violao x viola x 12 cordas x 10 cordas.. duvidas

Autor Mensagem
Black Hawk
Veterano
# mar/05


um amigo meu diz que violao que tem 12 cordas é viola, eu chamo de violao de 12 cordas mesmo, mas acho que viola é violao que tem 10 cordas (eita que rolo)
alguem pode me dizer as diferenças entre viola, violao.. ou como é chamado um violao de 12 cordas e um de 10 cordas?
valeu

Librelon
Veterano
# mar/05
· votar


Eu acho q viola é um violão d 10 cordas, e violão d 12 cordas é violão d 12 cordas...

SoldierOfFear
Veterano
# mar/05
· votar


Nada a ver. Muda o tamanho, o número de ordens, a afinação das ordens, a afinação entre as cordas das ordens, o repertório, o ataque (violão de 12 cordas é com palhetas e viola é com unha) e etc.

Rodrigo rvssvr
Veterano
# mar/05
· votar


eu acho que guitarra é uma cítara, bateria é um bodhram, gaita é flauta

Helder Bello
Veterano
# mar/05
· votar


Meu ... viola é um instrumento dispoto de 10 cordas em pares, que têm afinação diferente de um VIOLÃO de 12 cordas, as quais também são dispostas em pares.

Só que um instrumento é diferente do outro, e não somente pelo modo de ser tocado, mas também pela afinação, pelo repertório, pela madeira, enfim, como disse o nosso amigo SofFear.

Viola caipira é Almir Sater.
Violão é Dilermando Reis.

Tadeu Daló
Veterano
# mar/05 · Editado por: Tadeu Daló
· votar


Black Hawk
Viola é um instrumento da familia do violino, com o corpo maior e timbre mais grave a afinação é a mesma do violino e possui também 4 cordas.
Viola Caipira é o que se parece com o violão, só que o corpo é bem menor, isso faz com que seu timbre se torne bem agudo quase metálico, possui 5 pares de cordas. Sua afinação varia de região para região. A afinação mais comum é em Lá ( Cebolão ) isso significa: Quando tocada todas as cordas livres, você terá um Lá maior, existe também viola caipira com 6 pares de cordas, mas são raras. As mais comuns são com 5 pares. Já o violão com 6 pares de cordas é afinado da mesma forma que o violão normal. Seu corpo tem um desenho um pouco diferente ( mais quadrado). Sua sonoridade é mais branda que o violão de 6 cordas.
Espero ter ajudado com sua dúvida.
Abraços.

Black Hawk
Veterano
# mar/05 · Editado por: Black Hawk
· votar


beleza!
valeu galera!

mais uma duvida..
no acustico MTV do Engenheiros do Hawaii, o humberto (vocal) usa uma "guitarrinha" axo q tem 10 cordas, seria uma viola ? que instrumento é aquele?

SoldierOfFear
Veterano
# mar/05
· votar


Tadeu Daló
afinação é a mesma do violino
Não é não. O violino é E A D G e a viola clássica é A G D C.

Tadeu Daló
Veterano
# mar/05
· votar


SoldierOfFear
Valeu cara, desculpe o engano.

GAMA
Veterano
# mar/05
· votar


Viola caipira é Almir Sater.
Violão é Dilermando Reis.

E 12 cordas é Fernando Melo do DUOFEL

maggie
Veterana
# mar/05
· votar


Um amigo meu diz que violao que tem 12 cordas é viola, eu chamo de violao de 12 cordas mesmo

Nossa, ele confundiu tudo. Só escutando se nota a diferença.

GAMA
Veterano
# mar/05
· votar


".... Minha viola vai pro fundo do baú / não haverá mais ilusão / quero esquecer e ela não deixa / alguém que só me trouxe ingratidão ..."

Versos de Paulinho da Viola que toca cavaquinho e violão
em geral é só uma forma de falar...

nandosnet
Veterano
# mar/05
· votar


Violão é um termo criado e utilizado somente no Brasil... nos outros paises o nome é guitarra acustica...

sobre a questão das cordas é simples..

6 cordas = violão
10 cordas + viola
12 cordas = craviola

antrax_gabriel
Veterano
# mar/05
· votar


achu q 12 cordas eh viola caipira...

