Violão: Altura das Cordas, Tensão, Espessura, Materiais Rastilho e Pestana ETC

    Autor Mensagem
    JeffCardona
    Veterano
    # mar/13


    Sempre evitei criar um tópico pois sempre encontrei o que procurava na busca, porém não obtive resultado satisfatório no sistema de busca:

    Gostaria que alguém com conhecimento técnico no assunto deixasse explícito neste tópico todas as seguinte perguntas reunidas:

    Qual a relação altura X sonoridade das cordas no violão?

    Ex.: Cordas mais altas tem mais sonoridade grave e brilho, no entanto perde-se conforto.

    Característica(pontos positivos e negativos) de cada espessura de cordas: 0.09, 0.10, 0.11, 0.12, etc...

    Caraterística das tensões: Muito Leve, Leve, Média, Pesada, etc...

    Material rastilho e pestana, o quanto isso afeta em sonoridade, etc.

    E qualquer outra informação que se achar compatível com regulagem do instrumento.

    Creio que não só eu como muitos usuários ficariam agradecidos se obtivermos respostas satisfatórias e o tópico fosse fixado, eu mesmo criaria um tópico já com essas respostas centralizadas se tivesse propriedade para falar. Agradeço desde já, e espero que divulguem o conhecimento!

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    JeffCardona
    Bacana, provavelmente muito das suas perguntas é gosto pessoal de cada músico, portanto sendo impossível algo ideal, mas sim, conhecer as características do seu instrumento e como ele é afetado com os diferentes materiais e regulagens é sim muito importante...

    Vamos conversando enquanto os experts não aparecem para deixar mais claro...

    O efeito de cordas de nylon, cordas de aço, cordas revestidas...

    Eu por exemplo não tenho muita habilidade com instrumentos como o violão, mas depois que comecei com a guitarra elétrica defini alguns padrões, muito influenciado pelo professor é claro

    - Cordas de aço - tudo haver com rock
    - 0.10, nem tão fina a ponto de arrebentar fácil, nem tão grossa a ponto de estourar meus dedos, mas com um tom já bem agradável
    - Pestana - tem muito haver com atrito correto?, então quanto mais liso o material melhor, segura mais afinação, estou no osso, mas tenho certeza de materiais melhores
    - altura baixa, muito baixa mas sem trastejar, lei de pouco esforço aqui, mesmo perdendo vibração

    Acompanhando seu tópico, espero que ele tenha feedback

    JeffCardona
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Edson Caetano

    Opa, isso ai, obrigado pela sua contribuição, se tratando de atrito da pestana tenho uma também: Passar grafite no encaixe das cordas da pestana diminui o atrito, então sempre que troco as cordas pego uma lapiseira e passo grafite, aprendi essa dica com um grande luthier amigo meu.

    Agora quanto ao gosto, eu particularmente tenho um gosto por violões com um timbre parecido com o da Maton, e Martin, o meu timbre ideal seria sem dúvida o que o Slash(não sou desses fãs do cara, ou de GnR) usou numa apresentação acústica com Myles Kennedy, claro que ali estava plugado, e ainda farei meu violão soar dessa forma: http://www.youtube.com/watch?v=h00Lz7sv82w

    MMJr
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: MMJr
    · votar


    JeffCardona

    P-Qual a relação altura X sonoridade das cordas no violão?

    R-Cordas mais altas tem mais sonoridade grave e brilho, no entanto perde-se conforto.

    P-Característica(pontos positivos e negativos) de cada espessura de cordas: 0.09, 0.10, 0.11, 0.12, etc...
    Caraterística das tensões: Muito Leve, Leve, Média, Pesada, etc...

    R- Cordas mais espessas geram uma tensao maior proporcionando mais sonoridade grave e brilho, no entanto perde-se conforto.


    P-Material rastilho e pestana, o quanto isso afeta em sonoridade,

    R-Quanto mais denso for o material do rastilho maior sera a sonoridade grave e brilho..


    http://0.tqn.com/d/taoism/1/7/0/-/-/-/yinYang.gif


    Nao tem misterio...Nao tem como complicar a simplicidade dos fatos...

    E no final o que prevalece e o gosto, o ouvido e a individualidade de cada um...



    Valeu...

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    JeffCardona
    Se falando da pestana, para minha strato estou mirando isso:
    http://www.fender.com/series/fender/lsr-roller-nut/

    Tem algo parecido para violão? ou este não precisa? segredos do universo hehehe

    JeffCardona
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Edson Caetano

    Olha, se tem eu nunca vi, haha, guitarra tem toda essa tecnologia ao dispor, violão é mais rústico e ao mesmo tempo cheio de detalhes que podem ser cretinos...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão: Altura das Cordas, Tensão, Espessura, Materiais Rastilho e Pestana ETC