No que interfere a diferença entre sons de violões

    Autor Mensagem
    spewder
    Veterano
    # abr/11


    Gente é o seguinte...
    como adequar o violão à utilização que se pretende?
    Cada violão é de um jeito...
    (mudanças de sons em diversos violão, como melhor grave ou agudo, nylon, aço...)
    O som em geral do vilão atende a um fim ... (tipo de musica, ambiente, acústico ou não...)
    Gostaria de saber se tem mais fatores que geram mudanças na preferência em um tipo de violão ou outro, além dos citados acima
    E no caso ... a preferência pelo violão Grave ou agudo tem relação com o sexo ou timbre do cantor (homem/voz grossa é melhor grave e mulher/ voz fina é melhor agudo) ou é apenas por gosto do som?
    Pq eu acho bonito som + medio-agudo, mas minha voz é mais grossa... seria melhor um violão com timbre grave?
    ajudem plz =]

    slow134
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Olha spewder, TUDO pode interferir no som do violao: Madeira, Corda, os leques que tem dentro dele, verniz, etc..
    Mas quanto ao que vc perguntou é tudo questão de gosto.

    E no caso ... a preferência pelo violão Grave ou agudo tem relação com o sexo ou timbre do cantor (homem/voz grossa é melhor grave e mulher/ voz fina é melhor agudo) ou é apenas por gosto do som?
    Pq eu acho bonito som + medio-agudo, mas minha voz é mais grossa... seria melhor um violão com timbre grave?


    Em relaçao a isso é o que eu sempre recomend: Teste o Violao na loja antes de comprar. Pois cada violao mesmo que seja da mesma marca e modelo sempre terá um som diferente do outro. Mas se for um violao com captaçao ativa e se vc for tocar ele plugado, tem jeito de regular se quer mais agudo, mais grave, brilho, etc..
    espero que tenha te ajudado.

    spewder
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    vlw =]
    eu já testei e gostei do som, mas como eu vou usar esse violão para um grupo que só tem homem cantando, queria saber se seria melhor um violão grave ou se isso é indiferente.

    Bog
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    spewder

    É indiferente. Nunca ouvi regra nenhuma, nunca segui, e nunca tive problemas com isso.

    MMI
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    spewder

    Regra para isso de fato não tem. É uma questão de preferência ou gosto mesmo.

    A questão é que a voz, seja masculina ou feminina, tem muitos médios. Não por acaso essa região de frequência do som é onde o ouvido humano é mais sensível. Coincidentemente é a região de frequências do violão e guitarra também. Esse é o segredo e a dificuldade na hora de juntar voz e violão (ou guitarra). A voz e o violão competem em frequências semelhantes, mas nisso entram a técnica, a sensibilidade e tudo o mais para o músico não competir com o som e sim acrescentar.

    Particularmente me agrada mais os violões de som bem aberto, especialmente os com graves bem pronunciados (mesmo sendo homem). A mim mme agrada os violões de fundo e laterais de rosewood, exatamente pelos graves que proporcionam. Esse é o segredo do famoso violão Gibson SJ-200 que tem uma construção para bastante graves (jumbo) e madeiras tendendo para o agudo (maple), formando o que é talvez o violão mais famoso que existe.

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    MMI
    Gibson SJ-200 a.k.a. 'o violão do Keith Richards'. Quase que todas as músicas com violão do Rolling Stones são com esse violão - só que diz o Keith que o violão dele ficou legal depois de envelhecer 30 anos, rs, e um 'novinho' aqui no Br fica na casa dos 15k R$, rs.
    Era você que estava paquerando esse ano passado, não? comprou???

    spewder
    O problema é quando se tem só um violão - porque ter vários violões importa mais às vezes do que ter várias guitarras. Digo isso, porque em casa, ao gravar guitarra, eu uso sempre a mesma, a maioria das vezes, enquanto gravar violão, geralmente eu testo e gravo com pelo menos 3 ou 4, porque sempre um soa melhor como 'tenor', outro serve pra encher o fundo, outro serve para ficar dedilhando e os fatores e resultados mudam para cada música, isso na minha opinião, e gravando somente com minha voz.

    Meu 'setup' mais básico hoje seria violão Takamine de 12 cordas ou Viola de 10 cordas ou mesmo um banjo bluegrass para base de preenchimento, Di Giorgio Steel II ou Folk, para base comum e Takamine EF-444 TBS como 'tenor'. Isso pra brincar em casa. Se fosse para tocar ao vivo, teria de pensar em outro set. Geralmente eu toco com um amigo e ele usa o EF-444 enquanto eu geralmente pego um violão mais 'light' pra base, tipo os Di Giorgio ou um Takamine EG-320.

    Como já mencionaram e estou aqui pra reiterar, cada violão cumpre um determinado papel. Difícil achar somente 1 para falar que ele faz tudo.

    MMI
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    T-Rodman

    SJ-200 a.k.a. violão do Elvis, Pete Townshend, Jimmy Page, John Lennon, Noel Gallagher, George Harrison, Bob Dylan, The Edge... Pô, não é a toa que é o violão mais famoso que existe...

    Esse violão está na minha "wish list" faz tempo, junto com a Gibson Black Beauty 3 pickups com tampo de maple... Estou com 3 Taylor, comprei um 514 que na verdade não gostei muito, quero vender para pegar um SJ-200. Talvez este ano ainda dê para pegar algo.

    spewder
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Eu entendi um pouco, vlw gente =]
    eu fiquei em duvida pq vou tocar em um grupo na igreja e não tenho condição de montar um set, embora eu queira e saiba q seria o melhor, so estou com grana para comprar um, =x.

    A voz e o violão competem em frequências semelhantes,

    MMI, eu fiquei e duvida no que gera um equilibrio entre voz e violão... seria o tom?
    Ex: cantar em "E" e tocar em "E" sairia equilibrado mesmo o violão sendo + agudo?
    Ou o timbre?
    Ex: Violão agudo com voz grave ficaria meio ruim o acompanhamento do violão, tipo um concorrendo com o outro, um sobresaindo + ?

    MMI
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    spewder

    Muita coisa dá esse equilíbrio entre a voz e o instrumento. O tempo, a dinâmica, o tom, o timbre. A questão é que, queira ou não, numa música a voz precisa se sobressair, ser inteligível (via de regra, não é?). Quando os dois estão na mesma frequência um pode encobrir o outro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a No que interfere a diferença entre sons de violões