Quem toca violão clássico na postura correta?

Autor Mensagem
Bráulio Bosi
Veterano
# set/04
· votar

Al Majíd

kra... hj eu tava na aula de Clássico... e tava com uma baita dor nas costas por causa de mal jeito mesmo qdo dormi e tals... adivinha o q solucionou meu problema?? o Banquinho salvador da pátria :P enfim vi utilidade... eu sempre tentei toamr cuidado com postura, mas hj vi que com o banquinho facilita tudo, e naum precisa ficar se controlando pois vc se ajusta sozim com o banco =)

Johnny
Veterano
# set/04
· votar

Abra o Livro Iniciação ao Violão de Henrique Pinto e nas primeiras páginas está mencionada a postura! Resumindo... é fundamental!!!

Johnny
Veterano
# set/04
· votar

Adrianodevil

já começou errado pela postura, certo?

Greenwood
Veterano
# set/04 · Editado por: Greenwood
· votar

Todos

Calma... calma... Muita calma.

Este fórum é marcado pela pluralidade de gostos e estilos, e em se tratando de música o caminho para a harmonia é este mesmo.

Agora vejo uma dissonância neste tópico. E gostaria de convidá-los a largar a unilateralidade e pensar de uma forma diferente:

Como os violonistas POP, ROCK, BLUES E FOLK devem tocar, considerando que possuem um violão com cordas de aço?

Por favor, respondam apenas os que têm experiência no assunto que mencionei!

Al Majíd
Veterano
# set/04
· votar

Bráulio Bosi

Pois é cara. A gente não leva muito a sério este negócio de postura, mas a coisa realmente tem uma certa importância. :D

anonimo_83
Veterano
# set/04
· votar

Greenwood

respondendo a sua pergunta....

para o violão com cordas de aço a postura deveria ser a mesma! pois tudo ficaria mais confortável de se fazer, mas na maioria das vezes por descuido, pouco caso com a didática e por não haver uma necessidade técnica muito grande o cara toca do jeito que quer!!

Outra coisa! repare que quanto mais técnico é o guitarrista mais ele toca com a guitarra pra cima! ou seja mais curta é a alça! pq? justamente porque fica mais confortável de se tocar e por consequencia executar passagens mais difíceis!!!

Abraços!

MacCa
Veterano
# set/04
· votar

Isso mesmo. Eu não sou um guitarrista super técnico, mas uso minha guitarra na altura do peito (entre ele e o abdômen), porque eu observei que é bem mais fácil alcançar as últimas casas e utilizar o movimento do pulso de maneira mais eficaz pra minha pegada. Dá pra tocar tudo assim: Beatles (só com a guitarra nessa altura que eu consigo fazer as acentuações que o Georege fazia de maneira eficaz), solos mais rápidos, além de ser mais confortável pra minhas costas.

Greenwood
Veterano
# set/04
· votar

Balbino Junior

Ok... Thanks!

Sempre tive dúvidas quanto a isto. Vou experimentar hj mesmo. Postarei os resultados.

Loreta
Veterano
# set/04
· votar

Ninguém citou o fato de ter q contar o tempo com o pé. Bem eu apoio o violão na perna direita e uso um apoio mais alto p/ meu pé direito no qual conto o tempo . Bem... tenho uma visão superficail do braço e fico lendo a partitura. Depois q decoro a partitura fico de olho no braço e aí consulto a partitura qdo necessário! As vezes sinto dor no braço direito, tipo naquele "nervo" do braço principalemte qdo estudo arpejos!!! tipo uma meia hora já é o suficiente. Pq?

Dave Murray
Veterano
# set/04
· votar

pows.. comecei a ler esse topic.. nunca fiz aula de violao classico nem nd ( alias, nem violao eu tenho.. comecei direto na guitar.. ) mas desde q comecei, "autimaticamente" jah comecei a apoiar o intrumento na perna esquerda... mesmo sem saber de postura e talz.. ainda acho bem mais confortavel de tocar...

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar

Loreta

1º- pq contar o tempo com o pé?? eu nunca vi ninguém que estivesse tirando uma musica conseguir manter a pulsação com esse método de bater o pé para fazer a contagem, em todos os casos que eu vi o aluno ou estudante acaba se perdendo na pulsação! procure usar o metronomo mesmo e se não tiver outro jeito conte verbalmente tipo 1 e 2 e 3 e 4 e (compasso quaternário!) e assim por diante! se a musica for 4/4 e tiver muitas semicolcheias passe então a contar as colcheias, dividindo assim ainda mais o tempo, para que não tenha dificuldades!!!

