Takamine, Crafter ou Eagle

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# jun/04
· votar


A essa altura ele já comprou o violão.. hehe

Johnny
Veterano
# jun/04
· votar


Jorge Rodrigues

É verdade cara! Mas mesmo assim um Tessarin ou um JB pelo mesmo valor é bem melhor que um Takamine Hirade!

Jorge Rodrigues
Veterano
# jun/04
· votar


Johnny, acho que vc deve ter pego um Hirade bem ruinzinho,
pq eu já toquei os dois (Hirade e Segóvia) e o JB, a embora tenha um som muito bom para o preço, e, torno de US$ 380, o Hirade de um amigo meu dava um banho no JB, em termos de construção (no JB a lateral e fundo são laminados, no H-5 o jacarandá é sólido), acabamento, sonoridade, equilíbrio, tudo. Uma outra coisa que infelizmente constatei é que os violões que os grandes fabricantes mandam aqui pro Brasil não são necessáriamente os melhores. Vi isto pessoalmente tanto em Takamine quanto em Taylors vendidos aqui na Planet Rock na barra da Tijuca. Conheci uma pessoa aqui no Rio que tinha um Taylor 514CE comprado aqui, na época boa do dólar mais barato que real, que seria um violão maravilhoso, que na realidade tinha até verniz tinha no fundo no lado externo, coisa impensável de se encontrar lá fora, e o som do mesmo nem se comparava ao de um da mesma serie (tenho um 510). Estes violões,c om estes pequenos problemas, lá fora saõ vendidos tipo segunda linha, com a palavra SECOND claramente gravada na cabeça, mas aqui foram vendidos por preço cheio muito maior que o de fora.
Isto pode, de repente, explicar pq as vezes duas pessoas ficam com impressões tão diferentes de um mesmo violão.
Para comprar meu 510 andei por umas boas 10 lojas experimentando pelo menos uns 30, até decidir pelo que finalmente comprei, e mesmo em violões do nível do Taylor, encontrei diferenças de sonoridade acentuadas. Moral da história, para comprar instrumento, só tocando, e muito, mesmo ....

PuNk Bass
Veterano
# jun/04
· votar


maggie
é verdade! hehe

Johnny
Veterano
# jun/04
· votar


Jorge Rodrigues

O JB que eu digo é o luthier João Batista de São Paulo cujo o violão mais barato é de 3500 reais. Acho que a sigla gerou um pouco de confusão! Hehehehehe.... Esse sim é bem melhor que o Hirade...

Johnny
Veterano
# jun/04
· votar


Jorge Rodrigues

Concordo plenamente com vc quando fala da escolha de um instrumento!

Johnny
Veterano
# jun/04
· votar


Jorge Rodrigues

Cara... vc tem muita experiência com violões! Eu particularmente estive por 2 meses viajando pela Espanha e acompanhei o trabalho de muitos Luthiers de lá! Princimalmente o Manoel Contreras, mas tive contatos com violões Jose Ramirez, Laurentino e algumas jóias como Fleter e Romanillos. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de tocar no Hauser III, talvez não seja mais como ao que o avô do atual luthier fazia: o Hauser I - o melhor violão - pena que parou de ser confeccionado em 1952... Mas como vc pode notar eu entendo bem mais dos modelos clássicos e sou um completo ignorante quando trata-se de folk, aço, etc...

