A maldita pestana

Autor Mensagem
Pardal
Veterano
# mar/08
· votar


JP BARROS

Pestana não é só força. Jeito também ajuda muito. Dói a região entre o polegar e o indicador porque, talvez, você além de fazer força demais, faz do modo mais difícil.

Para a pestana sair fácil, e soarem todas as cordas bem, basta que você coloque o indicador sem sobrar muito acima da última corda, tipo uns três milímetros (meça bem, hein? rsrsrs).

Schiavon0
Veterano
# mar/08
· votar


japaubatuba
vlw ^^
kiki
Pardal
ate q enfim alguem q n teima comigo xD

rsf
Veterano
# mar/08
· votar


depois de muito sofrer com a tal da pestana cheguei a algumas conclusões....mas limitar-me-ei a apenas uma........

pestana é jeito e não força....e é o treino, e somente o treino, que irá vc fazer a pestana com jeito, sem fazer força...

"pega um violao q as cordas tao da altura de um varal quero ver sair som sem fazer forca"

....agora se vc toca com um varal...bom, aí é outra história....

Schiavon0
Veterano
# mar/08
· votar


rsf
pestana é jeito e não força....e é o treino, e somente o treino, que irá vc fazer a pestana com jeito, sem fazer força...
boa garoto finalmente alguem entendeu xD

grungegirl
Veterano
# mar/08
· votar


A dificuldade com as pestanas é normal... exercite muito, um dia você vai executá-las com facilidade... aqui no fórum mesmo existem tópicos
com alguns exercícios de treino para a pestana. Dá uma olhadinha na busca que você vai achar... Boa sorte!

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Tem uns conselhos aí que só servem ora gerar tendinite.

Schiavon0
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle
pod cre

JP BARROS
Veterano
# mar/08
· votar


Obrigado ! Comecei a por o dedo mais inclinado e quase nao faço força nele e as cordas tocam todas ! Obrigado ;)

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


Private Pyle
Schiavon0
aponte-os, por favor

Schiavon0
Veterano
# mar/08 · Editado por: Schiavon0
· votar


edit:dexa queto

rsf
Veterano
# mar/08 · Editado por: rsf
· votar


kiki

aponte-os, por favor

acho que ele não se referiu às sugestões desse tópico...
mas àqueles conselhos encontráveis em vários outros tópicos...do tipo...use borracha (atilho) entre os dedos para dar mais força e agilidade etc.....

Schiavon0
Veterano
# mar/08 · Editado por: Schiavon0
· votar


rsf
afe agora q eu n entendo nd

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


rsf
Falei desse tópico mesmo. Tipo esse:


Outra dica... precisa ter força na mão... faça exercício com uma bolinha de borracha, fique apertando a bolinha...



Mas tem coisa por aí que é do arco da velha mesmo.

Schiavon0
Veterano
# mar/08
· votar


ata

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


Private Pyle
Schiavon0
rsf
é, nao entendi direito o que aconteceu.

mas o que eu entendi, e quis dizer, foi o seguinte:
voce disseram que tem coisa ai que pode dar tendinite. se foram dicas que estao nesse topico, aponte o que, que é pra quem ler nao fazer. entenderam?
é que se ta escrito ai no topico, alguem le e acha que é certo, e de repente é uma bobagem qualquer. entao melhor dizer que ta errado quem sabe, pra acertar as dicas.
sacaram?

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


kiki
Essa parte que eu quotei. Não serve de nada e pode até lesar o cara.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mar/08
· votar


Meu 6 ainda tao achando q pestana eh jeito? e nao forca?

faz o seguinte pega um VIOLAO e de preferencia de corda de aco com numeracao acima de 0.11 (e nao guitarra) toca uma musica q so tem pestana durante 10 min de forma dedilhada sem falhar uma nota e depois me fala se a mao nao doeu jah q eh jeito nao vai doer nadinha

Schiavon0
Veterano
# mar/08
· votar


japaubatuba
Com vc n vira nem discutir vc tem ideia fechada num importa oq nos falarmos vc n vai muda so q a hora q vc pega tendinite ou algo parecido dai vc se toca =D

