Pq o som "disperça" quando toca forte?

Autor Mensagem
skate_na_raça
Veterano
# out/04


O povo, o meu violao é Tonante, ele veio com corda d aço, agora a acorda é Gianinni d uma linha pra MPB, e quando eu coloquei a corda eu era novato (faz um ano e alguns meses), e dpois q eu coloquei as cordas eu cortei com tisoura o q restava delas, ou seja, é bem provavel q eu nao tenha colocado direito a corda. Eu ja cheguei a tirar todas as cordas e a recolocar (pra limpar a sujeira q acumulou nos trastes), e eu percebo q as 3 primeiras cordas (as tres mais grossas) disperçam o som! Sai um som estranho se eu fasso batida muito forte, ou se eu dedilho muito forte. Me expliquem isso e me falem se eu devo colocar cordas d aço.

Valeus

thifm
Veterano
# out/04
· votar


Cara, tah na hora de trocar essas cordas!!

Alguém
Veterano
# out/04
· votar


Como assim dispersam o som? Tem como dar mais detalhes?

skate_na_raça
Veterano
# out/04
· votar


Alguém
O som ele... sei la, se eu toco muito forte ele meio q faz um "zumbido"... Mas é só se eu tocar a corda solta... pq se eu apertar ela, o som sai certo.

skate_na_raça
Veterano
# out/04 · Editado por: skate_na_raça
· votar


thifm
Se troca a corda d acordo com o tempo q ela ta no violao ou d acordo com o estado dela? Putz, eu ia colocar uma d aço... mas ai quando eu cheguei no shopping continental, de Osasco, pra comprar, a loja tinha fechado. Agora eu vo esperar ate algum dia q eu va la pros lados da Santa Efigenia, ou da Teodoro.

Gabriel Anjos
Veterano
# out/04
· votar


talvez essa dispersão que o cara fala é trastejamento...

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


skate_na_raça

Esse probleminha é devido ao seu maravilhoso instrumento!!

Compre um novo! logo!!!

abraços!

skate_na_raça
Veterano
# out/04
· votar


talvez essa dispersão que o cara fala é trastejamento...
Q isso?

skate_na_raça
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior
Ixi... se eu for comprar alguma coisa vai ser daqui a uns meses, e vai ser uma guitarra.

Gabriel Anjos
Veterano
# out/04
· votar


skate_na_raça
é tipo quando a corda fica batendo nos trastes...

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


skate_na_raça
Melhor entao ! mas nao vai comprar uma guitarra tonante ou jenifer tb hein!

Wilson Fisk
Veterano
# out/04
· votar


Independente da troca de cordas, quanto tempo tem esse violão? Verifique se não tem nada frouxo que possa estar vibrando, tipo tarraxas. Verifique também se o cavalete não está descolando - muito comum nos Tonante - que também produz vibração e dificulta (ainda mais!) a afinação. Confira o estado geral dos trastes também, veja se estão muito marcados, com sulcos. Verifique se não existem rachaduras na madeira. Se tudo isso estiver ok e mesmo trocando as cordas o problema persistir, chame um exorcista.

skate_na_raça
Veterano
# out/04
· votar


Gabriel Anjos
Isso ae!

skate_na_raça
Veterano
# out/04
· votar


Verifique também se o cavalete não está descolando
Desculpe minha ignorancia ignorante mas... o q é isso?

skate_na_raça
Veterano
# out/04
· votar


Wilson Fisk
Putz veio... eu acho melhor logo, mostar pro meu fessor d guitarra =].

Wilson Fisk
Veterano
# out/04
· votar


Cavalete é a peça onde se prendem as cordas, geralmente colado no tampo do violão. Todos meus Tonante tiveram problemas no cavalete. Uma solução para isso é usar um cordal, que é uma armação metálica para prender as cordas.

E, se seu violão está trastejando, provavelmente ele esteja com esse problema. Verifique o estado do rastilho (peça plástica encaixada no cavalete, onde as cordas se apoiam), pois estando muito baixo, inclinado ou desgastado pode causar trastejamento.

Victor Cezar Cobain
Veterano
# out/04
· votar


skate_na_raça
Melhor entao ! mas nao vai comprar uma guitarra tonante ou jenifer tb hein!

uehueheuheuheuaiahaiu concordo XD

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior

hehehe...

thifm
Veterano
# out/04
· votar


skate_na_raça
Depende de diversos fatores. Se vc transpira demais nas maos, as cordas duram menos. Depende de quanto tempo vc toca por dia, quantas vezes por semana...