Jorge Rodrigues
Veterano
# jun/04
· votar


A experiencia vem com o tempo, tenho 51 anos começei a tocar aos 14, e ao longo dos anos além de tocar sempre tive curiosidade de entender sobre a construção dos mesmos.
Vivi trabalhando pela minha cia cerca de 4 anos no exterior, em Buffalo, que fica na fronteira do Canadá, e como o inverno lá é longo, embaixo daquela neve toda algo que eu
fazia sempre era visitar lojas de bons instrumentos musicais, que lá existem aos montes. Um loja em particular me ajudou muito, tem uma em Tonawanada em que o dono tb é Luthier, só abre de 7 às 10 da noite. Os clientes são poucos, pq a loja fica numa casa em área residencial. Mas os violões que ele vendia eram só file, Martins, Taylors, Guilds, Gibsons, etc. Eu ia muito para a loja dele depois do meu trabalho e ficava aprendendo a ajustar braço,
instalar captadores, fazer pequenos reparos, etc. Comprei com ele tb livros detalhados de comose construir um violão, desde a seleção da arvora, como secar a madeira, formas de corte o tronco, técnicas de montagem, etc. Meu Taylor comprei na loja dele, depois de muita pesquisa, pq ele não
aceita qq instrumento, ele examina o que vem nos caminhoes e só fica com os ótimos. Isto explica minha experiencia com os de cordas de aço. Mas o meu passado sempre foi de MPB,
e gosto tb muito dos de nylon para isso, não para erudito. Como sempre que eu voltava para o Brasil era via NY, lá eu visitava as lojas de violões clássicos, e vi e experimentei muita coisa boa, mas os preços eram sempre muito salgados. Meu vilão de nylon consegui mandar fazer na espanha,
tenho uma amiga espanhola que a irma mora em Valencia, e tive que aguardar 8 meses ate´o menino ficar pronto, mas valeu. Já toquei muito violão de Luthier brasileiro que não chaga aos pés nem em sonoridade nem em acabamento. Até hoje tiro um tempo para visitar Luthiers, só ontem estive
dois, no do Rogerios Santos, para levar um violão de um amigo, e tb em uma outra que só tem Violão
de Luthier. O mais vagabundinho era um fora de série da DiGiorgio, que realmente não vale o preço. Deixe eu ir parando por aqui senão escrevo um testamento, pq adoro o assunto. Se quiser trocar mais informações, meu mail é jrsf@iem.microlink.com.br.

rodela
Veterano
# jun/04
· votar


Meu, o cara deve tá querendo gastar uns 1000 contos e vcs falando de luthier espanhol... PQP!

NÃO COMPRE EAGLE! É VAGABUNDO MESMO! Tenho um Crafter e é bom, vai com um desses ou Takamine

Jorge Rodrigues
Veterano
# jun/04
· votar


Rodela, vc não vai acreditar, mas meu violão feito lá saiu por uns 1200 reais apenas (foi cerca 400 dólares), pq na época não tinha euro, era ainda peseta, e a pessoa que comprou para mim mora ainda lá e tinha como negociar. Muitos deles teriam o maior interesse em ter violões deles aqui e este é um caminho. Não foi nada de milhares de dólares ou Euros não. Em Valencia, na Espanha, que é considerado um centro de excelencia de Luthieria, existem ínumeras pequenas fabricas de produção limitada e ótimos Luthiers, alguns não tão conhecidos, a concorrencia é feroz e por isto se conseguem ótimos violões a preços acessíveis. A qualidade da mão de obra é impressionante. Existem muitos outros caminhos para se conseguir um bom violão do que simplesmente entrar numa loja e pagar o preço. Aí vc pagou o lucro do Luthier, do atacadista as vezes, do distribuidor, dos impostos de importação e da loja aqui. Se conseguir comprar direto, trocando mails direto com o fabricante, montando um grupo interessado em comprar pelo menos uns 3, como fiz, sai a menos de 1/3 do preço de loja, acredite. Existem meios de trazer os violões bem barato, mas não pode ter pressa ...

Johnny
Veterano
# jun/04
· votar


Jorge Rodrigues

É veradade cara, mas mesmo assim tá muito caro hoje em dia! Setembro passado estive em Madrid e violões de luthier renomados no nível "concerto" não saem por menos de 3000 euros!!! Tinha uma época que realmente era bem mais em conta!

