Violão para Canhoto

Autor Mensagem
Diogo Leonardo
Veterano
# jul/04


Olá, faz uns 5 meses que eu estou apredendo a tovar violão, com as cordas invertidas, pq eu sou canhoto!!!
Vcs acham que eu devo tocar com o modo correto? ou ficar com as cordas invertidas?
pq eu vejo muitos profissionais canhotos que tocam sem estar invertidas!!
qual a opinião de vcs!!!

GuitarHouse
Veterano
# jul/04
· votar


Diogo Leonardo
q violao q vc usa?

Tocar invertido tem vantagem. Como a maioria eh destra, dai vc nao tera probelmas em usar violao de uma amigo, etc..

mas a vantagem de vc tocar com as cordas certas pra canhoto eh q pra algumas coisas eh mais facil, tipo um dedilhado com baixos em contratempo, q vc teria q usar o mindinho, talvez

Diogo Leonardo
Veterano
# jul/04
· votar


eu toco um violão da Kashima, num sei o modelo direito!!!
isso que eu tava pensando, em tocar com os violões dos meus amigos, onde a maioria é destrar, so eu que sou canhoto!!!

Sabbath93
Veterano
# jul/04
· votar


Eu to Aprendendo violão tambem comecei a menos tempo que voce e também sou canhoto. mas eu toco do jeito normal porque pensa bem:
se voce tocar com as cordas invertidas, quando voce tiver na casa de um amigo e for tocar no violão dele,nao vai saber tocar porque ele é destro.

conte
Veterano
# jul/04
· votar


ixi eh complicado hein
eu sou canhoto , e optei por trocar as cordas, eu axo q assim eh mais facil tb, vc aprende do modo "correto" ,naum tem q ficar invertento tdo, porem tem essa desvantagem d naum poder tocar no violão da maioria das outras pessoas

Diogo Leonardo
Veterano
# jul/04
· votar


Sabbath93

vc conseue tocar assim mesmo?[b][/b]

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


Diogo Leonardo

Toque com as cordas certas pra você. Os bordões tem que ficar em cima e as mais finas em baixo. Tudo bem que até rola uma brincadeira ao contrário, mas uma brincadeira limitada. O Edgard Scandurra do Ira toca com as cordas pra destro... imagine se ele tocasse do jeito certo. Com a criatividade que ele tem eu aposto que ele seria ainda mais expressivo.

Sou canhoto também e toco dos dois jeitos, mas o melhor modo são com as cordas graves pra cima, sem dúvida!

Diogo Leonardo
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci

por isso que veio essa duvida em mim, vendo o edgars scandurra tocar.
E o Jimi Hendrix, e Paul McCartney, dos Beatles, eles tocavam como?

Leandro, vc começou tocando de que for?
invertendo as cordas, ou como se vc fosse detro?

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


Diogo Leonardo

O Jimi Hendrix e Paul McCartney tocam de maneira convencional mesmo. Eles invertem as cordas pra tocar do modo certo. Pra eles é tudo normal.

Eu comecei com um violão de um amigo que era pra destro, mas logo passei pro jeito certo, pegando emprestado o violão do meu tio. Até hoje não tenho violão he he he


Alguém tem um violão sobrando e quer fazer uma doação ???

conte
Veterano
# jul/04 · Editado por: conte
· votar


LeandroPanucci
serve ateh tonante?

Fernanda Venancio
Veterano
# mar/05
· votar


Kda um dv tokar da maneira que axar melhor, q se adptar e aprender mais fácil, indiferente se as cordas são invertidas ou naum. Eu por exemplo estou aprendendo a tokar e com as cordas invertidas mesmo, e to adorando, eh mto menos complicado.