2º- Se sentes dor no braço deve ter algo de muito errado na sua postura! qual o posicionamento da sua mão direita!? Espero que não esteja sendo enganada por algum professor maluco qual esteja forçando vc a tocar com a mão torta como estava a mão do Tárrega na foto (daí erroneamente chamado de escola tárrega), caso seja esse seu caso é isso que está te causando dor!

Vc toca as notas do polegar com unha ou sem unha?

responde ai depois eu falo mais!!!

abraços!

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar

Loreta

Voce deve estar utilizando força desnecesária para pressionar as cordas. Tocar com leveza é uma das coisas mais necessarias e difíceis na pratica de instrumentos de corda.

Bráulio Bosi
Veterano
# out/04
· votar

Balbino Junior

Vc toca as notas do polegar com unha ou sem unha?
Pow eu gosto de tocar as notas do polegar com unha tbm acho q me dá mais precisão e velocidade nas notas, na questão do timbre q a unha dá eu tbm prefiro... isso influência alguma coisa além disso?

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar

Bráulio Bosi

Poxa cara voce pode na verdade utilizar cada tecnica em uma ocasião, por exemplo para tocar choro voce utiliza um polegar mais agressivo composto de carne e unha (da uma estalada que causa um aumento de agressividade na sonoridade) enquanto na musica barroca voce utiliza um polegar composto apenas de unha com um som mais agudo e limpo. Resumindo, cada tecnica e adequada a uma situação.

Greenwood
Veterano
# out/04
· votar

Loreta

No caso destas dores que vc relatou o melhor é pedir ao seu namorado que lhe providencie uma boa massagem.

Durante este intervalo vcs podem inclusive colocar o disco da vaca do Pink Floyd pra rolar...

...maior clima!

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar

Bráulio Bosi

A questão do violão clássico! a postura correta para mão direita é justamente com o ataque do polegar com unha! porque eu perguntei! pois ainda existem pessoas ignorantes e mal informadas (o que é a mesma coisa, rs) que se utilizam de conceitos arcaicos qual o polegar nao era tocado com unha! falo isso referente a erroneamente conhecida "Escola Tárrega!" como disse nosso amigo evitaerc, isso pode variar de acordo com o que vc toca, mas se for erudito, a não ser que seja com pizzicato, tem que ser com unha mesmo!

A diferença das duas formas é justamente essas quais vc mencionou, melhor precisão e timbre, dentre conforto e sonoridade!

Quando eu perguntei a loreta sobre essa questao é porque na "escola Tárrega" os professores tendem a obrigar o aluno a ficar com a mão perpendicular as cordas ou seja! deitada! tornando-se impossível tocar com conforto e clareza no som das notas! se vc inverga a mão pra tocar, vc tensiona uma série de musculos que tendem a causar dor e desconforto!

No mais foi somente esse o motivo qual me referi ao assunto!

SoldierOfFear
Veterano
# out/04
· votar

Qual a posição certa da mão esquerda? Incluindo o polegar.

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar

Mão esquerda???

depende do acorde!!!

existe basicamente duas apresentações!

a transversal que consiste na sua mao esquerda levemente inclinada! como no acorda de la maior!

e na longitudinal! com o braço e cotovelo mais pra perto do corpo! como se fosse fazer um sol com 7+ assim

e-----2 dedo 1
b-----3 dedo 2
g-----4 dedo 3
d-----5 dedo 4

é importante que o polegar nao se apoie na parte de cima do braço do violão! em certas ocasioes ele pode vir a aparecer (principalmente a ponta do polegar) mas nunca apoiar o polegar como o Eric Clapton!

acho que tenha dado pra entender!

abraços!

Tuarelli
Veterano
# out/04
· votar

Putz... é tanta coisa...
Ainda bem que eu vou entrar logo num conservatório de música porque eu nao aguento mais ficar fazendo esses estudos irregulares hehe, e finalmente eu vou aprender a postura certa no violão clássico. :D

Luciano Crazinski
Veterano
# jun/05
· votar

Eu toquei violão popular durante anos e realmente, dói um pouco até vc se acostumar com a postura certa... parece estranho tocar certo. No começo dói, mas com o tempo você começa a perceber que com este tipo de postura (banquinho, 4 dedos de altura, posição em L, sentar na ponta de cadeira, etc) você consegue tocar por 8, 10, 14 horas por dia e não sente dores musculares... antes eu sentia dores terríveis na mão esquerda e quase fiquei com tendinite, mas como eu sempre gostei de violão, fui procurar ajuda profissional e não me arrependí.

Eduardo J Santos
Veterano
# jun/05
· votar

Uma das vantagens é a de poder tocar algumas sequencias proximas à parte central do violão sem fazer muito esforço, exemplo é um trecho do 1º movimento do Concerto de Aran Juez

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Quem toca violão clássico na postura correta?