Quem toca violão clássico na postura correta?

Autor Mensagem
Bráulio Bosi
Veterano
# set/04


Toco violão clássico a uns 5 anos... e de boa... nunca me preocupei com todo o esquema de postura, usar akele "banquinho" de apoio pro pé esquerdo, apoiar o violão do lado esquerdo e talz... só com a coluna q eu mantenho ereta pq c naum dá uma baita dor nas costas neh.... mas pra quem toca violão desse jeito, qual as vantagens que isso proporciona???... De boa acho meio estranho pq o braço fica mto afastado, fica até ruim pra ler a partitura e estar concentrado no violão ao mesmo tempo... eu sempre toco violão com as pernas cruzadas, mas alguém poderia me dizer qual a vantagem de apoiar do jeito certo?

nothing else matters
Veterano
# set/04
· votar


Bráulio Bosi
não cansar o braço e ser trardicional aos grrandes violonistas

Adrianodevil
Veterano
# set/04
· votar


Bráulio Bosi

Cara vou comentar algo aqui que não tem nada haver com suas perguntas mas que eu sempre quis falar... Muitos violonistas que tocam a muitos e muitos anos e se preocupam com postura não podem ver alguém, digamos que leigo em música clássica (como eu), que já malham o cara em relação à postura. Acho isso uma puta babaquice... O verdadeiro músico, desde os mais importantes e marcantes da música como Bach, Vivaldi e outros até os músicos como vc que pode estar lendo isso agora não se preocupam quando fazem uma obra da postura a que a mesma será executada... A música não depende de merda nenhuma de postura... Sei lá tipow eu não faço violão clássico nem nada mas arrisco tocar algumas músicas mas não me preocupo em nada com postura...

Desculpa aew estar enchendo abobrinha no seu topic cara ehhehe...

Bráulio Bosi
Veterano
# set/04
· votar


Adrianodevil

Tipo, tô ligado sobre isso... tbm num julgo alguem por sua postura nem nada... mas sim pelo som do kra c me toca ou naum, mas tô querendo saber se essa forma de tocar violão pode me trazer algumas vantagens... tipow... essa de cansar o braço eu naum fazia a menor idéia....

C alguém souber de mais alguma vantagem me digam q vô começar a prestar mais atenção...

Tuarelli
Veterano
# set/04
· votar


Eu também sempre achei ruim. Cansa o braço, fica difícil de ler a partitura... etc.

Johnny
Veterano
# set/04
· votar


Ehhh... eu também achava isso, mas depois descobri que a postura não é só questão de estética não! Infelizmente aprendi com um baita problemão nas costas e mais tarde uma tendinite no braço e mão esquerda. Isso de tocar com o violão apoiado na perna direita que deixa os tendões do braço mais tensos!

banido
Veterano
# set/04
· votar


Johnny

Hum to tocando aki e to venu que fica tipo forçando um pokinho mais o braço tocando normalmente do que na perna esquerda.Pra mim não muda em relação a dificuldade de tokar algo nas duas posições mas acho que não vai dar problemas c vc tokar na posição normal.Se desse entaum ia ter que tokar guitarra tambem na posição da perna esquerda com o banquinho?

evitaerc
Veterano
# set/04
· votar


Adrianodevil

Bom kra posso apenas ficar assustado com a sua arrogancia e falta de visão, pois voce esta dizendo que todos aqueles que desenvolveram a tecnica do instrumento são babacas, e que não sabiam de porra nenhuma, o unico fodão é você, o unico malandro que sacou que tudo que varios estudiosos descobriram ao longo de varios anos não serve para porra nenhuma, realmente isso é se achar muito bom mesmo.

Se você estudasse 10h por dia, daqui a 20 anos talvez voce fosse se arrepender do que esta falando, quando suas costas começassem a doer, e isso prejudicasse sua performance. Meu pai é violoncelista profissional a muitos anos, e apouco tempo quase teve que parar devido a um problema no ombro. Fora isso o posicionamento influi sim na sua tecnica, na velocidade com que voce faz os arpejos, as escalas, o posicionamento influi em tudo.