Claudio Natureza
Veterano
# mar/05
· votar


o mais vantajoso é aprender como destro, usar a direita pra dedilhar e a esquerda pra digitar acordes e escalas.

assim vc vai virar praticamente um músico destro, e vc vai poder usar guitarras de destro, sem se ferrar na hora de comprar instrumentos próprios pra canhotos, ou tocar com corda invertida, que é mais difícil, ou inverter cordas em instrumento de destro, o que causa a má posição dos knobs e cabos, nos quais vc esbarra com o braço.

se vc vai começar ou tem pouco tempo tocando, é muiiiiito melhor.

eu sou destro mas sou obrigado a tocar como canhoto, pois sofri um acidente e perdi quase todos os movimentos dos dedos da mão esquerda, e fui obrigado a tocar com palheta na mão esquerda e digitar com a direita.

hoje tenho instrumentos de canhoto, mas é difícil de achar, raramente tem o modelo que vc quer na loja, a não ser que vc encomende.

agora mesmo eu tava cotando uma sg de canhoto pra comprar, e não tem em loja nenhuma no Rio, vou ter que encomendar.

caiomeira
Veterano
# abr/05 · Editado por: caiomeira
· votar


Meu amigo Judson Castro, que é professor de violão lá em Goiânia, defende que não há nenhuma razão para que o canhoto inverta as cordas do violão. É só pensar num pianista canhoto: ele manda inverter as teclas do piano? Para se tocar violão, as duas mãos se especializam em técnicas diferentes, mas duas mãos têm de ser boas. Aliás, todo mundo começa, na primeira vez que pega no violão, com duas "mãos esquerdas" - lembrem-se dos primeiros "ré" ou "dó" que fizeram, tendo de ajudar a colocar os dedos nas cordas com a outra mão... Eu acho que, independente de qualquer outro argumento, a necessidade de se inverter as cordas do violão para o canhoto é um mito.

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


caiomeira

exatamente o que eu disse acima, toque com o violão "normal", pois quem começa não sente diferença.

rodrigo monteiro
Veterano
# abr/05
· votar


olha, sou canhoto e toco como canhoto, com as cordas invertidas (mão esquerda no ritmo e direita nos acordes). Cara, veja o que é melhor pra VOCÊ, de qual jeito você se sente mais a vontade. Muitas pessoas podem dizer que aí você não vai poder pegar no violão dos outros, mas será que isso realmente importa...?

foreverman
Veterano
# abr/05
· votar


Acho que é muito fácil para um destro ficar criticando e dizendo como canhoto tem que tocar. Eu quando comecei tentei tocar como destro, era criança, não conseguia me adaptar e não evoluia quase nada, ficava estressado. quando passei a tocar como canhoto com as cordas invertidas corretamente com os bordoes em cima a coisa andou legal e o stress acabou.
Se não vou poder tocar no violão dos outros não me importa. O único problema e conseguir comprar instrumentos pra canhoto, mas hoje em dia ta bem melhor.

foreverman
Veterano
# abr/05
· votar


Engraçado quando vc falou do piano. quando olho o mesmo percebo que minha mao esquerda voaria no mesmo, o que nao acontece com a mao direita que empaca, acho que nunca tocaria piano pq nao poderia inverter as teclas

rodrigo monteiro
Veterano
# abr/05
· votar


concordo em gênero, número e grau!

caiomeira
Veterano
# abr/05
· votar


Não quero ter uma posição autoritária. Os argumentos que coloquei acima são baseados em coisas que ouvi de um professor que já tem muita estrada no ensino de violão e, portanto, tem experiência teórica e prática nesse assunto. O fato é que tanto no piano quanto no violão tem de se desenvolver as duas mãos. Pensar que uma é cega e a outra é boa é começar a partir de um equívoco. O bom pianista tem de voar com as duas mãos, assim como o bom violonista. Aliás, onde é que se diz que os destros têm a mão direita boa para ritmo e dedilhados, enquanto a esquerda é boa acordes? Acredito que isso seja uma convenção... É claro que cada um faz o que quer, estou 110% de acordo com isso, mas quem inverte as cordas tem de estar ciente que tem de trabalhar as duas mãos, senão vai tocar de forma limitada.

