violão na noite....

Autor Mensagem
Man Well
Veterano
# mar/05


e pra começar a fazer um violão e voz num barzinho e violão e talz... vcs acham q tem q tocar muito, ou é só saber fazer um "jaqueline" q já dá pra começar???

deve ter alguém com experiência no ramo do barzinho e violão aqui. alguma dica importante, por favor?

SoldierOfFear
Veterano
# mar/05
· votar


Toca Krisiun e Cannibal Corpse que a galera sempre curte.

wesley2
Veterano
# mar/05
· votar


nem ehhhhhhh

esses xitaozinho e xororó naum sabem nada e fica com um violao.....


8 meses de violao, já da pra tocar no barz sem problemas eu acho

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Man Well

O importante é ter bom gosto pra substituir aquilo você não sabe fazer tecnicamente por algo que soe bonito.... na noite o público não tem saco pra virtuosismo... eles querem que a música some com aquilo que eles estão bebendo... só isso... ninguém gosta de cara que mete mala... tem sempre meia-dúzia torcendo pra você errar... caso seja um fritador.

lvbox
Veterano
# mar/05
· votar


tem sempre meia-dúzia torcendo pra você errar... caso seja um fritador.

dessa eu não sabia!
eu gosto pra caramba desse quase estilo voz e violão, uma vez fui a um bar ocupei uma mesa e não consumi nada, fiquei lá só pelo som do Cileno (um dos melhores artistas da região) de quebra ainda peguei um autógrafo do cara hehe!

Concordo com o LeandroPanucci, é também a escolha do repertorio é muito importante!

Man Well
Veterano
# mar/05
· votar


eheheh.... fritar violão no barzinho nem rola... no máximo uma batata ou uns bolinhos d bacalhau... eheheh....

mas isso não rola aqui em vitória. difícil d acontecer da galera sair pra ouvir o som do artista. aqui a galera quer é encher a cara. até nos points d jazz (pouquíssimos) é difícil d acontecer.

e concordo q o repertório é mais importante, mas tem q ser d cabeça muita coisa, ou posso cantar tudo com cifra numa boa?? quantas músicas no repertório vcs recomendam pra começar a tocar em barzinho??

e q q vcs fazem quando chega aquela hora onde todo mundo tá mais pra lá do q pra cá, e chega aquele bêbado chato pedindo rio negro e solimões, minerinho e zé rico.... q vcs fazem???

SoldierOfFear
Toca Krisiun e Cannibal Corpse que a galera sempre curte.

eheheheheh..... vo mandar link in park q vai te neguim me pagando pra ir embora... vo ganhar uma nota... heuheuheuehu

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Man Well
Cara, som de barzinho tem que ser maneiro... som não muito alto pra galera poder conversar na boa, sem gritaria, sem virtuose, mesmo porque ninguém vai estar prestando tanta atenção assim.
Se o cara te pedir uma música que vc saiba e no momento puder atender, não faça caso, toque que o mala vai ficar seu fã, caso contrário, diga apenas que ela não está no seu repertório ou mesmo que não sabe tocá-la... A única recomendação é básica e vem de berço... seja educado.
Pode montar uma pasta com as músicas que vc toca, não atrapalha em nada nesse caso.

lvbox
Veterano
# mar/05
· votar


mesmo porque ninguém vai estar prestando tanta atenção assim.
Isso não aconteçe muito aqui (manaus) não!

Na minha humilde opinião eu acho que o artista deve saber muitas musicas e não há problema nenhum em tocar com cifras, também não vejo nada demais em atender um pedido do pessoal, eu mesmo já pedi pra o cara tocar uma música e ele tocou numa boa!

Quando e se você não souber a música, seja educado, afinal você não tem obrigação de atender os pedidos!

Man Well
Veterano
# mar/05
· votar


mas falando em números e estilos: quantas músicas eu preciso pra COMEÇAR a tocar em barzinho na noite?

ilzo fuzaro
Veterano
# mar/05
· votar


Tudo depende do tipo de bar onde voce vai tocar. Bares são tribos, tem bar de MPB, bar de Rock, bar de chorinho, e por aí vai... Tambem tem os que tocam tudo, esses são os piores, os que tentam agradar a todos e no final não agradam ninguem.

Digao
Veterano
# mar/05
· votar


Man Well

Depende da duracao... se for umas 4 horas... umas 50 60 musicas dao... depende do teu ritmo e do intervalo q vc faz...

Mas o reperts tem q ser maior q isso pra vc nao ter q repetir o reperts toda noite...

Qt a tecnica... um feijao com arroz é o suficiente... se for so um violao nem é preciso muito solo nada... so uns floreios nos acordes ja da o recado...