Jorge Rodrigues
Veterano
# jun/04
· votar


O negócio é sair desses renomados, tem muito violão otimo
lá a preço acessível. Um violão pode ter um ótimo timbre, volume e projeção sem precisar ser de concerto, pelo menos esta é minha opinião. Os conhecidos e renomados cobram o nome e muito mais...Meu violão saiu a 400 dólares, e ontem mesmo comparei o som dele com os de Luthiers daqui mesmo que visitei, e esse não fica devendo nada em som, e o acabamento do meu é muito mais esmerado. o que eu estou tentando passar aqui para todos é que com alguns trabalho, criatividade e paciencia dá para se conseguir violões bons sem ser por preços absurdos, só isso. Se eu consegui, outros tb podem, não tem tanto mistério não.

Seu craison
Veterano
# jun/04
· votar


TAKAMINE!!! É O! VIOLÃO

Johnny
Veterano
# jun/04 · Editado por: Johnny
· votar


Jorge Rodrigues

Qual é o luthier que fez o seu violão? Ele tem site? Sei que luthiers espanhóis (todos) tem linhas inferiores variando dentro de 400 - 1500 euros que são realmente violões muito bons! Eu concordo com vc que comprar violão exige suor e muita paciência pra procurar! É isso que fiz com o meu João Batista que tem um som bem melhor que todos os Abreus que já toquei e até que os 2 Laurentinos espanhóis. Por isso eu acho que é um risco desnecessário encomendar um violão! Acho que devesse comprar um violão que você toque, goste e leve! Só que realmente cara... existem violões de luthiers renomados e~que não são famosos a toa! Contreras, Ramirez, Romanillos e Hauser fazem violões que têm muito mais som que 10 Abreus tocando ao mesmo tempo! O Romanillos e o Contreras eu tive mais contato e são espetáculares... Suguyama não chega nem aos pés... Mas o Contreras tem modelos Estudo (200 - 400 euros) e modelos Intermediários (400 - 1500 euros) que são nível de um Tessarin, Roberto Gomes mais básico, ou seja, violões ótimos! Eu também sempre achei um absurdo o preço desses violões até que toquei no Romanillos e simplesmente tive que engolir qualquer argumento que desmerecesse os 22000 dólares que ele valia....

Jorge Rodrigues
Veterano
# jun/04
· votar


Quem fez foi o Prudencio Saez. Eu toquei um violão deles
na loja em Tonawanda e fiquei impressionado, pq havia um Ramirez lá e não havia diferença de som, mas no preço ...
Só que eo preço do modelo (28) que tinha la era US 1400 !
Achei um no E-bay que tinha tido um pequeno problema no tampo (pequena rachadura) e comprei barato por isso, e embora este fosse um modelo simples (06, tampo de cedro canadense e lateral fundo de sapele) o som do bicho impressionou muita gente boa. Minha filha literalmente me
tomou o violão devido a ser facílimo de tocar e com um volume poderoso. Mas o que eu queria era o 28, que é o
modelo mais simples do violão todo sólido deles (e o fundo
é Jacarandá Indiano maciço), ver specs abaixo.
Ai então vaio uma longa história de como consegui ncomendar,
pagar e receber. Seguem abaixo algumas referencias:

http://www.harmony-central.com/Guitar/Data4/Prudencio-Saez/22-01.html

http://www.zavaletas-guitarras.com/mirror/saez.htm

http://www.guisama.com/

Segue abaixo os modelos e construção:

