formato das unhas

Autor Mensagem
piculo
Veterano
# abr/04


Todos violonistas fodoes q conheco(ou q jah vi tocar) usam unha grande. pergunta-se:
qual o melhor formato da unha, ou seja, como ela deve ser lixada? deixando uma ponta centralizada com os lados cortados formando quase uma ponta de triangulo(tipo uma ponta de paleta) ?

guima guita
Veterano
# abr/04
· votar


Bom piculo, acredito q o tamanho das unhas é questão de gosto, conheço pessoas que tocam muito e não usam as unha muito compridas, até pq em determinados tipos de toques/ataques, vc vai precisar usar unha & carne...
Existem alfuns métodos que ensinam a lixar as unhas, porém sozinho vc descobre como faze-lo, o ideal é lixar bem a lateral que vai entrar em contato com as cordas. Minha sufgestão é que vc lixe a unha experimentando direto no violão.

piculo
Veterano
# abr/04
· votar


guima guita

Fala cara, blz?
pois foi o q fiz. Lixei-as de forma que ficou legal p/ caramba(eu deixei com a opcao de usa-las ou naum) como uma ponta fina e bem moldada nas laterais, como uma ponta de paleta. ficou muito bom p/ tocar mas uma coisa horrivel p/ quem ve e naum me conhece e sabe do uso da unha aplicada ao violao.

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


piculo

Kra geralmente se vc deixa ela pontuda o som fica ruim, o dedo ataca lateralmente a corda , por isso a unha deve ter a curvatura bem suave e lisa (bem lixada) sem uma ponta bem definida. Pelo menos essa é a minha opinião...

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


Pelos livros que eu já li, tem dois formatos mais usados.

Esse que o pessoal falou, com a unha cortada de forma a ficar mais pontuda...

E o corte 'quadrado', que ajuda a não quebrar tão facilmente.

Cortar ela redondo deixa mais frágil. As minhas pessoalmente são mais curtas, tenho unhas fraquinhas.. :|

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


maggie

Os metodos que eu li mandam deixar arredondada, mas com a curvatura semelhante a curvatura do proprio dedo, vc deve olhar o dedo no sentido da palma pra parte de cima da mão, e as unhas devem passar um pouco da curvatura dos dedos, mas é claro que tudo isso depende de vários fatores como : gosto pessoal, cordas, instrumento, estilo musical, formação da unha (cada pessoa tem um tipo de unha diferente). Como assim quadrado?? com ela quadrada nem da pra tocar!!

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


evitaerc
Quadrada é deixando os cantinhos. Assim como tu descreveu aí. Se tirar os cantinhos dizem que pode encravar.

Johnny
Veterano
# abr/04
· votar


piculo

Cara, como já disseram, é questão de gosto!
Mas eu uso assim... as minhas unhas são arredondadas na curvatura dos próprios dedos e deixo elas com comprimento suficiente que eu possas ver apenas uma pequena linha delas vendo do ângulo oposto a elas (com a palma da mão virada para os seus olhos). A unha do polegar eu deixo um pouco maior.

Cassio
Veterano
# abr/04
· votar


Isso.
O skema é ver de frente à palma, de modo que a unha ultrapasse algo...
Evidetne que deve ser redonda, como aliás é o próprio dedo.
Se pontuda pode quebrar e quadrada não tem sentido...

piculo
Veterano
# abr/04
· votar


Galera, eu jah deixa-as arredondadas mas o som ficou muito ruim(impressionantemente). foi a partir dai que resolvi deixa-las "pontudas" tipo ponta de paleta. o som mudou muito.

bom, essa eh minha opiniaum, sem considerar os livros, ficou muito bom mesmo.

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


Eu as uso arredondadas. Quando elas estão quadradas, pode acontecer da pontinha lateral "agarrar" nas cordas. E a do polegar, eu corto bem curta.

