Dúvida: Cordas distantes do Braço

Autor Mensagem
Anônimo
Veterano
# mai/03 · Editado por: Moderador


ae, pessoal!

alguem jah teve esse problema (violao eletrico aço)?

eh +/- assim: a corda vai ficando gradualemnte mais distante do braço a partir da 1ª casa, soh q qdo estah mto distante fica super desconfortavel tocar, principalmente nas + grossas q batem no traste e fazem um som escr*to..

minha pergunta eh a seguinte: como calcular se as cordas estaum com uma distancia boa? valeu!

Anônimo
Veterano
# mai/03
· votar


po.. nada??!

Digao
Veterano
# mai/03
· votar


Braco empenado...

Aperta o tensor ate o braco voltar...

Distancia boa seria uns 3mm na 12º (pra mim)...

Ronin
Veterano
# mai/03
· votar


Anônimo

Se vc num tem prática em regulargem de tensor... aconselho procurar um luthier de confiança... não vá ficar brincando no tensor sem saber o que está fazendo. A altura das cordas depende da sua pegada... quem tem a mão mais pesada precisa de cordas mais altas (ação alta - chamamos de ação e distância entre a corda e os trastes) e quem tem a pegada mais leve pode utilizar cordas mais baixas.

Anônimo
Veterano
# mai/03
· votar


empenado? mas como? troquei pelo mesmo encordoamento, mesma tensaum, mesma marca (d'addario 0.010).. naum faz sentido isso..

Digao
Veterano
# mai/03
· votar


Empenamento nao depende apenas das cordas... mas tb de temperatura, posicao q vc guarda ele, umidade etc...

Anônimo
Veterano
# mai/03
· votar


hum.. sei como eh.. eu antes achava q dependia apenas das cordas, e q se vc tirasse todas elas ao mesmo tempo o braço empenava..

mas ha pouco tempo levei num luthier (mto bom e caro), q fez uns ajustes pra mim, e me disse q isso eh uma lenda, naum eh necessario pra violao e guitarras c/ ponte fixa..

Anônimo
Veterano
# mai/03
· votar


f*da eh q eu naum to a fim de pegar um taxi e gastar + grana num luthier em taum pouco tempo! a distancia do braço ateh a mizona no 12ª traste eh de qse 5mm.. pra q lado eu giro pra ajustar entaum??

boka
Veterano
# mai/03
· votar


taxi eh foda em
nao pega busao pq?

Anônimo
Veterano
# mai/03
· votar


pq aki eh Rio de Janeiro.. se pegar ônibus, vem um marginal e rouba a parada!

neoskymatrix
Veterano
# mai/03
· votar


Aqui no RJ é foda mesmo... mas aí, mêtro véio...

Max
Veterano
# mai/03
· votar


Anônimo
cara nem eh empenado..no caso por seu violao ser eletrico embaixo do rastilho dele, se vc tira-lo podera perceber q tem um pedaco de ferro q eh o cap de rastilho..ele deixa aquela parte mais alta o q aumenta as cordas...vc tera q pegar o rastilho na parte reta dele..de baixo e lixar..tipo acho q um dois milimetros ta bom..dai ele volta ao nomral...
nem eh empenamento.tenho certeza...meu viloao nylon eletrico eh assim tb..eu dexo assim pra treina nele e chega na guitarra e manda td mais facil!

Anônimo
Veterano
# mai/03
· votar


Max, axo q entendi.. mas ainda tenho uma duvida: pra saber se existe uma boa distancia entre a corda e o braço, a medição na 12ª casa eh feita a partir do proprio braço do violão ou do traste? pq se for do traste, saum 3mm e naum 5..

Grow
Veterano
# mai/03
· votar


minhas cordas tb estão distantes do braço pois a nova pestana q eu coloquei não tem os furos tão fundos, mas dá pra tocar tranquilo, o foda é na hora dos solos pode atrapalhar, mas não tem mto problema

Max
Veterano
# mai/03
· votar


Anônimo
como eh q eh cara????

Anônimo
Veterano
# mai/03 · Editado por: Anônimo
· votar


hehe.. tipow.. o Digao disse q uma distancia boa entre as cordas e o braço eh de 3mm, medidos na 12º casa..

ae a duvida eh a seguinte: pra medir, eu ponho um regua de aço em cima do traste ou do proprio braço?

Anônimo
Veterano
# mai/03
· votar


up!!!

Max
Veterano
# mai/03
· votar


Anônimo
ah certo....poe do traste...pq a corda tem q ficar distante do traste pq senao trasteja..eh td em torno do traste...pq a corda nao vai trastejar na escala..e sim no traste..