Quando enfrentares uma musica realmente dificil no violão e não conseguir toca-la (não se iluda, sem o posicionamento correto voce NÃO VAI CONSEGUIR TOCA-LA) talvez notes a necessidade de um professor que te corrija o posicionamento.

evitaerc
Veterano
# set/04
· votar


Adrianodevil

Refiro-me ao posicionamento correto de tudo, desde dedos, mãos, pulso, ombros, corpo. É claro que alguns influem menos na performance e outros mais, porem a longo prazo todos são importantes.

banido
Veterano
# set/04
· votar


evitaerc

E quais são as posições corretas?Isso conta soh pra violão classico?

evitaerc
Veterano
# set/04
· votar


evitaerc

Kra qualquer instrumento e tecnica possui um posicionamento adequado, o flamenco possui o seu, o classico tbm. O posicionamento correto é um conjunto de convenções não tão rigidas, pois minha mão não é igual a sua mão, então não podemos tocar com a mão exatamente do mesmo modo, porem dentro de uma certa faixa de erro podemos dizer que o posicionamento correto da mão é tal.

evitaerc
Veterano
# set/04
· votar


banido

O violão na perna esquerda facilita os solos (para classico), voce tem um acesso mais confortavel a todas as posições do braço do que apoiando o violão na perna direita, em peças extremamente rapidas e dificeis isso ira fazer um pouco de diferenca.

A respeito da guitarra: É outro instrumento, outra tecnica completamente diferente, toca-se em pe, não se pode comparar os dois...

banido
Veterano
# set/04
· votar


evitaerc
O violão na perna esquerda facilita os solos (para classico), voce tem um acesso mais confortavel a todas as posições do braço do que apoiando o violão na perna direita, em peças extremamente rapidas e dificeis isso ira fazer um pouco de diferenca.

A respeito da guitarra: É outro instrumento, outra tecnica completamente diferente, toca-se em pe, não se pode comparar os dois...


Humm e quem toka sentado a guita?Tipo eu quando to estudando?Será que conta esses lançes de postura?Ah seila pra mim não muda tanto pra tokar violão dos dois modos.Soh que o da perna esquerda parece que fika um poko mais descansado o braço mais seila hehe.Eu toko mais rock e tal e agora tava vendo esses estilos classicos então eu não sei muito a respeito

anonimo_83
Veterano
# set/04
· votar


É isso ai Evitaerc e Johnny

Nem vou precisar falar nada nesse tópico!!

Aqueronte
Veterano
# set/04
· votar


O lance da postura é o seguinte:vc pode sentir dificuldades no começo,mas futuramente isto influi muito, ha certos exercicios de tecnica da mão esquerda que com uma postura incorreta torna-se quase impossível de se executar,uma postura utilizando o "banquinho" tambem facilita o alcance de algumas areas instrumento, o que pode ser de grande ajuda na hora de tentar conseguir timbres novos.

Um exemplo:o estudo 1 do Carcasi que é um estudo de escalas básico torna_se bem mais facil de ser executado com a postura correta.

Uma dica: a varias regulagens desses banquinhos, basta vc ajustar ou fazer um da maneira que lhe convem.

Adrianodevil
Veterano
# set/04
· votar


evitaerc

Não quis dizer exatamente esse tipo de postura... O que eu realmente tenho raiva e de casos de que uma pessoa por exemplo que toca um ritmo ou algo totalmente fora do padrão de música clássica toca sem a postura adequada e aparece neguinho criticando... Isso eu acho extremamente ridículo...

Bom kra posso apenas ficar assustado com a sua arrogancia e falta de visão, pois voce esta dizendo que todos aqueles que desenvolveram a tecnica do instrumento são babacas, e que não sabiam de porra nenhuma, o unico fodão é você, o unico malandro que sacou que tudo que varios estudiosos descobriram ao longo de varios anos não serve para porra nenhuma, realmente isso é se achar muito bom mesmo.