Juca bmx
Veterano
# mar/08
· votar


faz o seguinte pega um VIOLAO e de preferencia de corda de aco com numeracao acima de 0.11 (e nao guitarra) toca uma musica q so tem pestana durante 10 min de forma dedilhada sem falhar uma nota e depois me fala se a mao nao doeu jah q eh jeito nao vai doer nadinha

boa..
eu tbm evito as pestanas, faço ate o "F" sem pestana, sei la, alem de doer od dedos, da um som horivel no violao, fica abafado, e não da aquele timbre limpo e agudo....
eunão gosto, mas n tenho nada contra

Schiavon0
Veterano
# mar/08
· votar


Juca bmx
eu tbm evito as pestanas, faço ate o "F" sem pestana, sei la, alem de doer od dedos, da um som horivel no violao, fica abafado, e não da aquele timbre limpo e agudo....
eunão gosto, mas n tenho nada contra

pestanas sao inevitaveis se sai som horrivel,abafado,sujo cara,desculpa mas vc n ta fazendo direito,vai treinando q vc um dia consegue e lembre-se:
PESTANA E JEITO N FORÇA

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mar/08
· votar


Schiavon0
Com vc n vira nem discutir vc tem ideia fechada num importa oq nos falarmos vc n vai muda so q a hora q vc pega tendinite ou algo parecido dai vc se toca =D

huahuahuahua
eh ruim hein!
se fosse ter tendinite isso jah era pra ter acontecido a muito tempo

todo mundo aki fala q pestana nao eh forca mas dao dicas para q o som saia sem ter q fazer muita forca e ainda falam q eh jeito

pestana e forca vc fazer com jeitinho so vai fazer com q vc faca menos forca

torresmo vermelho
Veterano
# mar/08
· votar


e jeito tb, mas tb tem que ter força sem dúvida alguma

rsf
Veterano
# mar/08 · Editado por: rsf
· votar


japaubatuba

quando digo é jeito e não força...é que para mim uma pestana depende muito mais do jeito (posição da mão, dos dedos, do punho) do que da força...Se vc "pegar" o jeito, verá que a força despendida é minima...No inicio eu fazia muita força para conseguir sair um som mais ou menos..Hoje, quase nem percebo a diferença entre um acorde com ou sem pestana (a sensação do esforço é igual tanto para um quanto para outro)...
Quanto ao seu desafio, quero crer que tocar dez minutos ininterruptos em um violão com as caracteristicas que vc descreveu e tocando com a precisão que vc tambem descreveu vai cansar até se vc ficar tocando só no "Em"...he,he....
Mas tudo bem...
se vc acha que é força... que seja...

Schiavon0
Veterano
# mar/08
· votar


japaubatuba
espera pra ver entao
torresmo vermelho
a mesma força q tem em um acorde sem pestana vc coloca na pestana
rsf
concordo

rsf
Veterano
# mar/08 · Editado por: rsf
· votar


japaubatuba

dá série: curiosidades inúteis..

experimento para se ter uma idéia, ainda q vaga, da força necessária para se fazer uma pestana..

segure seu violão pelo braço utilizando o dedo indicador na posiçao de pestana e o dedo polegar atrás do braço. Se o seu violão não for um tanque, vc o segurará muito facilmente e a força utilizada para manter o violão nessa posição é a força necessária para se fazer uma boa pestana..se ao fazer a pestana vc utilizar força maior do que a do experimento, vc, provavelmente, está fazendo mais força do que o necessário....
tenta aí e vê o que vc acha....

ah, antes que eu me esqueça....não me responsabilizo pelo resultado do teste..hehehe

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mar/08
· votar


ta fiz o teste e vi que uso bem menos forca pra pestana
e agora?

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Obviamente qualquer movimento muscular exige alguma força. Ninguém aqui está dizendo que a pestana é uma entidade mágica que quebra as leis da física.

o negócio é que, pra fazer uma pestana, não é necessário muito mais esforço que pra fazer qualquer outra técnica do violão.