Anônimo
Veterano
# mai/03
· votar


Max, blz.. foi oq eu imaginei.. mas entaum, de acordo c/ umas informaçoes q eu tinha, e de acordo c/ o Digao, naum tem nada empenado.. talvez seja impressaum minha e o barulho na mizona (q naum eh trastejar, ela faz um som feio qdo bate nos trastes a partir do 13°) talvez seja pq o encordoamento eh novissimo.. ou naum?

falowz!

Max
Veterano
# mai/03
· votar


pode ser cara...ou pode ser NOIA sua...vc tem q dexa normal...empenado nem deve ta msm...mas sei la...tenta nao se preocupa mto q isso ate para..as vezes eh fruto da imaginacao

Anônimo
Veterano
# mai/03
· votar


soh.. vou afinar, tocar e se daki ha uma semana continuar.. aí fudeu! hehehe.. ae eu penso em levar num luthier, oq vai ser mto chato, pq aki no rio soh tem lah no centro da cidade! =/

falowz!

Sversut
Veterano
# jun/03
· votar


Fui medir o meu e tá quase uns 5mm no Mizão até o traste, 12ª casa. Acho que tá empenado então.
Se é um Di Giogio nylon sem tensor, posso abaixar mexendo naquela barrinha enbaixo das cordas??
Só que a tendênca é começar trastejar, já que na 1ª as cordas estão próxcimas ao traste..
Falowww

Digao
Veterano
# jun/03
· votar


Sver: Deixa assim mesmo... enquanto nao te incomodar... Mas e sempre bom levar no luthier pra ele dar uma olhada (uma vez ao ano ta legal)... vai q teu violao ta com cancer??? Dai ja faz uma biopcia e tira o tumor hehe...

A minha guita eu to regulando ela ja a algum tempo... agora to pensando daqui a uns 2 meses mandar fazer uma geral e perguntar no luthier o estado q ela tava... pq tava toda regulada por mim... nao pode dar chance pro azar...

Sversut
Veterano
# jun/03
· votar


Mas o Luthier é o próprio revendedor. Ele já me disse que tá beleza. Ele não falar mal do peixe que vendeu.
Por outro lado, passei numa loja de novos e observei a distância.
Estranho que alguns violão estão longe do traste igual ao meu, mesmo novos.
Se bem que os que vi são akeles comuns, Tonates e seus parentes.
Falowwww

Anônimo
Veterano
# jul/03
· votar


Digao, pra apertar o tensor tem q antes afrouxar um pouco as cordas, ou naum???

O problema jah tah resolvido faz tempo, mas agora eu to querendo entender o processo..

falou!

Anônimo
Veterano
# jul/03
· votar


ninguém saca de lutheria aqui, além do Digao??

lblack
Veterano
# jul/03
· votar


Anônimo
O que é "lutheria"?

nobre
Veterano
# jul/03
· votar


Anônimo
precisa afrouxar nao
aperta o tensor girando com a chave no sentido horario, 1/4 de volta por vez.
gira, afina, e ve como ficou. qd vc aperta o tensor, vc está lutando contra a força natural das cordas puxando o braço, entao o braço vai envergar pra tras, saca? ao afrouxar, vc deixa a corda fazer mais força, aí o braço vai pra frente. é assim que funciona.
aí vc regula até achar um ponto de equilíbrio, onde as forças fiquem iguais e as cordas ficam numa altura confortavel.

Anônimo
Veterano
# jul/03
· votar


trocando em miudos.. se girar pra direita, o braço vai pra frente, e se girar pra esquerda, o braço vai pra tras.. tah ok?

vi um vez um luthier afrouxar todas as cordas p/ entaum regular o tensor.. (testei e eh qse impossivel gira-lo sem fazer isso!)

regulei dessa forma umas 4 vezes, girando 1/4 por vez, e, dpois q eu aperto as cordas e as afino, meço c/ uma regua de aço a altura das cordas (dpois de esperar algumas horas) e nada! naum fez efeito nenhum!

ou seja, naum faz efeito estando as cordas frouxas? lembrando q alem de mim soh 2 bons luthiers mexeram no tensor..

Toddynho
Veterano
# jul/03
· votar


Só pra avisar, pra detectar o empenamento do braço, vc deve apertar a corda no 1o e ultimo traste, e medir a altura da corda em relação ao traste na altura do 12o. traste. Ela deve ser de + ou - 1 mm.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida: Cordas distantes do Braço