Autor |
Mensagem |
Jeff Rose Veterano |
# jun/04
Estou procurando cursos de violao neh ai eu vi 1 cartaz falando de 1 lugar q ensina e dizendo q ensinam Erudito e popular queria saber mais ou menso oq eh cada 1vlw
|
maggie Veterana |
# jun/04
· votar
O erudito é bem mais complexo que o popular. No popular tu vai aprender um pouco de teoria (formação de acordes, localizar as notas no braço do violão etc). Já no erudito vai aprender a ler partitura, e a parte teórica é mais puxada.
Alguns tópicos sobre erudito:
http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=4&t opic=42409
http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=4&t opic=37811
http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=4&t opic=33803
|
Jeff Rose Veterano |
# jun/04 · Editado por: Jeff Rose
· votar
entao para começar assim melhor pegar o Popular ? ou eu ja posso começar no Erudito ?
|
maggie Veterana |
# jun/04
· votar
Jeff Rose
É mais fácil. :)
|
PuNk Bass Veterano |
# jun/04
· votar
Jeff Rose
Se vc quer aprender de verdade, em teoria e prática, sugiro violão clássico, agora se está com pressa de tocar, faça o popular e depois vá para o erudito.
|
Mamonas Veterano |
# jun/04
· votar
Jeff Rose: Tanto para o popular como para o erudito, se você quiser tocar BEM vc vai aprender a ler partitura, ver cifra, teoria, etc etc. O que vai diferenciar mais para frente é o repertório.
No erudito vc vai estudar ( quando estiver no nivel) desde as obras mais antigas até as mais atuais, vai ver musica desse compositores famosos ae... no popular, vc tem uma atenção especial pro ritmo, pq o ritmo é bem "variado", cheio de contra-tempos, os acordes tem varias alterações, vc vai ver qdo começar a pegar uns acordes de MPB, Jazz...
Mas no começo, seja qual for o curso, eles vão querer te passar um conhecimento básico da teoria musical e de seu instrumento, depois de ter tocado musicas de varios estilos, vc vai escolher em qual estilo quer se aprofundar mais...
Mas tocar violão classico não impede que você toque o popular. Eu comecei fazendo aula de violão com um professor q toca violao + erudito, mas msm assim meu professor me passava musicas + conhecidas com cifras, q tocam na radio, TV, pra eu poder assimilar a linguagem musical com musicas q eu já conhecia, depois de estar mais seguro com seu instrumento, é que vc tem que se preocupar com essa divisão...
Isso é questão de gosto, não há um curso certo pra começar! E algo q eu te aconselho é a tocar tanto com os dedos como com a palheta! Valew?!
|
Jeff Rose Veterano |
# jun/04
· votar
vlw ae pessoal mais eu vo começa pelo popular mesmo pra depois passar pro erudito, pega do mais facil assim pra ja ter uma ideia brigadao ae
|
Al Majíd Veterano |
# jun/04
· votar
Jeff Rose
Isso é meio relativo, sei não. Existe o popular erudito e o erudito popular. Erudição tem a haver com profundo conhecimento em algo, em alguma área, no nosso caso, o violão. Se aprofundarmos bastante no violão popular, veremos que ele se tornará tão complexo quando o violão erudito. Para se iniciar no violão, conseguiremos resultados mais rápidos se estudarmos o violão, dito popular, porque não precisaremos aprofundar bastante de início, o que não ocorre com o erudito, que para ser bem tocado, é necessário o aprendizado de uma bagagem maior de teoria musical. Pode ser que se eu tivesse iniciado pelo violão erudito, poderia já ter desistido, por não conseguir resultados rápidos e/ou satisfatórios. Ou talvez tocasse bem melhor hoje...
Desta baboseira toda que eu falei aí em cima, quero dizer que acho melhor começar pelo popular...:D
Amplexos
|