A pestana está correta se você consegue desencostar o dedão esquerdo e ela continuar soando.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mar/08
· votar


Private Pyle
Obviamente qualquer movimento muscular exige alguma força. Ninguém aqui está dizendo que a pestana é uma entidade mágica que quebra as leis da física.

exato e com isso vc entao admite q pestana eh forca? e q o jeito so serve pra facilitar a execucao da pestana?

o negócio é que, pra fazer uma pestana, não é necessário muito mais esforço que pra fazer qualquer outra técnica do violão.


tb concordo q não é necessário muito mais esforço e sim mais forca

A pestana está correta se você consegue desencostar o dedão esquerdo e ela continuar soando.


aaaafffffff de onde vc tirou isso?

Bog
Veterano
# mar/08 · Editado por: Bog
· votar


japaubatuba

Eu não estava me metendo na discussão porque queria ver onde ia chegar. Mas...

Eu não chegaria ao exagero de alguns de dizer que não precisa fazer força alguma para fazer pestana, que é apenas questão de jeito. É lógico que precisa de alguma força, e o polegar serve como apoio - se você desncostar o polegar, vai obviamente transferir o apoio para o corpo e o braço direito (do contrário, o violão ia parar nas tuas costas).

E digo mais. Faz todo sentido do mundo que fisicamente a força aplicada pareça maior do que num acorde normal. A força que você precisa aplicar para pressionar cada corda não muda, é exatamente a mesma. Mas em vez de usar 4 dedos para pressionar 4 cordas, você está usando 1 dedo para pressionar várias cordas (2 ou 3, normalmente). É lógico que neste caso o indicador vai precisar de mais força do que se estivesse pressionando apenas uma corda.

Ou seja: fisicamente, não faz sentido dizer que não se usa força alguma, ou que a força que o músculo faz é a mesma que faria durante um acorde sem pestana. Ao menos no que diz respeito ao indicador.

Mas o que me chamou a atenção foi o teu comentário:

pestana eh forca? e q o jeito so serve pra facilitar a execucao da pestana?

Cara, é exatamente o contrário.

Ambas as coisas são necessárias. Mas pense da seguinte forma: se você sabe o jeito certo, precisa de pouca força para fazer soar bem. Porém, se você não sabe o jeito certo, nenhuma força vai fazer soar bem. Ou seja, fazer do jeito certo tem precedência sobre usar a força.

Uma coisa que eu acho que é que muitas das pessoas que dizem que pestana é "só" jeito dizem isso porque levaram um tempo para fazer do jeito certo. Tempo o suficiente para aplicar um mínimo de força E estar com o músulo acostumado. A força ainda está lá, mas está reduzida ao mínimo necessário, e sendo feita por uma mão que está com os músculos "em dia".

Aí vem a questão: em geral, o pessoal que reclama que não consegue fazer pestanas não tem falta de força, e sim falta de jeito. Portanto, não acho legal qualquer recomendação do tipo "faça superexercícios para desenvolver a força". O melhor é fazer superexercícios para posicionar a mão corretamente. Até o cara fazer isso direito, a mão já vai ter força o suficiente, onde "suficiente' é igual a "mínimo necessário".

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mar/08
· votar


Bog

E digo mais. Faz todo sentido do mundo que fisicamente a força aplicada pareça maior do que num acorde normal

nao parece maior ela eh maior

qd vc faz um acorde sem pestana e que usa os 4 dedos tipo C7 vc faz pressao em 4 cordas ao mesmo tempo
agora qd vc faz um F vc tem q pressionar as 6 cordas ultilizando um pouco mais de forca

pestana eh forca? e q o jeito so serve pra facilitar a execucao da pestana?

Cara, é exatamente o contrário.


talvez vc nao tenha me entendido bem pq eu me expressei mal

mas o q estava pensando no momento em que escrevi isso era q qd fazemos um F qt mais proximo do traste colocamos o indicador menor sera a forca aplicada entao o q digo, eh q qd o dedo esta proximo do traste, (AJEITADO) a pressao aplicada nas cordas sera menor, e assim diminuindo a forca e facilitando assim a execucao do acorde

toquei neste assunto pq em alguns casos em q as trocas de acordes sao rapidas nem sempre vc vai conseguir deixar a mao na posicao perfeita para q o som saia legal entao para diminuir a "esse deslize" usamos mais forca d q o normal(qd a mao esta ajeitada) e isto nao eh um caso isolado q acontece soh com pestanas outras budegas tb

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A maldita pestana