Tempo de Estudo/Dedicação/Evolução

    Autor Mensagem
    kinsler
    Veterano
    # out/04


    Estou tentando tocar violão ha um ano e meio mais ou menos, com aula e tudo. Meu professor é experiente na música e também em aulas de violão, e sendo assim, ele deixa o aluno bem a vontade para ir direcionando o conteúdo das aulas. Ele vai incerindo conteúdos teóricos aos poucos, conforme o aluno vai demonstrando interesse.

    Acho até legal isso, visto que muitos desistem do nstrumento se deparam com pautas e escalas logo no início. O legal é ir começando com algumas músicas fáceis de tocar, apoiado nas muletas: cifras e tablaturas.

    Talvez outros possam mergulhar na música clássica/erudita e nas teorias logo de cara e consigam ótimos resultados à médio/longo prazo, porém acredito que para alguèm que nunca tocou violão, isso é meio arriscado, visto que o cara pode desistir loguinho.

    Digo tudo isso, considerando uma pessoa que gosta de música e não trabalha diretamente com isso, e também não pode se dedicar à música por muitas horas por dia...

    Bem eu quis dar esta longa introdução para que todos fiquem alinhados em minha linha de raciocínio. Meu questionamento repousa exatamente nisto:

    É possível evoluir na música (violão) estudando em média uma hora por dia?

    Muitos dirão simplesmente que é impossível. Outros que é muito difícil e tal... porém infelizmente, hoje em dia (e por muito tempo ainda) somente consigo separar esta uma horinha suada no tempo decorrido de um dia inteiro (e olha que são 24 horas heim..).
    Tem alguém aí no mesmo barco? (mais ou menos um ano e pouco de tocadô de violão) ou que estuda somente este tempo por dia ha muito tempo e já nota bons avanços?

    Desculpa pela delonga...

    ((((o))))
    kinsler

    anonimo_83
    Veterano
    # out/04
    · votar


    É possível evoluir na música (violão) estudando em média uma hora por dia?

    Sim!!! é!!!!!

    O que acontece é o seguinte!
    O importante nao é exatamente o tanto de tempo que vc estuda, mas sim, a qualidade que é aplicada a essas horas de estudo!
    Mais vale 1 hora bem estudada do que 5 horas de estudo disperso!

    É claro que uma hora é pouco, nao da pra estudar, muito, mas se tratando exclusivamente do instrumento (veja bem, estudar musica nao é somente estudar o instrumento, envolve mais coisas) acho que dá pra evoluir bem sim! mas tem que manter essa rotina diária, nao adianta ser uma ou 3 vezes na semana!

    abraços!

    Wilson Fisk
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Concordo com o colega. A acrescentaria: com o passar do tempo, se o violão for algo que realmente tocar você, essas horas se multiplicarão, pois quando fazemos algo que gostamos sempre encontramos uma maneira de dedicar mais atenção a ela. Sucesso!

    kinsler
    Veterano
    # out/04
    · votar


    obrigado!
    Vou continuar neste rítmo, e tentar, sempre que possível aumentar este tempo. Finais de semana por exemplo, sempre consigo me dedicar mais tempo. Estou iniciando os estudos com escalas, solfejos, rítmo, leitura, ligados, arpejo... e estou adorando tudo isso. Somente gostaria de poder saber mais coisa e ter mais técnica... mas tá valendo.
    obrigado novamente pelo incentivo, e sempre que for conveniente, vou me meter nos tópicos por aí....((((o)))) kinsler

    kinsler
    Veterano
    # out/04
    · votar


    puts! acabei de encontrar um texto bam legal cujo título é "Como estudar". Fala exatamente sobre esse meu dilema: horas de estudo e tal... eu li e fiquei bastante contente com o que li...

    para quem se interessar:

    http://www.violao.hpg.ig.com.br/outubro.html

    [valeu] ((((o))))kinsler

    Fernando Faria
    Veterano
    # out/04
    · votar


    eu to mais ou menos nessa , só que toco há um ano e um mês,só que preciso voltar a fazer aulas,parei justamente porque o professor só ficava me passando cifras e teoria que era bom nada

    Drinho
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Eu so do forum de guitarra, mas toco violao também....
    Eu acho, e eu sempre fui fui assim.... tp, nunca me pressionei OHH EU TENHO QUE APRENDER, TENHO QUE ESTUDAR TEORIA, ISSO AKILO E PAH, vc tem que deixar a coisa fluir... estudando vc evolui bastante sua técnica, mas vc nao pode deixar de tocar pra apenas estudar... msm tocando vc tah fazendo como se fosse um treino....

    anonimo_83
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Drinho

    TOCAR é completamente diferente de ESTUDAR!