foreverman
Veterano
# abr/05
· votar


COMO VC MESMO DISSE É UMA CONVENÇÃO MAIS FEITA POR DESTROS QUE REPRESENTAM MAIS DE 80 % DA POPULAÇÃO E NÃO UMA CONVENÇÃO DE CANHOTOS. NÓS CANHOTOS NOS SENTIMOS MELHOR TOCANDO NA NOSSA CONVENÇÃO E PONTO FINAL. ENTENDO QUE MUITOS PROFESSORES PREFEREM ENSINAR DO JEITO QUE ACHAM QUE É O CERTO PRA ELES, ATÉ PQ É MUITO CÔMODO. IMAGINA SE O PROFESSOR DE FUTEBOL DO ROBERTO CARLOS OBRIGASSE ELE A CHUTAR COM A DIREITA E APOIAR O CHUTE COM A ESQUERDA, SERÁ QUE ELE HOJE ESTARIA NA SELEÇÃO? E O GARRINCHA, O GÉRSON O BRANCO .......

erica_hotts
Veterano
# abr/05
· votar


Eu sou canhota, e, pelo menos pra mim, é muito melhor tocar com as cordas invertidas para canhoto mesmo!
O mercado para canhotos veio crescendo com o tempo. Para um exemplo concreto, peguemos nossas tias-avós, que foram obrigadas pelas professoras "destras" a aprenderem a escrever com a mão direita. Hoje, isso já não existe mais! Os canhotos começaram a "ganhar maior espaço e liberade", não sendo mais vistos como "ETs".
Já que isso aconteceu, pq não sermos de fato canhotos?

caiomeira
Olha... não tô querendo te diminuir, nem nada, viu?

Abraços

SoldierOfFear2
Veterano
# abr/05
· votar


Se eu voltasse no tempo, inverteria as cordas.

Roger lopes
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# abr/05
· votar


creio eu que isso e um erro pisicologico ou posso estar enganado ,mas veja bem ,quem e canhoto tem mais facilidade para executar o violao com a posicao de um destro ,isso se for no comeco , pois eu que sou destro trabalhei muito mais a mao esquerda no braco do violao usando muito mais que a direita na boca, pois a direita e pra arpejos e batidas e a esquerda que faz o mais pesado ,vai saber se quem fez o violao nao era canhoto.... eh eh ,entao se voce e canhoto experimente aprender com a esquerda no braco ,se conseguir nao tera problemas como canjas
ou se presisar de um instrumento de alguem de repente....de qualquer forma boa sorte ,quem tem talento chega la de qualquer jeito

caiomeira
Veterano
# abr/05 · Editado por: caiomeira
· votar


Gente, dá para ver que esse assunto é controverso, e para toda coisa controversa não existe uma só resposta. VIVA A CONTROVÉRSIA, pois é assim que todos podemos amadurecer o que pensamos sobre as coisas. A minha posição é a seguinte: os canhotos que quiserem inverter as cordas, ótimo, mas o façam sabendo que terão de desenvolver as duas mãos para não tocarem de forma limitada. No violão, como em muitos outros instrumentos, o importante é coordenar e usar bem as duas mãos, e ambas as mãos realizam tarefas de precisão e não de força. De fato, a meu ver, não existe grande diferença no trabalho das duas mãos. Eu, quando comecei a tocar, pensava que quem deveria fazer os acordes deveria ser a minha mão direita, pois ela era mais hábil... Achava que era forçar a barra botar a minha mão cega, a esquerda, para fazer uma coisa muito mais difícil do que a batida...
erica_hotts
Valeu, Erica, você levantou um ponto interessantíssimo. Minha avó e meu tio são canhotos, mas foram obrigados a escrever com a mão direita. Resultado: ambos se tornaram AMBIDESTROS, escrevem tão bem com a mão direita como com a esquerda. O engraçado é que a letra da mão direita é igualzinha a da mão esquerda, nos dois! Assim, o fato de trabalhar a mão cega foi, de fato, uma vantagem para os dois, pois eles passaram a ter habilidade nas duas mãos, as duas podem realizar tarefas de precisão. No quesito da força, não, permaneceram canhotos, mas na habilidade usam tão bem uma mão como a outra. Não estou dizendo que se deve obrigar os canhotos a escrever com a mão direita (quem sabe não se deveria fazer com que os destros também escrevessem com a mão esquerda??? hehehe)
foreverman
Hehe, lembre-se que os grandes craques sempre dizem que se deve chutar com as duas pernas. Esse foi, aliás, o conselho que o Pelé deu ao Robinho do Santos, que isso faltava no jogo dele, aprender a chutar com as duas pernas. Veja bem, o cara recebe a bola na área, prontinho pra chutar, fazer o gol, correr pra galera, mas tem de mudar a bola de perna, perder tempo, aí vem o zagueiro, corta o lance, e o cara fica a ver navios... Quem já não viu essa cena no futebol tantas vezes...???