1º. Amigo arrogância?? Bom não creio que tenha ofendido a ninguém e nem agido com arrogância na minha fala...

2º. Quando vc achar no meu post que eu disse que:

todos aqueles que desenvolveram a tecnica do instrumento são babacas, e que não sabiam de porra nenhuma, o unico fodão é você, o unico malandro que sacou que tudo que varios estudiosos descobriram ao longo de varios anos não serve para porra nenhuma, realmente isso é se achar muito bom mesmo.

QUando achar isso no meu post vc poderá falar comigo... Mas por favor venha falar comigo de forma educada e não seja medíocre a ponto de TIRAR PALAVRAS INEXISTENTES de uma frase ou até mesmo INVENTÁ-LAS...

Obrigado... =)

evitaerc
Veterano
# set/04
· votar


Adrianodevil

Não disse que você falou nada isso, foi uma hiperbole, apenas isso, meu texto tambem possuiu um leve grau de ironização, por isso peço desculpas.

Você ofendeu as pessoas que seguem algum posicionamento ensinado de algum instrumento, sua postura foi arrogante sim, arrogante com toda a tecnica de varios instrumentos que foi desenvolvida durante varios anos, pois voce chamou tudo isso de BABAQUICE. Por fazer isso, querendo ou não, voce se coloca numa posição de igualdade com todos os pioneiros do violão, pois voce soube dizer que tudo aquilo que eles convencionaram não passa de regras babacas e sem sentido.

Daniel

Adrianodevil
Veterano
# set/04
· votar


evitaerc

Você ofendeu as pessoas que seguem algum posicionamento ensinado de algum instrumento, sua postura foi arrogante sim, arrogante com toda a tecnica de varios instrumentos que foi desenvolvida durante varios anos, pois voce chamou tudo isso de BABAQUICE. Por fazer isso, querendo ou não, voce se coloca numa posição de igualdade com todos os pioneiros do violão, pois voce soube dizer que tudo aquilo que eles convencionaram não passa de regras babacas e sem sentido.


CAda um interpreta a minha frase como quiser mas não foi isso que eu quis dizer...

evitaerc
Veterano
# set/04
· votar


Adrianodevil

Então o que foi que voce quis dizer??

Adrianodevil
Veterano
# set/04
· votar


evitaerc

Por exemplo no fórum de música erudita que apareceu um video do Andreas Kisser do Sepultura tocando uma música clássica os caras malharam ele por causa da postura... É disso que eu tenho raiva... Essa postura a que vc diz pode realmente trazer várias vantagens, mas só pq o cara toca fora dessa postura não quer dizer que ele seja um merda concorda??

Bom não sei se fui bem claro, mas é isso que eu penso... O cara toca do jeito que quiser sakas...

Johnny
Veterano
# set/04
· votar


Adrianodevil

Eu vi esse video e a postura errada dele era o que tinha de menos errado! Que técnica horrorosa!

evitaerc
Veterano
# set/04
· votar


Adrianodevil

Kra a postura era o ultimo dos fatores, o cara estava pagando um mico terrivel, aquilo estava um pequeno estrupicio musical.

Crash
Veterano
# set/04
· votar


Qual a postura correta pra nao acarretar os problemas que o Johnny falou???

Adrianodevil
Veterano
# set/04
· votar


Johnny
evitaerc

Bom aí já é diferente, mas que muita gente questionou a postura dele questionou sim...

O que eu acho totalmente babaca é isso, talvez alguém ser criticado só pela postura a que está executando alguma obra, mas se vocês estão dizendo que a técnica era horrível aí eu teria que concordar sobre isso, mas como não conheço muito sobre violão clássica prefiro não questionar nada...