Voce, com o tempo, percebe que as cordas perderam o timbre... vai da sensibilidade de cada um....
É claro que voce nao vai deixar a corda ficar verde pra trocar... heheheh

PuNk Bass
Veterano
# out/04
· votar


skate_na_raça
O povo, o meu violao é Tonante, ele veio com corda d aço, agora a acorda é Gianinni d uma linha pra MPB, e quando eu coloquei a corda eu era novato (faz um ano e alguns meses), e dpois q eu coloquei as cordas eu cortei com tisoura o q restava delas, ou seja, é bem provavel q eu nao tenha colocado direito a corda.
Peraí, vc tah há um ano com o mesmo jogo de cordas?

skate_na_raça
Veterano
# out/04
· votar


PuNk Bass

Peraí, vc tah há um ano com o mesmo jogo de cordas?

hehe, to =]. Tem q trocar? (Huauauahua, q pergunta besta!)
Eu me explico: Poxa, eu nunca vo em loja q vend corda d violao... é bem dificil eu ir... a uma semana atras eu fui no shopping continental pra comprar corda nova... cheguei la a loja tava fechada... seis diviam ver minha tristesa quando eu vio q no lugar abriu uma loja d brinquedos infantis =[.


thifm


Depende de diversos fatores. Se vc transpira demais nas maos, as cordas duram menos. Depende de quanto tempo vc toca por dia, quantas vezes por semana...

Voce, com o tempo, percebe que as cordas perderam o timbre... vai da sensibilidade de cada um....
É claro que voce nao vai deixar a corda ficar verde pra trocar... heheheh


Puta veio.. eu toco muito por semana (sem malicia). Transpiro bastante, toco umas 5 horas por dia + ou - (quando eu estou muito impolgado, ou quando eu resolvo estudar).

skate_na_raça
Veterano
# out/04
· votar


Wilson Fisk
Eu acho q o rastilho do meu violao ta um pouco gasto... Q q eu tenho q fazer? mandar pra luthier?

Volrath
Veterano
# out/04
· votar


sei q n tem nd a ve com o topico, mas vo aproveita pq vcs falaram lah em cima de trastejamento... tipo, tenho um violaum q sofreu isso... ai comprei um novo.... mas o velho ainda tah aqui, tem como eu concerta ele???

Wilson Fisk
Veterano
# out/04
· votar


skate_na_raça

Calma, primeiro veja se você mesmo não pode consertar. Já se certificou que o cavalete não está descolando, certo? Também não existem sulcos nos trastes, ok? Confira a altura das cordas, em relação aos trastes, pressionando, por exemplo, a 6a. corda na última casa. A corda não deve tocar os demais trastes, pois se isso acontecer ou seu braço está empenado negativamente (pouco provável) ou os trastes estão irregulares e precisam ser retificados. Mas se ele passar no teste, tente trocar o rastilho, que no caso dos Tonante é fácil de descolar e substituir. Se tiver dificuldade, peça para um amigo mais experiente ou mesmo para seu professor ajudar na avaliação.

Volrath

Dê uma olhada nesse link:
http://www.edmarluighi.com.br/dicas_24-defeitos_parte_IV.asp

Volrath
Veterano
# out/04
· votar


Wilson Fisk
valew kra

kinsler
Veterano
# out/04
· votar


Volrath

Eu tinha um Di giogio 1987 (o "deer" do meu irmão levou) e alumas cordas trastejavam também. Eu não levei em nenhum lugar à princípio. Simplesmente peguei uma lima não muito grossa e desbastei um pouco as trastes que notei estavam batendo - só um pouco! sem tirar as cordas- só levantando elas com uma mão e passando a lima com a outra. Agora não pode detonar com a traste, senão não vai dar suporte para as cordas... Agora comprei um Eagle preto - sinceramente - tenho saudade do Di giogio... ele dava um som mais cheio, gostoso, sei lá - acho que quando este Eagle maturar bem vai melhorar, né???

Aproveitanto, sou meio novato na arte do violão comecei ha um ano e meio e estou fisgado mesmo. queria perguntar exatamente isso - um violão de boa qualidade melhora o som com o tempo? ou é questão de me acostumar com o som diferente de um violão bom também, porém diferente????
___
{ o}=====\ \

1 abraço a todos

Bkyb
Veterano
# out/04
· votar


tipo eu tive o mesmo probleminha com o meu detonante 105.NO meu o problema estava nas tarrachas(que por acaso eu ainda nao arrumei,mas ,ok).

skate_na_raça
Veterano
# out/04
· votar


Bkyb
Puta veio... eu tenho q ver essas tarrachas. Elas sao d um plastico aprentemente, vagabundo.


Wilson Fisk
Ixi... eu fiz o barato d apertar a 6ª corda na ultima casa, e parece q ta encostando (a corda), em outras casas... Q q é suco nos trastes??Os meus trastes estao apenas meio gastos... tipo, eles estao "perdendo a cor"...

Tuarelli
Veterano
# out/04
· votar


Isso aí! Vê se nao compra guitarra Tonante ou Jennifer! Compra uma Gianini/Tagima/Golden/Condor/Fender(Squier) mas NÃO, EM HIPÓTESE NENHUMA compre TONANTE ou JENNIFER!

skate_na_raça
Veterano
# out/04
· votar


Tuarelli
Vo compra uma Fender Squire série california... Vo compra uma toda branca e vo da o nome de Isabela ( q nem o hendrix =])

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pq o som "disperça" quando toca forte?