Violão: Dom x Dedicação

    Autor Mensagem
    Maatheeuuss
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Maatheeuuss


    Galera, o que vocês acham dessa questão? Tem gente que toca há 5 anos e você não vê uma projeção, isto é, você não tem em o quê se apegar para falar que esse cara vai longe. Já tem gente que toca há apenas 1 ano e você já vê que ele consegue fazer acordes complicados, tem uma rítmica perfeita, ou seja, um promisso na área, tendo uma coisa a mais que os outros. Vocês acham que é questão de dedicação, ou tem esse lado da dádiva mesmo, uma qualidade que aflora naturalmente?

    alexandrecoppo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Maatheeuuss

    kra tipo uns 90% é dedicaçao ninguem vai a lugar nenhum só com o dom (facilidade de aprender né) se tem gente q com menos de 1 ano ja ta foda é pq se dedico mto mais q o outro exemplo entende

    flw abraços!!!

    slow134
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Maatheeuuss

    Não adianta nada ter dom mas não ter dedicação. Se a pessoa tem dedicação com certeza ela vai se destacar.

    Tgo_Paes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Galera não adianta, um completa o outro e fim de papo!

    O lance de ter o dom é essencial para um bom musico, independentemente do instrumento que o cara vai tocar, isso é o tar do DOM MUSICAL.

    Já a pratica, é em cima de um instrumento especifico, o qual vc se identificou e começou a tocar, com ela vc vai tendo um maior conhecimento sobre o instrumento e assim ficando cada vez melhor!

    Maatheeuuss
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Maatheeuuss
    · votar


    Uma certa vez eu ouvi a seguinte frase em um animê que trata o tema música: "No mundo da música o esforço supera o talento", daí acabei criando esse tópico para ver a opinião de vocês. Prá quem quiser saber, o animê se chama Beck

    Zenicola
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Quando eu era pequeno diziam que eu tinha "DOM" para instrumentos. Cresci com isso, tenho 70% de DOM e 30% de teoria, pratica e tal. Eu acho que o DOM é 70% do caminho. Agora, ralação é fundamental...

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Maatheeuuss

    Rapaz, claro que algumas pessoas tem mais facilidades pra desempenhar alguma atividade do que outras! Você percebe isso no esporte de rendimento! As vezes o cara tem uma genética boa por exemplo, li que o nadador Phelps produz menos ácido lático que o normal, o que o deixa com menos fadiga muscular, por isso vemos ele nadando rápido, facilmente, sem esforço. Claro que ele treina muito mas tem um diferencial a seu favor. Você ver muitos quenianos ganhando maratonas, por quê?Não sei se é só genética por que vi na TV uma reportagem dum grupo que treina muito... Tem um músico que compos mesmo surdo, acho que foi Bethoven, não sei... Como explicar isso?

    Ja fiz natação, queria entrar pra equipe de rendimento, mas eu não tinha rendimento suficiente rsrs Então eu treinei muitooo e consegui entrar na equipe, ralei muito na equipe, observei que alguns(as) colegas tinham muita facilidade ao nadar, tinha cara que detestava os treinos e fazia ate rebeldia enquanto eu me matava, claro que a técnica(seja no esporte, seja no instrumento) é importante pra não se matar sem se desenvolver mas eu tive um resultado que me satisfes porem eu treinei feito um maluco, alguns colegas que não eram da equipe me disseram que eu era maluco rsrs

    Moral da estória: " Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

    Tgo_Paes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu acho que grande parte é DOM, pq eu toco na noite, e conheço um monte de bebados que tocam mto mto mto mto mto mto mto bem e jamais fizeram uma aula, ou ficaram em casa tocando violão.

    Mas vale destacar que cada caso é um caso! ;)

    Maatheeuuss
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Sem dúvida nenhuma essa é uma questão que dá um bom pano prá manga

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Tgo_Paes

    Colé vei (desculpe pelo uso da escrita não formal mas soube que a palavra piriguete vai pro dicionario...rsrs)

    conheço um monte de bebados que tocam mto mto mto mto mto mto mto bem e jamais fizeram uma aula, ou ficaram em casa tocando violão.

    Eu também nunca fiz aula de violão mas se eu ficasse bebado e jamais fizeram uma aula jamais, nunca, tocasse em casa violão e DE REPENTE tocam mto mto mto mto mto mto mto bem
    e de repente eu tocasse muito muito MUITOOOOOOOOO NA NOITE, eu não ia achar que era milagre mas sim o poder da Katchia, desculpem as Cátias mas é o poder da Katchiaçaaa.

    Quem quizer aprender violão, saltar de para quedas, pilotar avião ou ser astronalta como Marcos Pontes, pode realizar seu sonho, só depende do seu esforço! Se alguém conseguiu por que outro normal e mortal não conseguirá? Agora coisas para normais como não tocar violão em casa e de repente toma umas e outras e virar um profissional infelizmente não consigo... :(

    Uso óculos e algumas pessoas brincam comigo dizendo que parece o Harie Poter, outras dizem que é o Super Man, quem sabe quando eu descobrir qual dos dois eu sou eu consiga tal proeza...

    Tgo_Paes
    Desculpe as brincadeiras rsrs

    Tgo_Paes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    amador_ssa

    Acho que usei as palavras erradas, mas como eu disse cada caso é um caso, tem um camarada meu que nunca fez aula, aprendeu vendo o pai dele tocar, o pai dele sim fez mta aula, é mestre de violão, e ambos juram de pé junto q o Sr. Novaes nunca deu uma aula para os Fabricio, só mente alguma dicas, basicas, e ele desenvolveu o resto sozinho.

