Violão clássico / Violão popular

    Autor Mensagem
    MarkKnopfler
    Veterano
    # set/04


    Qual a diferença entre eles?

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    TODAS POSSÍVEIS!!!

    De uma busca nos tópicos anteriores!

    Luciano Crazinski
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Na minha concepção, violão popular é tocar uma música cantando um sucesso popular através de cifras e batidas ou dedilhados populares. Violão erudito é tocar com técnica clássica músicas por partitura. Quem sabe tocar das duas formas sempre faz sucesso!

    anonimo_83
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Luciano Crazinski
    A primeira forma é dispensável! hehehehe!

    Gtosco
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Violão clássico - É um som mais melódico, individual, de notas únicas.

    Violão popular - É um som mais harmônico, integral, de acordes.

    virtualpr1
    Veterano
    # set/05
    · votar


    ola galera algue tem alguma apostila esplique detalhes por detalhes eu não fasso aulas por que sou muito ocupado se alguem tiver alguma coisa eu fico agradesido.

    YES
    Veterano
    # set/05
    · votar



    Violão clássico - É um som mais melódico, individual, de notas únicas.
    Violão popular - É um som mais harmônico, integral, de acordes.


    Gtosco, me desculpe, mas essa definição não tem muito a ver não.

    Erudito está ligado à escola, ao estudo sistemático do violão e suas obras clássicas. Não importa se a música é composta por blocos de acordes ou não.

    Popular é expontâneo, sem ligação com as formas aprendidas nas escolas, está ligado à tradição e a cultura do povo.

    Uma música popular que seja digna de estudo, e que auxilie no aprimoramento do músico, passa a ser erudita. Sons de Carrilhões, por exemplo, é música popular que passou a ser estudada nas escolas e conservatórios - passou a ser erudito também.

    Já o Estudo no.1 de Vila Lobos, até no nome já indica ser uma música nascida no meio acadêmico, mas ela traz em si elementos populares... como boa parte da obra de Villa Lobos.

    Pardal
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Gtosco:

    Discordo. Violão clássico pode ser muito harmônico e arpejado. Confira o Estudo no 1 do Villa!! Há pouca melodia. Claro que existem exemplos até melhores que esse, já que Villa-Lobos é Modernista, mas ele exige técnica clássica de violão.

    YES:

    Villa-Lobos era, na verdade, um Bohêmio que não tinha formação muito acadêmica, quem tinha era a esposa dele. Aliás, se ele tivesse formação acadêmica, usaria unhas para tocar violão, e encontramos erros absurdos de escrita musical em suas partituras. São erros mesmo! Ele não sabia escrever direito mas, como era reconhecido e modernista, ninguém ousava dizer isso. Até hoje há certo "endeusamento" para com o Villa...

    A diferença essencial de clássico para popular são as técnicas; enquanto no clássico você tem a postura, a forma de segurar e apoiar o violão, e muitos exercícios para realizar e assimilar a técina, além de condicionar as mãos, no popular quase não se realizam exercícios (quando se realizam), além de possuir muito menos técnicas, sendo a diferença mais gfritante para mim o dedilhado. O que se faz com o dedilhado é muito mais importante que com a digitação, não é à toa que a mão boa é que tange as cordas!

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Não, não, não, nãããããããããão !!!

    Mas comé que explica, né?

    Faz o seguinte, Knopler: vai no "your tube" e procura por "Segovia"... isso é música erudita. Ouça atentamente.

    Então procure por "Raphael Rabello" ou "Yamandú"... isso é a escola do violão brasileiro, é popular mas é instrumental, tem muita influencia do violão erudito, etc. Ouça atentamente.

    Então procure por "João Bosco" ou "Caetano Veloso", uma música de voz e violão - Raphael Rabello e Ney Matogrosso não valem, é sacanagem. Ouça atentamente.

    Dá outra procurada na internet e baixe alguma coisa de Beethoven (não o cachorro, o compositor) de Sebastian Bach (não o cantor esganiçado, o compositor) ou Mozart... OUÇA ATENTAMENTE !!!

    Então visite esse Forum e dê uma olhada, ATENTAMENTE, leia algumas coisas:

    http://www.violao.org/index.php?showforum=2

    Só ASSIM você terá uma idéia correta das diferenças. Conhece aquele ditado zen? Você pode descrever perfeitamente uma melancia, mas jamais saberá o seu sabor se não experimentar um pedaço!

    Shining Guitar
    Veterano
    # set/06
    · votar


    basicamente em resumo violão classico trata o violão como instrumento solo (claro que temos algumas exeçoes" e o violão popular trata o violão como instrumento de acompanhamento e este geralmente tem suas coradas de aço para ter maior volume e acompanhar melhor a banda ( folk = popular, lembre de folk como folclorico)

    fabricio abreu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    legal essa iniciativa da JAM galera!!!!
    to aprendeno a improvisar ainda e num tenho mic pra grava...
    se nao tava arranhano ai umas escalas...
    to curioso pra ouvi o resultado

    Minow
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    fabricio abreu
    Tópico errado, non?

    Eduardo.Santos
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Quando se fala que Villa Lobos não sabia escrever soponho que tenha executado e "dominado" os 12 estudos para violão.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Em resumo:
    Erudito tem suas leis e regras quanto a execução, repertório e até postura, tornando algo mais preso e livre de influências, porém exige uma dedicação extra pois a música desta maneira é vista estritamente como arte.

    Popular já é algo mais livre, independente de como tocar, se ficou bom da tá valendo, porém aqui há o contraste entre música arte e a música comercial.

    Vinicius de Abreu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Sons de Carrilhões não é erudito, não.

    CarloPiccolo
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: CarloPiccolo
    · votar


    Gente violão classico é uma coisa e erudito é outra.

    Eu estudo musica popular, através do método de violão classico
    Ex: lendo partituras etc...

    Método popular seria aprender de ouvido, através de cifras etc...

    CarloPiccolo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Sons de Carrilhões não é erudito, não.

    Exatamente.

    Essa musica se estuda pelo metodo classico, porém é uma musica popular brasileira, do ritmo choro ou maxixe, depende a forma que for interpretar.

    Gabriel Messias
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    clássico eh tudo e popular quse nda

    Carla Milo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Olá. Sou nova aqui no forum e estou adorando. Gostaria de começar minha participação incormando um site muito bom sobre violão:
    www.mundoviolao.hpg.com.br

    abraço a todos,
    CArla

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão clássico / Violão popular