Violao 7 cordas

Autor Mensagem
Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Gente,

Podemos afinar a corda no tom que quisermos e que a própria corda permitir, sem problema...Eu estou falando apenas que o nome da 7ª corda do violão de 7 cordas é B = Si. Este é o tom original da corda.

Um abraço.

Daniel_Barreto
Veterano
# mar/04
· votar


A 7ª corda do violão é afinada em dó,tradicionalmente na MPB, chorinhos, etc...
Agora na guitarra, nos estilos mais pesados, é afinada em si.

Al Majíd
Veterano
# mar/04 · Editado por: Al Majíd
· votar


Se você for comprar somente esta corda nas lojas, ela virá num pacotinho escrito : corda B e não C.

Daniel_Barreto
Veterano
# mar/04
· votar


Isso não vem ao caso, eu busquei essa informação de um professor da emt , ele respondeu o meu e-mail, se vc quiser eu te encaminho.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Se eu for tocar qualquer estilo num violão de 7 cordas, não afinarei ela em outro tom que não seja B. Mas esta é opinião MINHA. Não gosto de violão com afinação diferente da original. Mesmo que a música peça afinação cebolão, eu não o afino assim. Tento buscar as notas da 6ª corda na 5ª ou 4ª corda. Só mesmo se for impossível fazer isto é que eu a contra gosto, coloco a afinação cebolão ou outra qualquer.

Amplexos.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Professores não são deuses. Cada tem um gosto particular. Também sou professor, mas parei de dar aulas por falta de tempo. Se a MPB ou outro estilo qualquer usa assim, eu irei tentar tocar do meu jeito, se não conseguir, aí sim faço o mesmo que eles.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Pode encaminhar : arianaquartacorda@yahoo.com.br

Daniel_Barreto
Veterano
# mar/04
· votar


Enviei, valeu pela troca de informações .

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Eu te agradeço. É muito bom trocar informações sim, sem brigas lógico. Se precisar de algo de teoria ou de partituras, coloque seu e-mail aqui que eu te enviarei.

Amplexos.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


O Yahoo hoje tá foda. Não quer acessar.

Daniel_Barreto
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd


Eu toco guitarra em banda de rock, mas estudo violão clássico, o meu e-mail é danielpereirab@bol.com.br

Eu uso o msn messenger, se vc usar e quiser trocar idéia o meu é danielpereriab@hotmail.com


VALEU


Um grande abraço

Daniel_Barreto
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd

Só corrigindo o meu msn é danielpereirab@hotmail.com


Valeu

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Wander Taffo era guitarrista da Banda Raio Táxi. Ele falou em afinação. Eu falei em tom original.

Amplexos.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Daniel_Barreto

Sou meio leigo quando o assunto é computador mas seu e-mail já está registrado aqui...valeu. Eu sou violonista há 18 anos, toco numa orquestra de câmara. Mas estudo teoria há somente 5 anos.

P.S. Vou tentar instalar o MSN aqui. Valeu.

Daniel_Barreto
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd


Legal , eu gosto muito de música de camara, então a gente vai ter muitos assuntos interessantes pra discutir.


Um grande abraço.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Isso aí.

Rey
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd

Essa afinação cebolão que você falou é a mesma da viola caipira?

Al Majíd
Veterano
# mar/04 · Editado por: Al Majíd
· votar


Rey

A afinação cebolão no violão é só colocar a 6ª corda em dro D.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


drop D

helio ramos filho
Veterano
# jul/04
· votar


...a´setima parece muito útil para trnspor escalas. Se assim fôr afinada em DÓ é um recurso legal p/ interpetrar Bach!

piculo
Veterano
# jul/04
· votar


bom, respondendo a pergunta sobre a quantidade de cordas:
4 cordar = violão tenor --> muito usado em choro
5 || = nunca vi
6 || = todos nos conhecemos
7 || = Muito usado em choro(nas baixarias) e MPB. No choro e em MPB afina-se em DÓ(eu toco choro, aluno do Mauricio Carrilho) mas originalmente ela eh afinada em SI. Na verdade ela pode ser afinada como quiser mas o estilo estabelece um padrão.

8 Cordas = Alguém aki já ouvi falar do quarteto maogani? Busque-os... vale a pena ouví-los. Conheço o Paulo Aragão, toca 7 e 8 cordas monstruosamente bem.

10 Cordas = Egbertos Gismonte. Sem comentários. Monstro na arte de tocar vilão.

Sobre Bach... Eu ouvi dizer q Bach era Barroco. Eu tmb sei que o barroco tinha uns lance de baixo muito maneiro, logo(isso eh o q eu acho) o choro pode ser uma costela mau retida do barroco.-- suposição minhas.

Para quem quer aprender 7 cordas: http://www.samba-choro.com.br/noticias/arquivo/6796


é isso.

Geddy Lee
Veterano
# jul/04
· votar


é.. eu desconhecia a arte de se tocar em um violão de 7 cordas.. até que eu vi um cara tocando.. o nome dele é Ezequiel Piaz.. toca muito..

Marcos T
Veterano
# jul/04
· votar


O Al esta certo. A afinação natural da 7 corda é em B. Mas o Daniel também esta certo: No choro e no Samba a afinação mais tradicional é em C. Isto porque os primeiros violões de 7, desenvolvidos pelo Tute, na década de 30-40, e depois aperfeiçoados pelo Dino, usavam na 7 corda uma corda de violoncelo, que segundo dizem, não consegue chegar a B. Com as cordas mais modernas, de nylon (Hannabach, D'addario), foi possível chegar ao natural. Até hoje os 7 cordas que curtem a sonoridade do Dino usam a corda de violoncelo em violões Do souto.

Marcos T
Veterano
# jul/04
· votar


Isto mesmo. O violão de 4 cordas é o Violão Tenor. Hoje mais raro, foi muito usado no choro, e o Garoto foi um mestre deste instrumento. Hoje, para quem quiser conhecer, procure interpretações do Garoto, ou do Pedro Amorim, um bandolinista carioca que gravou um CD com execuções para violão Tenor.
O Egberto chegou a tocar em violões com 12 cordas (nylon, não folk) construídos pelo Mario Jorge Passos, luthier que fazia os 7 cordas de nylon do Raphael Rabello. O Yamandu Costa já se apresentou com o Armandinho Macedo usando um 10 cordas também.
O comentário da "costela arrancada" do barroco é bem legal para o 7 cordas, já que a "idéia" do 7 cordas partiu de contrapontos executados, entre outros, pelo Pixinguinha no Sax e flauta, e que foram adaptados para o violão; e estes eram muito calcados no contraponto, ou seja, uma das características mais marcantes do barroco.

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Marcos T

Muito bom os teus comentários. A cada dia a gente aprende mais um pouquinho.

Marcos T
Veterano
# jul/04
· votar


Esta é a idéia, Al. Tudo o que sabemos só vale a pena se pode ser dividido. Aprendi muito com a galera daqui também, e a sua concepção tbem é muito legal. Abraço !

piculo
Veterano
# jul/04
· votar


Marcos T = Marcos tardelli ?

Marcos T
Veterano
# ago/04
· votar


Não... Marcos Tadeu

Rey
Veterano
# ago/04
· votar


Com 5 cordas existe a viola de cocho, típica do pantanal. Mas como já disseram, aí não é violão....

piculo
Veterano
# ago/04
· votar


viola de cocho eh maneiro. eu vi um reportagem no globo rural dos caras que fazem ... muito maneiro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violao 7 cordas