MacCa
Veterano
# set/04
· votar


evitaerc

O que ele quis dizer é que as pessoas têm livre arbítrio, e podem fazer o que quiser, desde que não prejudique ninguém (além delas mesmo). O cara toca de um jeito que foi convencionado como tosco (pela sociedade), mas cada pessoa é diferente em seu modo de ser e agir, e podem haver alguns que gostem de sons sujos (se existe gosto pra tudo).

anonimo_83
Veterano
# set/04
· votar


Adrianodevil
eu nao queria nem falar nada nesse tópico mas enfim...
o Andreas Kisser é um guitarrista tosco na minha opinião! olhe que eu falei guitarrista pois como violonista nem se fala, qualquer aluninho meu faz melhor do que ele naquele vídeo. Com certeza a postura era o menor defeito dele! heheheh!

Sobre postura é o seguinte, temos durante muito tempo adotado uma postura para que o som se projetasse mais e o corpo pudesse ficar mais confortável para o estudo do violão que deve ser sempre feito de maneira dedicada durante no mínimo algumas horas por dia! A postura do banquinho foi aderida pelo Tárrega e assim difundida, mas tívemos outro cientista do violão que se chamava abel carlevaro, o qual sentia dores nas costas mesmo com o banquinho, então após muito tempo estudando essas possíveis causas ele desenvolveu uma segunda postura e consequente um segundo acessório, ao invés do banquinho ele criou o dinarete (nao lembro se é assim que se chama mesmo pois nunca usei) que consiste em um apoio que é acoplado ao violão por ventosas em seu lado lateral inferior qual tb é apoiado sobre a perna esquerda levantando assim o instrumento mais ao alcance da mao deixando os pés totalmente apoiados no chão sem a necessidade de se levantar a perna com o banquinho.

essas posturas implicam num melhor som e não somente a saúde do violonista, porém tb tenha esse fato como um dos fatores principais!

Mas tb não podemos deixar de citar grandes violonistas como Paul Galbraith que toca com o violão na vertical como se fosse um cello e tb o Odair Assad que toca com o violão apoiado na perna esquerda, com o propósito de deixar o violão mais horizontal possível!

So que ambos estudaram para optar por essas posições, no caso do Galbraith ele sentia dores no pulso na posição tradicional! mas de uma coisa é certo o som e a musica podem ser prejudicados se a pessoa simplesmente muda de posição sem um mínimo estudo possível! uma coisa é ser o Odair Assad e estudar anos para optar por tocar dessa forma! outra coisa é ser o Yamandu e agir por ignorancia!

Al Majíd
Veterano
# set/04
· votar


O fato de apoiarmos o violão na perna esquerda, proporciona mais segurança ao solo, pois o violão não fica "tombando" pra frente, te dando mais liberdade para o ataque às cordas. No início do meu aprendizado, achava até mesmo um pouco desconfortável, porque já me havia acostumado a apoiá-lo na perna direita. Hoje em dia é muito raro eu pegar um violão e apoiá-lo na perna direita, acho que isso nem acontece. Em relação à postura, não devemos "debruçar" em cima do violão para acompanharmos visualmente nossa mão esquerda. Haja costas!! Este negócio de postura não é frescura, mas uma forma de usarmos nossa técnica da maneira mais tranquila e confortável.

Amplexos

PuNk Bass
Veterano
# set/04
· votar


Adrianodevil
Esse video do Andreas tem disponível na net? Fiquei curioso agora

anonimo_83
Veterano
# set/04
· votar


PUNK BASS!
da uma olhada lá no forum de musica erudita que vc ve o topico sobre a merda que esse cara tocou!

AL MAjíd

Bem lembrado sobre as costas! o violão tem que estar com o tampo virado para frente e nao inclinado para que vc possa ver o braço, nem o aluno deve curvar-se para ver o braço do violão! o aluno tem que se acostumar om uma visao superficial do braço! qual atinge no máximo com uma visão de cima, os bordoes!

Abraços

Al Majíd
Veterano
# set/04
· votar


Balbino Junior

Isso aê!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem toca violão clássico na postura correta?