    Quando vc TOCA, vc nao ta estudando!
    Pelo contrario, vc so TOCA, pq ja estudou!

    Sem estudo ninguem toca nada! seja ramones, nirvana, bach ou paganini!

    Digao
    Veterano
    # out/04
    · votar


    estudo eh fundamental pra na hora de tocar vc tocar conseguir ficar relaxado e nao ficar travado...

    Espontaneidade e muito importante na hora de tocar...

    Nao da pra ficar forcando...

    violoeiro
    Veterano
    # out/04
    · votar


    kinsler onde vc mora cara? Gostaria de ter aulas com esse teu professor ae. Tá pagando quanto nas aulas?

    wesleyw8
    Veterano
    # out/04
    · votar


    aff, de comeco naum concordo com nada q vc fala, em primeiro lugar , comecar com musicas bobinhas e com cifra e com tablatura e naum ter aula teorica eh a pior coisa q se pode ter.......se vc eh professor vc decide :
    50 alunos podrao ou 5 alunos super fodeishon

    se comecar com tablatura e essas droga de cifra os alunos vao ficar criando mtos e mtos vicios , e eh mto dificil de tirar e talz....

    ah e estudar 1 hora por dia eh o basico , se todos os alunos de onde eu faco aula estudassem uma hr por dia aonde eu estudo os cara iam toca pra caramba e talz....

    eh soh isso soh...flw

    kinsler
    Veterano
    # out/04
    · votar


    wesleyw8
    Concordo com você que começar com cifras não é o mais adequado, porém, eu mesmo posso te citar exemplos de pessoas que iniciaram com teoria musical, exercícios para mão esquerda, exercícios para mão direita, escalas e tal.. e nada de música pra relachar e incentivar, e dois mêses, e o cara parou de tocar... tenho uma colega que tocou piano muitos anos, sempre neste rítmo formal - estudo/técnica/evolução - hoje ela nem quer saber mais do instrumento, simplesmente enjoou (agora ela quer aprender cifras e tablaturas para tocar algumas músicas que ele gosta no violão)... dia desses assisti uma entrevista de um cara que definiu muito bem este tipo de coisa, o nome dele é Urbano Medeiros - músico saxofonista - ele disse:

    "uma coisa é ser músico, outra é ser filho da pauta"

    hehehersrsrsr - filho da pauta !!!- achei essa definição muito interessante. Acho que a beleza da música reside no fato de que ela carrega em si mesma uma grande dialética: ser extremamente métrica (física/matemática/equações e tal) porém é essencialmente subjetiva/emotiva/sublime pois deve doravante proporcionar uma tal fruição que é simplesmente impossível de mensurar/explicar... putz! fui longe mesmo... rsrrsrs...

    Concluindo, acho que pra um cara que nunca tocou um instrumento, adulto e com a cabeça já cheia de barreiras e tal, é importante o estímulo pra não perder o fio da meada, saca? acho que dá pra fazer um paralelo com aprender um novo idioma: ninguém começa estudando gramática e estrutura da linguagem e tal.. hoje o lance é a imersão na lingua - ouvir/falar/ler/escrever - preferencialmente neste sentido. Seria semelhante ao processo natural de aprendizado do ser humano. Nascemos e aprendemos por imitação, ouvindo, nos divertindo, ludicamente... ((((o))))kinsler

    kinsler
    Veterano
    # out/04
    · votar


    violoeiro
    cara me passa teu e-mail pra podemos trocar informações...
    ((((o))))kinsler

    violoeiro
    Veterano
    # out/04
    · votar


    kinsler
    grfunari@hotmail.com

    kinsler
    Veterano
    # out/04
    · votar


    valeu violoeiro,
    eu tinha um email pessoal do ig porém lotou de span e desisti... tenho o email do trampo e na 2a te envio uma mensagem... belê...((((o))))

    violoeiro
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Sem problemas...