Qt aos pedidos... se vc souber tocar a musica q o cara pediu dae q o publico comeca a gostar e tal... e principalmente... pagar cervja (e no caso das mulheres) mandar os recadinhos delas hehe... Peca pro pessoal q queira pedir musica pra mandar num papelzinho... dai as mais saidinhas sempre colocam telefone ou coisa assim...
Se vc noa souber tocar a musica... caso o cara peca pessoalmente apenas diga q nao sabe hehe... se for por papelzinho... e tiver muitos... vc deixa pra tras...

Agora o principal... nao fique se desculpando tipo "ah... essa musica nao ta la aquelas coisas..." ou "desculpe o ingles ai"... ou "desculpe qq coisa"... Isso é horrivel... Se errar ou se perder... vai enrolando e tente voltar em outro ponto da musica... mas nao pare...

ilzo fuzaro

Ja me fudi um monte com isso hhe... tocava pop/rock e o pessoal pedia sertanejo... ou reggae... isso qd uns bebados tomando tubao vinham pedir green day...

Man Well
Veterano
# mar/05
· votar


Digao

então vc é do ramo....

po, tava pensando em compra um violão d nylon pra mpb e outro d aço pra pop rock. vc acha q é necessário???

Demolisher
lvbox

po, tava pensando tipo, nas primeiras semanas (ou meses... eheheh...) falar pro pessoal pedir as músicas e anotar no papel, pra eu tirar depois e aumentar o repertório, falando q eu tou começando e talz, pedindo o apoio da galera.... isso no início da noite pq o pessoal bêbado me chutaria d lá.... :^\

será q rola compreensão da galera?? ou será q eu pareceria um não profissional??? ou inseguro talvez....

Digao
Veterano
# mar/05
· votar


Man Well

é sempre bom ter os dois violoes... tocar mpb com corda de aco é uma merda... a pegada da mao fica diferente e o espaco das cordas é muito pequeno... e se estourar corda de um violao vc improvisa com o outro...

falar pro pessoal pedir as músicas e anotar no papel, pra eu tirar depois e aumentar o repertório

é o esquema do papelzinho... vc ve quais musicas sao mais pedidas e tira essas... dai das q sobram ve quais sao as mais faceis, as mais "pops"... e vai tirando... Apesar q tem umas q vc nunca tira... por coisas do destino, sei la heeh... sempre me pedem garoto de aluguel do ze ramalho e até hj nao tirei essa musica ehhe...

falando q eu tou começando e talz

Nao fala isso nao... é desculpa pra tocar mal... pelo menos é o q o pessoal fala... se vc ta ali é pq sabe o q ta fazendo... E nunca fale isso pra dono de bar... "ah to comecando e tal, vamo ver como é q rola..." chegue e fale serio... demonstre confianca no teu trabalho (só nao seja arrogante... pq musico de bar nao pode ser arrogante em hipotese nenhuma)... nao é dificil pegar a manha... mesmo no comeco... é só nao se desesperar com situacoes dificeis...

isso no início da noite pq o pessoal bêbado me chutaria d lá.... :^\

pelo contrario... qd tao bebados q ficam muito mais sociaveis... dae q o negocio rola legal... todo mundo canta junto... etc... Tinha um boteco q eu tocava e toda noite q o "Tonhao" tava la... sempre no fim da noite ele vinha cantar cowboy fora da lei... mas só qd ele e o pessoal q escutava tava bebado já hhe... Raul é sempre fim de noite... lembre disso...

será q rola compreensão da galera?? ou será q eu pareceria um não profissional??? ou inseguro talvez....

A compreensao rola desde q vc nao pareca um "franguinho"... ninguem é obrigado a saber tudo... mas ficar se desculpando é foda... O principal é ser simpatico com o pessoal e levar as cagadas na brincadeira...

lvbox
Veterano
# mar/05
· votar


Man Well

Bem acho que você já encontrou a pessoa certa para te dar dicas!
Boa sorte, qualquer coisas diga como foi a experiência!

ilzo fuzaro
Veterano
# mar/05
· votar


Digao
Cara, tu não vai acreditar, mas em Natal (RN) tinha um bar onde era proibido pedir música! O dono do bar contratava os melhores violonistas da cidade, e se alguem pedisse alguma música ou conversasse em voz alta durante a apresentação era convidado a sair do bar. Alguns músicos tocavam la sem cobrar, só pelo respeito com que eram tratados.

The Blue Special Guitar
Veterano
# mar/05
· votar


tem sempre meia-dúzia torcendo pra você errar... caso seja um fritador.

É verdade... o violonista nem tanto, mas o guitarrista é o que o povo mais seca para errar hehehehe.
É importante vc se mostrar um cara amigável, simpático... Se vc entrar com a pose do Steve Vai e não souber tocar 1/10 do que ele toca, o povo vai ficar pegando no seu pé...

spy2k
Veterano
# mar/05
· votar


valorize duas coisas cara:

o groove
e a sua voz (se vc for cantar junto)

acho que não se deve extrapolar... vai indo naquela levada de violão q todo mundo curte... cante tranquilo sem querer extrapolar sua voz tb..

o pessoal te deu bastante dicas aew... eu só acho que se tu for escolher um violão pegue primeiro um de nylon que é bem mais versátil... acho que é isso... boa sorte

The Blue Special Guitar
Veterano
# mar/05
· votar


spy2k
E lembre-se de ser humilde...Só haja como o Steve Vai se vc tocar como ele!

spy2k
Veterano
# mar/05
· votar


The Blue Special Guitar

concordo! humildade é oq há!


