Dúvida Iniciante - Braço, cordas e tensor

    Autor Mensagem
    p.filho
    Veterano
    # jun/12


    Oi galera, sou novo no fórum e novo na arte do violão.
    Gostaria que vcs tirassem uma dúvida minha. meu caso é o seguinte:

    Eu tinha um violao Michael daqueles modelos de R$150 aí o braço dele empenou.
    Depois de algumas economias consegui comprar um Tagima Kansas (cordas bem baixinhas e tal).

    Só que quando passou um mês eu percebi que o braço dele estava se curvando (tambem percebi que a afinação estava um tom acima).
    Ele ainda está com as cordas que veio na loja.

    Moro no interior da PB e não tem Luthien em lugar algum (moro à uns 250 km da capital).
    Será que se eu girasse o tensor meu problema ia ser resolvido? mais como faço isso?
    Detalhe: meu violão nao veio com a chave tensor.
    Será que as cordas sao duras demais pra ele? quais cordas vcs aconselham pra esse violão?

    Agradeço desde já



    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    Além disso, há um tópico fixo sobre luthieria.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254925/

    WebTiago
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Quanto tempo comprou o violão? Se for muito até hoje não trocou as cordas? Amigo é muito fácil trocar, só pesquisar no YouTube "Trocando cordas violão de aço"

    eu percebi que o braço dele estava se curvando (tambem percebi que a afinação estava um tom acima).
    Se estava um tom acima do que a afinação normal talvez foi isso que causou o empenamento. Mas como que ele sozinho pulou para um tom acima? É facil, clima, temperatura, tudo influência na mudança de tom, principalmente se você não tiver um case.

    Detalhe: meu violão nao veio com a chave tensor.
    Esse violão tem tensor? Pois se ele tiver tensor era para vir a chave junto com ele.

    Abraços

    WebTiago
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Será que se eu girasse o tensor meu problema ia ser resolvido? mais como faço isso?

    Talvez conseguisse desempenar rodando, mas é só pesquisar aqui na PESQUISA do fórum que tem muitos aqui.

    Será que as cordas sao duras demais pra ele? quais cordas vcs aconselham pra esse violão?
    Quais cordas vieram nele?

    houksfire
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    o kra comprei um tagima kansas faz umas três semanas (antes eu tocava em um tonante) e logo que ele veio aparentemente as cordas eram 0.11 e estavam meio desgastadas e enferrujadas de cara ai eu troquei por um encordoamento da giannini 0.9, apesar do violão já ser bem baixo e macio com as 0.11(em comparação com tonante e michael) eu optei pelas 0.9 DA GIANNINI por que elas sao mais finas forçando assim menos o braço e sem perder a qualidade do som(+ lembrando eu testei umas da groovin e nao gostei do timbre, a mais parecida com o original dele e ate mais bonito na minha opniao é da giannini)

    Quanto ao empenamento nosso amigo Webtiago disse e complementando esse violao vem com tensor e nao vem com a chave msm. Nao aconselho voce a mecher no tensor de maneira nehuma pois pode acabar empendo ainda mais o braço e forçando muito o cavalete.Faça um esforço e leve ele em um luthier e ele saberá o que fazer.

    Quanto aos cuidados eu tambem não tenho case só uma capa +ou- aki ai durante o dia eu deixo ele na capa em cima da minha cama com as cordas pra baixo de noite ou quando vou deitar coloco ele dentro da parte + comprida do guarda roupa com o lado das corda encostado na madeira do guarda roupa.NÃO deixe seu violão tomar sol ou ficar exposto a altas temperaturas.NÃO deixe-o molhar(quando for limpar se nescessário passe um pano Úmido + quase seco)

    PRA TERMINAR É UM VIOLÃO MUITO BOM INDICO A TODOS

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida Iniciante - Braço, cordas e tensor