Cordas desafinadas e afinadas ao mesmo tempo

    Autor Mensagem
    Paodoce123
    Membro Novato
    # 18/jan/23 19:39 · Editado por: Paodoce123


    Vai ser meio difícil de explicar. isso ocorre com todas as cordas.
    A minha mizona está afinada, porém, qnd vou tocar o fa na primeira casa ela não está mais, está quase indo para o fã. E isso ocorre em todas as casas. Oq pode ser?

    makumbator
    Moderador
    # 18/jan/23 20:16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Paodoce123

    Isso é falta de regulagem de oitavas. Mesmo a corda estando afinada quando solta, é preciso fazer “casar” os locais das notas com os dos trastes. Como obviamente os trastes são fixos, o que se faz é alterar em regulagem mais fina o comprimento da corda (pra isso servem os carrinhos da ponte de uma guitarra ou baixo e a regulagem do rastilho de um violão).

    Outro ponto que causa desafinação (mas nesse caso, apenas nas primeiras casas) é o nut estar muito alto. Pra corrigir precisa raspar as casas dele ou mesmo retirar e raspar por baixo.

    Se fosse uma guitarra, seria fácil fazer a regulagem de oitavas por conta própria. Inclusive, no YouTube há muitos vídeos sobre regulagem de oitava de guitarra.

    Mas como o seu caso é violão, a regulagem é mais difícil de ser feita. recomendo levar em um luthier. Ele vai ver se é apenas um problema no rastilho, e ou no nut.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas desafinadas e afinadas ao mesmo tempo