[LUTHIERIA] A altura do rastilho interfere na projeção sonora?

    Autor Mensagem
    MetalJames
    Membro
    # nov/21 · Editado por: MetalJames


    Olá, amigos.

    Tenho dois violões Rozini: um dreadnought RX340 todo maciço em mogno e um RX213 clássico com tampo em abeto. Como de costume, levei esses violões no meu luthier de confiança no mesmo fim de semana da compra.

    Considerando a marca dos meus violões, nesse vídeo abaixo, o cara fala que os violões da Rozini são projetados para terem rastilhos altos. Eu desconfio fortemente que esse cara está tirando essa informação do c# pra pegar cliente burro, mas a explicação da Rozini aumentar a espessura da escala me pareceu justa.



    Acontece que, enquanto estive com esses meus dois violões antes de levar no luthier, eu reparei que o rastilho dos dois era realmente muito alto, até pensei que fosse falta de zelo por parte da Rozini. Quando voltaram do luthier, eu notei rapidamente uma diferença positiva no conforto, no entanto, com o tempo, fui reparando que especificamente o RX340 é mais baixo (em volume, projeção mesmo) que o RX213. Não sei se isso ocorre pelo tampo, pois é sabido que abeto costuma gritar mais que mogno, ou se isso acontece em razão do RX340 ter voltado do luthier com o rastilho muito mais baixo que o do RX213, já que se trata de um violão com cordas de aço.

    Interessante ressaltar que reclamei disso para o meu luthier em uma regulagem posterior (tenho esses violões há cerca de 2 anos), e ele disse que isso se dá provavelmente em razão da espessura do tampo do RX340, que é muito grosso (mais de 3mm) e absorve o som. Não sei, só sei que estou meio insatisfeito com a projeção do RX340 há um tempo. Eu toco e canto sozinho e sinto que a minha voz é muito mais alta que o violão. Há um porém também, a minha pegada é MUITO leve. Mas sei lá, eu faço uso dessa mesma pegada leve no RX213 com tampo em abeto e o som viaja pelo espaço lindamente, se projeta mesmo.

    E aí, o que vocês acham? O Bertola teria alguma ideia a respeito? Estou pensando em ir no meu luthier e falar sobre isso, penso em pedir pra ele refazer o rastilho, colocar um mais alto. Talvez assim a projeção do RX340 melhore. Segue um vídeo de amostra, sinto que o som do RX340 ficou baixo mesmo com o microfone tão perto:



    Valeus!

    Juquinhaa
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    espessura do tampo do RX340
    Um tampo mais espesso vibra menos, por isso sai menos som, não sei se aumentar a altura do rastilho vá resolver. Tudo depende do ambiente, eu já cai numa noia parecida, as vezes tu acha que não tá saindo tanto som, mas quem tá na frente do violão escuta de outra maneira.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    MetalJames vc usa quais cordas? Que medida e qual material? Isso também influencia muito além de qual é o material do rastilho do seu violão?? Nos meus senti uma baita diferença de passar do plástico para o osso

    MetalJames
    Membro
    # nov/21
    · votar


    Um tampo mais espesso vibra menos, por isso sai menos som, não sei se aumentar a altura do rastilho vá resolver. Tudo depende do ambiente, eu já cai numa noia parecida, as vezes tu acha que não tá saindo tanto som, mas quem tá na frente do violão escuta de outra maneira.

    Eu já parei pra pensar nisso que você falou. O RX340 é um dreadnought e o corpo dele é mais largo, logo, a boca dele fica mais longe dos meus ouvidos, já o RX213 é um clássico, com o corpo mais fino, e assim consigo ouvir mais. Mas não sei, cara, eu acho a diferença de volume muito gritante. Costumo tocar com o Zoom H5 de retorno, pra ouvir corretamente a minha voz e sentir mais o violão. Quando faço isso com o RX340, eu sinto uma diferença considerável no volume (pra menos) mesmo com o microfone na frente do violão.