GAMA
Veterano
# mar/05
· votar


12 cordas = craviola[/i]

Desculpem mais, Craviola é um instrumento com desenho difereciado e original de Paulinho Nogueira e fabricado pela Giannini e copiado pelo luthier americano Jay Turser e foi concebido para ter 12 cordas apesar de existirem versões de 6 cordas nylon ou aço, o timbr desejado e conseguido era proximo ao do cravo se usado com cordas de tensão média/alta um belo instrumento do qual sou eterno fã e que a Giannini voltou a fabricar este ano.
Agora se quiserem dar uma olhada neste link verão alguns excelentes 12 cordas
http://www.acousticguitar.com/article/149/149,6352,FEATURE-1.asp

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Violão --> 6 cordas ou 6 pares de cordas

Viola Caipira --> 5 cordas ou 5 pares de cordas

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/05
· votar


mais uma duvida..
no acustico MTV do Engenheiros do Hawaii, o humberto (vocal) usa uma "guitarrinha" axo q tem 10 cordas, seria uma viola ? que instrumento é aquele?


Não é bandolim, não?
Sei lá, tb não vi vídeo desse acústico, só escutei umas músicas.

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/05
· votar


No violão de 12 vc pode conseguir uma afinação semelhante à da viola, entretanto, o corpo, por ser maior, dá muito mais dissonância do que a viola.
Na viola, vc não consegue chegar na afinação do violão de 12 (conseguir consegue, né, mas arranca tudo).

GAMA
Veterano
# abr/05
· votar


Eh !!!!
violão >> 6 cordas nylon ou aço
viola caipira >> 5 pares de cordas ou 10 cordas
violão de 12 cordas >> 6 pares de cordas ou 12 cordas
guitarra portuguesa >> 6 pares de cordas ou 12 cordas
viola de cocho >> 5 cordas
caharango >> 5 pares de cordas ou 10 cordas de nylon.
A afinação das caipiras ão em geral abertas formando acordes quando tocadas as cordas soltas; pelo menos as que conheci. O timbre é conseguido pelo corpo menor e mais estreito das violas entretanto, existem alguns modelos tanto de fábricas como de luthiers com o formato maior aumentando assim a projeção sonora das mesmas.
Não vi o EH, mas o Pedro luis da Parede usa uma, chamemos guitarola de 10 cordas feita pelo Gravina, pode ser algo parecido. Existe também um instrumento com 11 cordas de nylos sendo as 5 primeiras pares e a ultima( 6ª ) simples.
Afinações abertas são muito usadas também para tocar slide no blues e no country americano e em quase todas as culturas musicais do mundo existem referencias a afinações abertas

GAMA
Veterano
# abr/05
· votar


Perdão a viola de cocho posui 4 cordas e não 5 como escrevi anteriormente

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/05
· votar


GAMA
Como é essa afinação aberta?

GAMA
Veterano
# abr/05
· votar


Por exemplo em Mi ( Cebolão ) BB, EE, G# G#, BB, EE

Rafael Andrade
Veterano
# abr/05
· votar


Como troco cordas de violão???

SoldierOfFear
Veterano
# abr/05
· votar


Rafael Andrade
Primeiro arranje as cordas, um alicate, um paquímetro, cola silicone, cola de sapateiro, filme de plástico, um maçarico e dois carretéis de fio de cobre. Depois volta aqui que a gente explica.

GAMA
Veterano
# abr/05
· votar


mais uma duvida..
no acustico MTV do Engenheiros do Hawaii, o humberto (vocal) usa uma "guitarrinha" axo q tem 10 cordas, seria uma viola ? que instrumento é aquele?

OI eu vi ontem o EH e o Humberto usa um bandolim Fender semi-sólido, com uma pedaleira, basicamente utilizando um chorus
Bandolin >> 5 pares de cordas ou 10 cordas.

danilo o dantas
Veterano
# abr/05
· votar


tm diferença pq viola é afinada em "E"maior ,ja o vilolao d 12cordas eu num sei!rsrsrs


flw

caíto
Veterano
# abr/05
· votar


também tem violão de dez cordas que tem as quatro cordas mais graves, acima da mizona

GAMA
Veterano
# abr/05
· votar


Normalmente esses violões de 10 ou 12 cordas simples são usados em outros tipos de concepção musical. Eu já vi o Egberto Gismonte tocando em um modelo de 10 cordas acho que com afinação em quartas como os violões comuns. Esses modelos propiciam uma visão mais orquestral das peças executadas, segundo o mestre Gismonte.

Leandro1
Veterano
# mai/05
· votar


vcs sabem de algum site q insina a tocar craviola?

Leandro1
Veterano
# mai/05
· votar


tem como tocar rock numa viola caipira???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a violao x viola x 12 cordas x 10 cordas.. duvidas