:)

Man Well
Veterano
# mar/05
· votar


spy2k

é verdade. com o d nylon eu toco mpb, samba, e mando as levadas mais funkeadas na boa....

já com o d aço, eu mando pop melhor... masndo sertanejo, rock e internacionais.....

complicado isso. achoq só vou começar quando tiver os dois. :^\

The Blue Special Guitar
spy2k

ah. mas não q eu seja o mais humilde do mundo, mas eu detesto cara q tira onda. quero entrar e fazer meu trabalho com o q gosto. só isso. se possível, bem feito. eheheh...

mas me digam: pra começar a tocar na noite, os violões da condor são bons?? tb vi a nova linha da di giorgio q é amplificada (antes eles faziam só acustico)... e tem os crafter q tem bom custo benefício... qual desses deveo dar preferência, levando em conta a sonoridade e o preço??

e pra microfone, acham q eu invisto logo no shure sm-58 q é o olho da car, ou um laney já faz o serviço? tb estava vendo os mics da senheiser.... mestre Digao,lvbox?? :^)


ilzo fuzaro
vo pra natal. vo errar tudo e nego num vai poder falar nada... huauahuahuahau.... viaje....

Digao
Veterano
# mar/05
· votar


Man Well

Pra pegar equipo de primeira so se vc for num lugar com um publico muito critico... ou metido a besta mesmo...

Eu usava mics le som... violao crafter ou eagle (de aco)... e condor e takamine de nylon... tudo coreia... o importante é eles estarem bem regulados...

e mais importante ainda é saber timbrar...

lvbox
Veterano
# mar/05
· votar


Man Well

Concordo com o amigo Digao, equipamento caro (de primeira) só se for para um local onde tem muita gente metida a besta.

A yamaha tem uns modelos muito bons de aço, mas é aquela velha história: teste os modelos e veja qual se adapta melhor ao seu gosto;

e mais importante ainda é saber timbrar... (2)

Man Well
Veterano
# mar/05
· votar


po... takamine é meio caro tb.....

os condor eu acho porraqui por uns 700 a 800 merrel.... e gosto da pegada....

futuramente o lance é uns apx, claro... sonho d consumo. e le son, dependendo da série tem uns legais... igual a dylan, tem série bem básica, e tem coisa mais cara. bão, vo treinando aki, depois q começar a gente troca experiencias....

ah, testei o violão chamado groovin'.... já viram isso? q acharam? testei um d aço.

Man Well
Veterano
# mar/05
· votar


achei um violão ótimo. o eagle CH 889. é um folk com cutaway. acho q vou comprá-lo...

testei uns crafter e eles tem preço bem salgados em relação a eagle e condor e não são melhores. testei um crafter d 1000 e era duro, detestei a pegada. e testei um eagle d 790 e me surpreendi:mto melhor!!! os d nylon merma coisa.... agora estava pensando se existe violão jumbo com cutaway... me disseram q não...

mas o q eu quero perguntar pra finalizar é: os violoes amplificados q vendem porrai só vem com aquele bingulim d prender a correi d trás. pq não tem o da frente? tenho q colocar ele pra poder tocar d correia? como faço isso?

experiencias, mestres!!! :^)

Marcos AC
Veterano
# jan/06
· votar


Tem alguem aqui que toque em barzinhos de Brasília?

asda
Veterano
# jan/06
· votar


Adoro tocar em botecos...
Bebados saõ os melhores publicos.

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


LeandroPanucci
na noite o público não tem saco pra virtuosismo...
Boa obsevação...

ilzo fuzaro
Tambem tem os que tocam tudo, esses são os piores, os que tentam agradar a todos e no final não agradam ninguem.
Falow tudo...


Man Well
Ja que desenterraram esse tópico, vamos lá...
Cara não se preocupe muito com o que vão achar de vc tocando. Simplemsnete toque e dane-se o resto. Se vc fizer isso com ALMA, cetamente vai chamar a atenção.
Abraços!

asda
Veterano
# jan/06
· votar


# Enviado: 24/jan/06 14:50
Quote

LeandroPanucci
na noite o público não tem saco pra virtuosismo...
Boa obsevação...



Ele se foi.
Pelo menos com esse nome.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


asda
Mas acho que ele ainda "lê" esse forum...

asda
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
E eu tenho certeza...




EI !!! Panucci... Tá me lendo???
É... vc mesmo... tá ai escondido, né?
Vc acha que eu não sei.
Bom, espero que nada não, não espero nada...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a violão na noite....