pegue a 3ª e a 6ª de um jogo de guitarra e forme este 6º par que faltou. Pode ser que precise de uma regulagem. Mas já vai dar pra sentir se gostou e se vai quere regular pra esse tipo de encordoamento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a violao x viola x 12 cordas x 10 cordas.. duvidas