    Adrianodevil
    Veterano
    # out/04 · Editado por: Adrianodevil
    · votar


    kinsler

    Amigo eu até tenho uma coluna no site Brasil Guitarra...

    Na minha coluna explico algumas coisas a que você deve se prender para que o seu tempo de estudo (mesmo que ele seja de apenas uma hora como no seu caso) valha bem mais do que horas e horas inadequadas.

    O endereço do site é http://www. brasilguitarra. ar.gs/

    (É só juntar o endereço tirando os espaços)
    ]http://www.********************/
    [/url]

    É só entrar lá e ir na seção de colunas. Lembrando a todos que no começar deste novo mês teremos um novo artigo.

    Espero que tenha lhe ajudado amigo.

    Abraços

    kinsler
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Adrianodevil
    Valeu mesmo cara. Tua coluna traz umas dicas bem legais. Lá você fala de duas horas diárias no mínimo né... bem vou me virar com minha uma horinha msm... Acho que é muito difícil conseguir a concentração necessária sempre. Ainda mais com filho RN e tal... Eu admiro certas pessoas que param pra estudar algo no meio da maior bagunça, barulho, agito e tal, e - incrível - conseguem realmente isolar-se e obter bons rendimentos. Pra mim tem que ter silêncio e paz - como você bem disse em sua coluna, né? - aí sim consigo bons resultados. Bem de qualquer forma, vou conciliando o tempo de calmaria que sempre vem depois das tempestades... e assim vamos levando... e curtindo...

    violoeiro
    Eu te enviei um email com algumas informações.

    ((((o)))) kinsler

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Interessante a discussão, mas creio que ela repousa em tópicos principais:

    1) Tempo x qualidade do estudo

    Hoje, para todos a vida é corrida. Estudo (acadêmico, para concurso, para atualização profissional, para cultura geral, para informação, o que incluiu até mesmo tempo para leitura de revistas e assistir jornais...), trabalho, com jornadas cada vez mais flexíveis de um lado, mas que ultrapassam as 8 horas diárias de outro, academia ou atividade física (que virou obrigatória como sinônimo de saúde), são variáveis que tornam o tempo escasso para a música, especialmente quando ela se constitui em um hobby.
    Estou aprendendo acordeon, faz menos de 2 meses. Pego diariamente meia hora no intervalo de almoço e de meia hora a 40 minutos durante a noite (já que não disponho de isolamento acústico), e consegui perceber evolução. Ou seja, acho que no início é preciso FOCO e DISCIPLINA.
    Mesmo porque, estudos científicos da área educacional demonstram que o ser humano tem uma capacidade limitada de manter a concentração, sem dispersar e assimilando com maior eficiência os conteúdos. Tem ainda as limitações físicas, como cansaço dos braços, dos dedos, peso do instrumento, etc. Creio que treinar mais do que 2 horas seguidas seja até improdutivo, além de ser um tempo que poucos tem como privilégio atualmente.

    2) O segundo item diz respeito ao método.

    Ora, treinar as técnicas, postura, posição dos dedos e a teoria é imprescindível, especialmente no início. Mas creio que após um tempo, o que motiva o aluno é a possibilidade de tocar algo realmente, mesmo que não seja de forma perfeita. Parece que demonstrar o conhecimento parece ser um dos sinais da evolução mais recompensadores. Por isso, incluir cifras, tablatura ou outros métodos que ajudem a aliviar a formalidade do estudo, pode ser um aspecto motivador, tomando os devidos cuidados.

    Natanael Gama
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Taura Teatino

    Opa!
    Na verdade há varios fatores reais que influenciam, como por exemplo disposição. Quando estou cansado posso ter tempo que nem olho pra lado de violão, se a gent não estiver com cabeça pra musica não adianta.. Fica mais um robo dedilhando do que a gente realmente aprendendo.
    15 minutos bem dedicados as vezes vale mais que horas sem interesse.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tempo de Estudo/Dedicação/Evolução