Enfim, acho que todo mundo deve mesmo é ser feliz, mas mantenho a minha afirmação que, independente do lado que se toque, é imprescindível não pensar que uma mão é melhor do que a outra, e que as duas têm de ser igualmente desenvolvidas!
Beijos e abraços em todos os violonistas canhotos!!!

caiomeira
Veterano
# abr/05 · Editado por: caiomeira
· votar


SoldierOfFear2
Se eu voltasse no tempo, inverteria as cordas.

Vc é canhoto que toca com o violão "normal" ou é canhoto que toca com as cordas invertidas?

Roger lopes
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# abr/05
· votar


infelismente nao podemos perder tempo em querer aprender com as duas maos,só aprendemos bem aquilo que definirmos,e pra quem tá comecando e pretende algo como shows ,apresentacoes ,bares e outros
se puder aprender do jeito mais usado é melhor pois já vi colegas perderem oportunidades por inverterem as cordas do seu instrumento
Numa surpresa em outro instrumento que nao seja seu, nao será nimguém. nao sou contra quem inverte as cordas e sim adimiro muito,mas o campo é pequeno e nao sabemos se um dia a coisa vai mudar, consegui muitas coisas com oportunidades repentinas de eu estar sem meu instrumento e participar de eventos com instrumentos de outros que se eu tivesse o costume de inverter as cordas eu perderia as chances .agora pense bem no que voce quer e boa sorte

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


semana passada eu fui comprar um violão de canhoto, e só tinha eagle, que é um bom violão, mas não chega a ser um violão top.

tive que comprar o único que achei, e ainda paguei mais caro.

com guitarra é a mesmíssima coisa, não rola guitarra boa pra canhoto.

a melhorzinha que eu vi foi a Tagima Zero e a Epiphone SG 400.

instrumento usado então, é raro de encontrar.

por isso eu disse que o iniciante deve se esforçar um pouquinho no início pra tocar como destro, pra não ter que portar sempre seu instrumento, o que atrasa na hora de fazer um sonzinho com a galera e só tiver violão de destro, o que vai atrasando o aprendizado, pois quanto mais vc toca mais vc aprende, além do problema de pagar mais caro e não ter opções.

ora, se eu que sou destro, aprendi a tocar como canhoto, e com palheta, pois minha mão esquerda tá com os dedos sem todos os mivimentos, será que é tão difícil para um canhoto aprender como destro?

a opção é de vcs, trabalhar um pouco mais no início e usar qualquer instrumento pro resto da vida, além de poupar grana na hora de comprar os instrumentos, pois os de canhoto são mais caros.

Marcel MSL
Veterano
# abr/05
· votar


também sou canhoto comecei invertendo as cordas do violão hoje tenho um violão egle para canhoto que já foi citado ai em cima e uma tagima 635, mas claro que ha uma grande dificuldade de se encontrar bons intrumentos como uma Fender por exemplo...
acho que pra quem está começando tanto faz, naum vai ter diferença nenhuma a naum ser quando você quiser um instrumento melhor..... e tiver que correr bastante para encontrar e pagar mais caro.hehehe
alguém ai tem uma Fender pra canhoto por acaso?!?! ! !

Marcel MSL
Veterano
# abr/05
· votar


LeandroPanucci
eu vi uma foto sua no blog da galera do cifra,
você tem uma Ibanez? que modelo ehh?

bini10
Veterano
# abr/05
· votar


daee..

eu estou começando a tocar também(canhoto) e estou no dilema se inverto ou nao as cordas..
tocando normal mesmo, sem inverter, é em q determinadas notas, é muito difícil fazer.. o dedo nao chega..hehe..
mas acho q vale a pena continuar assim.. é mais difícil, mais quando vou em algum lugar, posso tocar com o instrumento da galera...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão para Canhoto