MOD TOP BACK-SIDES BINDING FINGERBOARD
2 OREGON PINE SAPELE WALNUT WOOD ROSEWOOD
2-A SOLID CEDAR BUBINGA WALNUT WOOD ROSEWOOD
4-A SOLID CEDAR MAHOGANY COLOR MAPLE WOOD ROSEWOOD
6 SOLID CEDAR SAPELE MAPLE WOOD ROSEWOOD
8 SOLID CEDAR WALNUT MAPLE WOOD ROSEWOOD
10 SOLID SPRUCE SYCAMORE WALNUT WOOD ROSEWOOD
12 SOLID CEDAR MAHOGANY MAPLE WOOD ROSEWOOD
16 SOLID CEDAR MAHOGANY ROSEWOOD ROSEWOOD
20 SOLID CEDAR WALNUT ROSEWOOD ROSEWOOD
24 SOLID CEDAR ROSEWOOD ROSEWOOD EBONY
26 SOLID CEDAR ROSEWOOD ROSEWOOD EBONY
31 SOLID CEDAR ROSEWOOD ROSEWOOD ROSEWOOD
28 SOLID CEDAR SOLID ROSEWOOD ROSEWOOD EBONY
132 SOLID CEDAR SOLID ROSEWOOD ROSEWOOD EBONY
130 SOLID CEDAR SOLID ROSEWOOD ROSEWOOD EBONY

para quem quiser, recomendo altamente, não vi nada melhor em termos de custo x benefício.

GAMA
Veterano
# jun/04
· votar


OLá Jorge Rodriguez, pouco escrevo no forum mas gostaria de levar um papo sobre o seu material escrito( livros ou folhetos) de lutheria, talvez em pvt se voce quizer.
A propósito utilizamos o mesmo luthier Rogério Santos.
Outra vc já tocou com um Hermanos Conde?
Abs.
Gama

luizc29
Veterano
# jun/04
· votar


Jorge Rodrigues e Johnny, vcs que são profundos conhecedores dos mais renomandos luthiers e violões, para fins de comparação, avaliem o som do Takamine do Gabert (guittar batle) tocando Pequena Oração e Horizontes, e me digam vossa impressão do timbre e em que nível vcs qualificariam os takamines.
Pode ser?

Jorge Rodrigues
Veterano
# jun/04
· votar


Gama, meu mail é jrsf@iem.microlink.com.br. Pode mandar para este mail o que vc quiser perguntar. Tenho dois livros importados de construçãoi de violões, um deles é considerado
a biblia do assunto, não existe no Brasil, comprei lá fora mesmo. O outro eu recebi de presente de um amigo meu violonista. Nunca toquei um Hermanos Conde. Na realidae o que procurei saber é como ter o melhor violão possível dentro de uma custo acessível. Não tenho dinheiro para comprar os violões que o Jonny menciona, então para mim
a questão passou a ser qual e como adquirir não um top de linha, mas um excelente violão a custo acessível.

Para o luizc29, naõ sei como fazer a avliação que vc solicita. Primeiro, há que se considerar se o violão dele (não sei qual é) é apenas acustico ou eletroacustico. Já tive dois eletroacusticos da Takamine, e o som deles plugado num amplificador próprio para acústicos valvulado era fantastico , devido a captação e amplificação Acuracustic (era o top da época) da Takamine serem muito boas, para mim equivalentes aos Fishman com blender. A prórpria Takamine receonheçe, nos catálogos deles, que o nicho forte são os eletroacústicos. Já o som acústico, apesar destes dois modelos (uma aço e um nylon) que escolhi serem feitos no Japão e de linhas nobres da Takamine (Specialty and Santa Fé), não era nada de mais. O único acustico que me impressionou para o custo, mas são violões de linha, são os Hirade, que tem um processode construção identico as espanhois. Depos que adquiri meu espanhol e um Martin eletroacústico, vendi estes dois violões. Se o violão
é acustico, e foi gravado em estúdio, tudo depende muito
dos equipamentos, qualidade dos microfones e mesa, e aí o
som próprio do violão pode entrar em segundo plano. Já li em sites especializados que às vezes um violãzinho mediano em estúdio se transforma em algo que parece bem melhor do que realmente é. Desta forma, avaliar só tocando o prório violão do cara, pq conforme já coloquei, mesmo violões de mesmo modelo dum fabricante podem variar de timbre e bem. Quando um Fabricante de repente produz um violão para um artista conhecido, é claro que aquele violão vai ter um nível de cuidado da construção bem diferente daquele que nós mortais compramos em loja. E o problema é que estas diferenças não saõ visíveis, estão no interior, desde a seleção das madeiras até na afinação cuidadosa do tampo do mesmo e em muitos outros detalhes. Todo este cuidado só apareçe justamente na hora que se toca. Espero ter esclarecido minha
posição.

