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Gbm7 Veterano |
# dez/04
To querendo saber o seguinte:
em G temos G B D para triade e G7M temos G B D F# para tétrade.
a pergunta é:
Quando se tem G7/4 temos G C D F. Cadê o B (a terça Maior)?
alguem teria algum materia aprofundado em formação de acorde?
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anonimo_83 Veterano |
# dez/04
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Gbm7
Se vc diz q simplesmente nao aparece por causa do violao (do desenho do acorde) nao se preocupe, geralmente certos acordes perdem uma ou mais notas da sua formação basica para q seja acrescentado novas notas, (mas isso só por causa do Braço do violao q dificilmente vai poder inclusive dispor das notas na sua ordem correta) se vc for montar na partitura todas as notas estarão la!!
Abraços!
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PauloDeBarcellos Veterano |
# dez/04
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Gbm7
O q o Balbino Junior falou está correto. Só gostaria de acrescentar que se o acorde for G7/4sus (quarta suspensa) ele não tem terça mesmo, daí o nome quarta suspensa.
Como o Balbino falou, muitas vezes pela limitação de termos só quatro dedos disponíveis na mão esquerda e seis cordas pra fazer acordes, é necessário descartar uma ou mais notas. Via de regra a quinta é a primeira a rodar, e depois, por incrível que pareça, a fundamental. As mais importantes, as que são o "resumo", a "alma" do acorde (tétrade) são a terça e a sétima, sendo a terça a mais importante de todas. Por isso eu acredito que o acorde q vc deu como exemplo seria o G7/4sus, um acorde dominante muito usado, por sinal, em que a terça maior sobe um semitom e vira a quarta suspensa.
[]s
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Greenwood Veterano |
# dez/04
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Balbino Junior
PauloDeBarcellos
Gente, estava estudando harmonia esses dias, e um autor sugeriu que fosse evitada a repetição da terça, pois "enfraquecia" o acorde. Qual a opinião de vcs?
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Marisco Veterano |
# dez/04
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Greenwood
Isso é um fato, a 5a. pode ser omitida, dobrada ou triplicada, mas a terça, quando dobrada, enfraquece o acorde. Isso ocorre, acredito eu, devido as relações de consonância/dissonância entre os intervalos das notas que formam o acorde.
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PauloDeBarcellos Veterano |
# dez/04 · Editado por: PauloDeBarcellos
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Greenwood
Marisco
É isso mesmo. A terça é a que tem a "personalidade" mais forte. É que nem doce de côco, demais enjoa. Já a quinta e a fundamental são basicamente só encheção de linguiça, então não importa muito se é omitida, dobrada, etc.
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Gbm7 Veterano |
# dez/04
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e sobre as notas omitidas?
alguem pode falar um pouco sobre isso. eu meio q boio sobre esse assunto.
Valeu galera pelas dicas das notas limadas (5º). O lance de limar a fundamental é estranhom naum entendi. Poderia ser explicado melhor?
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PauloDeBarcellos Veterano |
# dez/04
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Gbm7
Ok, vejamos por exemplo o acorde C6/9 (dó com sexta e nona). Se vc fosse fazer o acorde completo, seria C, E, G, A, D, certo? A triade de C mais a sexta e a nona. Mas para simplificar vc limaria o G (5a.) e para simplificar mais ainda a fundamental - o próprio C (um acorde de dó sem o dó!!!). Então ficaríamos com as notas E, A, D. Ainda assim a essência do acorde seria mantida. Ainda mais se houver um baixista tocando o C q vc está omitindo. No caso de estar tocando solo, o cérebro do ouvinte vai preencher a lacuna por causa do contexto harmônico (acordes q vem antes e depois desse C6/9).
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Marisco Veterano |
# dez/04
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PauloDeBarcellos
Muito boa a explicação.
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Gbm7 Veterano |
# dez/04
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valeu....
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karnack_jm Veterano |
# out/05
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PauloDeBarcellos
é necessário "cortar" a tônica e a quinta ou é apenas uma opção??
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