Altura do rastilho

    Autor Mensagem
    rodrigopaulo
    Membro
    # nov/13 · Editado por: rodrigopaulo


    Galera, comprei um violão recentemente e o rastilho veio MUITO alto, coisa de tipo, 5 mm a distância entre a corda E e o 12º traste. Aí eu lixei um pouco, e atualmente a altura está em 3,70 mm, o que eu ainda acho um pouco alta.

    Andei lendo em fóruns gringos, que a altura recomendável, que não fique muito ruim de tocar, nem fique trastejando, é de cerca 2,55 mm. Porém, eu sinto que se eu for raspar mais o rastilho, vai ficar muito baixo. Queria que vocês dessem uma olhada na foto e me dissessem alguma coisa.

    http://s23.postimg.org/4u7ng8gzv/Martin_002.jpg
    http://s23.postimg.org/a6whud4wb/Martin_005.jpg
    http://s23.postimg.org/5nk98un0r/Martin_006.jpg

    A pestana tá numa altura legal e a curvatura do braço também está bem ajustada. O problema mesmo é só esse bendito rastilho. Deem uma forcinha aí.

    MMJr
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    rodrigopaulo

    Antes de baixar o rastilho voce deve verificar a curvatura do braco...
    A curvatura do braco e regulada apertando ou soltando o tensor do braco (truss rod)...

    1. Regulagem da curvatura do braco deixando o mais reto possivel, porem nao perfeitamente reto..
    2. Regulagem da altura do Rastilho..
    3. Verificacao e regulagem da Pestana _ A pestana geralmente vem com uma regulagem satisfatoria. A regulagem da pestana e bem delicada e deve ser feita por um profissional experiente. aconselho nao mexer na pestana...

    Valeu...

    rodrigopaulo
    Membro
    # nov/13
    · votar


    MMJr

    Então, a pestana nem mexi, veio com uma regulagem boa já. O tensor tá bem ajustado, deixando um espaço de 0,10mm entre o topo do 6º traste e a corda "e" (apertando os trastes da 1ª e a 14ª casa).

    Como disse, só falta regular o rastilho, porque a altura das cordas ainda tá um pouco alta.

    MMJr
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    rodrigopaulo

    Parece estar tudo certo entao...

    Ja que o braco esta regulado...Verifique a altura entre o topo do setimo traste (nao do 12º traste) ate a parte de baixo da sexta corda e da primeira corda...

    2,7 mm na sexta corda (mizao) e 1.7 mm na primeira corda.(mizinho) Sao as medidas que eu uso....Porem aconselho testar com medidas 3mm e 2mm respectivamente...E caso nao trastejar e ainda sentir que da para abaixar mais, faca aos poucos....

    Se o rastilho ficar muito baixo e as cordas estiverem muito altas, procure um profissional para veriuficar o angulo em que o braco se junta com o corpo do violao....

    Valeu e boa sorte...

    rodrigopaulo
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Vou seguir teu conselho. Valeu, cara!

    MMJr
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    rodrigopaulo

    Esse violao e um Martin???

    Deve ter vindo algum manual de como regular o violao, nao???

    Valeu ....

    rodrigopaulo
    Membro
    # nov/13
    · votar


    MMJr

    É sim, um Martin DX1RAE. Mas não veio nenhum manual de regulagem não, só um de cuidados e limpeza.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Altura do rastilho