    Eu acho que é ai que entra a questão do dom, eu tbm nunca fiz aula com ninguém, só peguei dicas e prestei mta atenção nos outros que já sabiam tocar.

    Minha dedicação foi fundamental e o dom foi essencial, pois ele é quem nos motiva a nunca desistir de tentar!

    Acho que essa é a diferença de uma para o outro!

    dom de Deus
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu acredito no ``dom de Deus.´´

    dom de Deus
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tenho um colega que toca a quarenta ano e nem violão tem.
    tem vz que ele passa semanas sem toca.
    tiro o chapéu pra ele.

    é relaxado nem violão tem, mas toca pra caramba.
    aprendeu na raça.


    99 porcento das pessoa que eu conheço que aprenderam na raça por mais que elas tenha o dom, elas choramiguão no meu ouvido reclamando que aprendeu sozinho e se tivesse tidos aulas teriam tidos mais sucessos.

    esse colega meu por falta de hulmildade recusou a aprender com um músico as teoria básica, só por que o músico disse que ele não sabia tocar.

    tbm o homem não sabe que é um B7,A7,F#,A#, faz uma porção de acorde e não sabe o nome dos acorde ,

    dom de Deus
    Veterano
    # set/11
    · votar


    pelo visto nem tem interesse. ofereci ajuda o homem não falou nada, lavo minhas mão.

    que ele toca, toca pra caramba.

    dom de Deus
    Veterano
    # set/11
    · votar


    ``não acredito´´


    virei veterano. rsrsrsrs.

    David Vampiro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Não acredito em dom....

    Emannuel_Guitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Cara, eu toco já faz uns anos e só agora percebi que não sei quase nada sobre guitarra. Tenho prática, acredito que tenho tudo pra ser um bom guitarrista, pois meu pai também é guitarrista e aprendeu tudo sozinho (porque ele se dedicou). Se eu tenho dom ou não, eu não sei, mas agora eu me toquei e finalmente estou correndo atrás. Tô estudando, buscando aprender com outros guitarristas mais experientes, sempre assistindo as vídeo-aulas do Cifra Club, essas coisas... E acho que só nesse ano aprendi muito, coisas que eu não tinha noção nenhuma.

    Na minha opinião, existe dom sim, mas se você não se dedicar ao instrumento que você toca, vai ficar sempre na mesma! E terá que correr atrás como eu estou correndo agora.

    Estudar nunca será ruim para ninguém, ainda mais no campo da música.

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    dom de Deus

    Parabens pelo seu novo posto... Aproveita e me diz como funciona essas promoções? É só por antiguidade ou por merecimento também? Eu ainda sou um membro subalterno rsrs

    Ah eu também acredito no dom de Deus, sou cristão.

    O que eu acho é o seguinte: Todos nós temos facilidade em fazer algo e dificuldade em outras coisas. Na escola sempre tem os que são melhores em exatas, fracos em humanas ou vice versa, os bons em tudo os ruins em tudo (ai é um caso diferente).

    Claro que muita gente tem facilidade em aprender um instrumento musical mesmo sem aulas mas quero deixar claro para os iniciantes que tão sentindo dificuldade em aprender, que não desistam, que não pensem que não tem o dom, e mesmo se não tiverem o dom... São capazes!

    dom de Deus
    Veterano
    # set/11 · Editado por: dom de Deus
    · votar


    amador_ssa

    Parabens pelo seu novo posto.

    obrigado.


    (então é por tempo não muito tempo, pra virar veterano foi em torno dois anos e oito messes)

    o que demorou mesmo foi virar menbro. É que a anciedade distancia o tempo.

    quem é ``membro novato não vê a hora de vira membro´´ então é ai onde a ansiedade trabalha e distancia as coisa.

    xavy
    Veterano
    # set/11
    · votar


    dom de Deus

    rsrs eu até assustei quando vi que era Membro rsrs

    dom de Deus
    Veterano
    # set/11
    · votar


    xavy

    é mesmo agora que percebi que vc virou membro....

    faz tempo que virou membro?

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    dom de Deus

    Falou então man. Ops quero dizer: SIM SENHOR CORONEL !!! rsrs

    Eu nem vou ficar ancioso, não tenho nem 3 meses de cadastro, dois anos e oito meses....pow eu nem to contando. Espero completar o ciclo também!

    xavy
    Veterano
    # set/11
    · votar


    dom de Deus
    deve ter uns dois meses que o pessoal "promoveu" uma leva de "novatos" do ano 2010 rsrs

    mas sem fugir do assunto, o dom fornecido por Deus conta bastante, mas se a pessoa tem interesse e dedicação, consegue alcançar seus objetivos da mesma maneira.

    Boa sorte a todos que possuem a vontade de tocar algum instrumento, e deixo aqui a frase que coloquei no perfil do Forum:

    "Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música." Aldous Huxley

    Wótila Carneiro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu não acho que eu tenho talento, mas com meu esforço e força de vontade eu já arranho 4 músicas. Músicas que possuem até pestana. Tempo Perdido (Legião Urbana), Sábado de Sol (Mamonas Assassinas), Na Sua Estante (Pitty) e Knocking on Heavens Door (Gun's). Lógico que ainda toco com a dificuldade inicial que todos tem, mas eu acho que é um pouco dos dois, quem não tem talento, vence pelo esforço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão: Dom x Dedicação