Cassio
Veterano
# jun/04
· votar


Certo!!
Mas ao comparar violão sempre se deve dizer o PREÇO.
Lógico que vou preferir um BMW ao invés de um fuskuinha.
Mas e se a grana tá curta??
Então, quanto custa um Tak, um Crafter, um Eagle, de determinado modelo, etc.??

Cassio
Veterano
# jun/04
· votar


Ademais, Lembrem-se que a maioria das pessoas que frequentam o Forum são iniciantes/intermediários, salvo exceções, como Maji, Jony/ jorge, então não adianta divagar sobre violão sob encomenda, Abreu, etc.

luizc29
Veterano
# jun/04
· votar


Cassio

Concordo com vc. O tópico foi aberto para que os que estão querendo comprar um destes violões possam tirar suas dúvidas a respeito dos mesmos (takamine, crafter ou eagle). São pessoas que às vezes não tem condições de testar por estarem distantes dos grandes centros, como eu por exemplo (interior do Maranhão). Quanto mais informações e experiências forem compartilhadas a respeito, melhor será a escolha. Este assunto sobre os violões top é interessante, então proponho que abram um tópico sobre este assunto e deixe este aqui para o objetivo ao qual foi proposto.

Cassio
Veterano
# jun/04
· votar


Up
POis preciso comprar um desses aí...

Claudio Natureza
Veterano
# jun/04
· votar


o eagle tem uma boa captação, mas o meu já está trastejando na quinta casa (pode ser corda velhas) tem um som bem legal e é baratinho (R$ 500 a 600), pra começar (como eu) dá.

eu toco ele com nylom também, e sai um som legal, tem um braço legalzinho pra iniciante, porque parece de guitarra.

valeu.

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Eu tenho um Crafter FX-570EQ/VS, tarrachas douradas, cordas de aço e captação shadow. Eu acho um espetáculo de violão, tem o braço confortavel, um som que eu considero espetacular. Eu recomendo.

Cassio
Veterano
# jun/04
· votar


Claudio Natureza
É folk e vc colocou aço e ficou bom??
Qual o modelo do violão??
T+

Al Majíd
Veterano
# jun/04
· votar


Neste momento passo o meu "cargo" de "vovô do Fórum" para o "Seu" Jorge Rodrigues.

Seja bem vindo vovô. Esperamos aprender muito com o senhor!!!

:D

Jorge Rodrigues
Veterano
# jun/04
· votar


Majíd, o vovô aqui agradece, o que eu puder ajudar farei com prazer.

maggie
Veterana
# jun/04
· votar


Al Majíd
Jorge Rodrigues

Gostei de ver! :)

Cassio
Tu quer de aço? Já toquei num Crafter, muito bom o som.

Johnny
Veterano
# jun/04
· votar


luizc29

Desculpe cara! Não tinha visto o seu post e acho que não tem mais nada lá pra eu escutar, né? Mas em geral eu acho os Takamines Clássicos fracos! Com a grana que vc gastaria em um clássico de primeira da Takamine vc poderia compra algo muito melhor de luthier brasileiro. É a mesma coisa que o DiGiorgio Fora de Série! É um ótimo violão bem melhor que qualquer Takamine Clássico em todos os aspectos, mas daria para comprar algo bem melhor com os 8000 reais que a DiGiorgio cobra por ele! Um Sergio Abreu por exemplo!

luizc29
Veterano
# jun/04
· votar


Johnny

Você é um profundo conhecedor dos violões, gostaria de pedir sua permissão para que eu possa te adicionar no meu msn e de vez em quando te encher o saco com perguntas de iniciante. Posso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Takamine, Crafter ou Eagle