    Também me pergunto se não é a diferença no material das cordas, se o nylon naturalmente soa mais alto mesmo. Talvez seja isso. Eu uso 012 no de aço e cordas de tensão média no de nylon, as cordas de nylon parecem vibrar muito mais (visualmente mesmo).

    MetalJames
    Membro
    # nov/21 · Editado por: MetalJames
    · votar


    vc usa quais cordas? Que medida e qual material? Isso também influencia muito além de qual é o material do rastilho do seu violão?? Nos meus senti uma baita diferença de passar do plástico para o osso

    Nos dois violões eu uso osso no rastilho e no nut, e as cordas do RX340 (o que sinto baixo) são Elixir Bronze 012, já no RX213 uso Augustine tensão média (embalagem vermelha).

    Não acho que seja isso. Estou utilizando boas cordas em bons rastilhos e nuts... Talvez seja válido partir pra graphtech (no nut e no rastilho), mas tenho um certo receio com esse material.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    MetalJames nunca usei grafitec, mas do que vc falou já é o que tem para ter um som mais alto. Na verdade, o nylon tem a tendência de soar mais baixo, geralmente por ter uma caixa acústica menor, isso comparando meus próprios instrumentos onde o meu Folk é bem mais alto que meu violão de nylon, até mesmo plugado (no folk comparando usando cordas 0.11 e no violão de nylon com cordas tensão alta). Então do que está reclamando não imagino o que possa ser. Tenta pegar algum violão parecidos com os seus de outra marca e compara pra ver c tem diferença no volume

    MetalJames
    Membro
    # nov/21 · Editado por: MetalJames
    · votar


    nunca usei grafitec, mas do que vc falou já é o que tem para ter um som mais alto. Na verdade, o nylon tem a tendência de soar mais baixo, geralmente por ter uma caixa acústica menor, isso comparando meus próprios instrumentos onde o meu Folk é bem mais alto que meu violão de nylon, até mesmo plugado (no folk comparando usando cordas 0.11 e no violão de nylon com cordas tensão alta). Então do que está reclamando não imagino o que possa ser. Tenta pegar algum violão parecidos com os seus de outra marca e compara pra ver c tem diferença no volume


    É, a saída mais realista parece ser essa de pegar outros violões do mesmo modelo de corpo que o meu RX340 e ir comparando.

    Sobre os dreadnoughts serem mais altos por causa da caixa mais larga, eu discordo. A diferença de profundidade na caixa acústica de violões clássicos e dreadnoughts parece ser responsável pelos graves, e não necessariamente pelo volume. Nesses dois modelos de corpo, volume é responsabilidade principalmente do tampo. Já violões flat são exceções, a caixa deles é tão fina que não atinge o sweet spot mínimo pro som ser projetado pra fora. Exemplo:

    Há muitos violões OM (com cordas de aço e caixa numa espessura lateral semelhante aos clássicos de cordas de nylon) que soam mais altos que certos dreadnoughts e jumbos.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Tenho um violão com shape de violão classico, mas de aço e um Folk, e o folk é bem mais alto. E comparando com outros folks acaba sendo mais ou menos a mesma coisa, sempre mais alto que outros de caixa pequena. Ser maior influencia sim no grave, mas da mais volume sim

    MetalJames
    Membro
    # nov/21 · Editado por: MetalJames
    · votar


    Tenho um violão com shape de violão classico, mas de aço e um Folk, e o folk é bem mais alto. E comparando com outros folks acaba sendo mais ou menos a mesma coisa, sempre mais alto que outros de caixa pequena. Ser maior influencia sim no grave, mas da mais volume sim

    E quais são as madeiras desses violões? E o tampo? Tudo isso influencia e não deve ser negligenciado.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # nov/21 · Editado por: anderson_gesteira
    · votar


    O classico não faço ideia, mas é madeira clara. O folk é todo de mahogany, que é uma madeira que reforça ainda mais os graves, ambos com tampo laminado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [LUTHIERIA] A altura do rastilho interfere na projeção sonora?