Autor |
Mensagem |
alexiasinger Veterano |
# set/07
· votar
Nei Sa
Concordo contigo. Bossa nova nao e Jazz, apesar de ter muita bossa entre os standards de Jazz. Mas nao e Jazz. Alias falar em Jazz brasileiro e o mesmo que falar em Samba americano ou alemao. Pode se utilizar um pouco da linguagem, ter influencias, mas Jazz e norte americano. Bossa e brasileira. Salsa e cubana.
|
kiki Moderador |
# set/07
· votar
NEI SA alexiasinger brasileiro tem mania de se submeter à cultura internacional, sobretudo à estadunidense e à europeia.
a bossa nova foi um dos momentos em que isso se inverteu. ela vem de um cruzamento de samba e outros ritmos brasileiros (genericamente chamado de mpb), mas com algo de jazz e também de música erudita (afinal o tom era um maestro). mas, o jazz tambem foi influenciado pela bossa. há diversas gravações de "wave" em ingles, inclusive pelo frank sinatra; garota de ipanema, que virou até "the boy from ipanema"; "só danço samba"; "mas que nada"; diz a lenda que o sinatra fica ligando pro vinicius, pedindo umas músicas.
|
fernandesrc91 Membro |
# set/13 · Editado por: fernandesrc91
· votar
Tópico é antigo, mas coloquei essa questão no youtube e gostaria de saber a opinião de vcs.
Longe de mim criticar a bossa nova. Reconheço mais do que muitos a sua riqueza musical. E não curto essas modinhas de hj. Mas vejo muita gente babando ovo de artistas como o tom jobim, colocando-os às vezes como "artistas superiores". Acho que isso nunca terá plena aceitação popular por um simples motivo: É muito elitista! ou se tornou elitista, pois veio das camadas populares, do samba. Acho que a própria arrogância dos apreciadores da bossa atrapalha a aceitação do ritmo pelo seu próprio povo.
Mesmo com a democratização da música, a bossa foi endeusada a um ponto que um povo mais humilde talvez não se veja mais representado ali. Basta ver a linguagem que cerca os discursos desses polos musicais (Sertanejo e bossa, por exemplo) . Acredito que a arte imita a vida e as letras do jobim, por exemplo, talvez, apenas talvez, não refletem a realidade cotidiana do brasileiro, bem como seus desejos e anseios. O nacionalismo depositado na bossa pela mídia também não ajuda em nada. E vcs, concorda, discordam?
|