Amplexos

caíto
Veterano
# abr/04
· votar


Mas eu uso assim... as minhas unhas são arredondadas na curvatura dos próprios dedos e deixo elas com comprimento suficiente que eu possas ver apenas uma pequena linha delas vendo do ângulo oposto a elas (com a palma da mão virada para os seus olhos). A unha do polegar eu deixo um pouco maior.
(3)

Na verdade, seria bom alguém para te indicar a posição que tu deve tocar as cordas direitinho. Pq as vezes o problema pode não estar na unha, e sim na tua posição. Mas sei lá.

caíto
Veterano
# abr/04
· votar


O Tárrega dizia que deixar a unha grande é ser preguiçoso, e que devíamos estudar formas de tocar com o dedo mesmo, sem unha.

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


caíto

E, segovia, bream, williams, assad e leathwood ja provaram a obsolencia deste conceito

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


caíto

E, segovia, bream, williams, assad e leathwood ja provaram a obsolencia deste conceito

caíto
Veterano
# abr/04
· votar


de fato

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


caíto

ehehehe, a tecnica classica com unhas ja se desenvolveu muito neste seculo, tocar sem unha provavelmente tem tbm suas vantagens como tudo na vida, mas ninguem (pelo menos que eu saiba) se dedicou a desenvolver este estilo/tecnica. Eu pessoalmente não consigo conceber tocar sem unhas, acho muito estrango o dedo tocar diretamente as cordas!!

Grow
Veterano
# abr/04
· votar


não sabia dessas paradas de formato de unhas, deve ser por isso q eu sempre quebro a unha quando tô tocando

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


Grow

Provavelmente, eu nunca quebrei tocando, so jogando basquete!! Mas derrepente suas unhas podem tar mais fracas kra, toma calcio e toca bastante que elas endurecem

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


Johnny

É, meu polegar é bem maior que as outras tbm

caíto
Veterano
# abr/04
· votar


Grow
que mão de moça, hahah.
lixa bastante a unha antes de deixar crescer. isso fortalece. o lance do cálcio é bom tbm. eu passo casco de cavalo pra endurecer mais ainda... fica muito gay, me zoam, mas eu levo... vale a pena.

GrungeMan
Veterano
# abr/04
· votar


ñ é mais facil usar uma paleta !?

Comanche
Veterano
# abr/04
· votar


A minhas unhas são compridas, e eu uso esmalte rosa nº17 para ela ficar com um tom ofuscante nas minhas apresentações.
Contem glitter.

piculo
Veterano
# abr/04
· votar


GrungeMan:
paleta vai te limitar em alguns arpejos. p/ tocar bossa,samba etc que usem pegada e naum batida eh impossivel usar paleta.

eu sabia q esse topico renderia. sempre tive duvidas sobre as unhas. existe ate um outro topico sobre unhas fake muito interessante por sinal.

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


GrungeMan

A palheta te limita totalmente, é impossível tocar 99,99% de todo repertorio de violão clássico com palheta.

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


GrungeMan

Estou me referindo ao universo de violão classico, é claro que a palheta tem suas vantagens tbm

GrungeMan
Veterano
# abr/04
· votar


evitaerc
=)

rodlubi
Veterano
# mar/05
· votar


Viu pessoal...
Eu uso a minha unha lichada com um ângulo para que a unha fique mais anatômica com o ataque (no meu caso é lateral).
Mas o que eu gostaria de saber é o que vocês acham destes fortificantes para unhas (casco de cavalo, Weffic). Eu uso o Weffic e acho legal, mas eu gostaria de saber se faz algum mal para a unha. Outra coisa é que o Weffic só sai com acetona, será que a acetona enfraquece as unhas?

cprieb
Veterano
# mar/05
· votar


Além da forma, também é importante o acabamento. Formato as minhas com uma lixa metálica até que a borda da unha se sobressaia aproximadamente um milímetro da curvatura dos dedos. Depois faço o acabamento com uma lixa d'água número 600 até que a borda fique brilhando de tão lisa.

evitaerc
Veterano
# mar/05
· votar


cprieb

faço com lixa dagua 1200!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a formato das unhas