Como tirar musica de ouvido?

    Autor Mensagem
    Fesaoli
    Membro Novato
    # set/20


    Galera, eu estou a um BOM tempo tentando tirar musica de ouvido, como me ajudaram aqui em relação a um topico de canto sei que vale a pena criar um de violão aqui.
    Como disse, estou a um bom tempo tentando tirar musica de ouvido! Sei montar escalas, sei montar o campo harmonico natural de qualquer tom, estudei sensações, cadencias, tento tirar pelo baixo e nada! Eu consigo tirar o tom da musica, mas eu nunca tenho certeza se oq estou tocando esta certo, as vezes eu toco certo e troco a nota por achar que esta errado pq o som da nota "errada" me soa agradavel, dai vou ver a cifra e nao era a nota que eu estava tocando, acho que meu problema maior é tirar a primeira nota. Como eu disse estou a mt tempo tentando, e tem sido frustrante ultimamente passar tanto tempo estagnado no mesmo lugar, podem me ajudar de alguma forma?

    macaco veio
    Veterano
    # set/20
    · votar


    Cara, pra tirar uma música de ouvido voce tem que deixar ela entrar no ouvido primeiro, se ela não entrar no ouvido não tem como tirar.
    Toque uma nota no violão e cante a nota que esta sendo tocada, junto mas depois de ouvi-la, grave num gravador qualquer e depois escute a gravação das duas coisas juntas. Se julgar que está igual então é sinal que a nota entrou no ouvido e voce consegui tirar ela pela boca. Se julgar que está diferente então ela não entrou no ouvido ainda.
    Depois disso conseguido é só ir relacionando primeira, quarta e quinta da nota que conseguiu tirar e ir repetindo na voz pra treinar a escada harmonica da escala. entendeu!

    Lelo Mig
    Membro
    # set/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Fesaoli

    "Sei montar escalas, sei montar o campo harmonico natural de qualquer tom, estudei sensações, cadencias, tento tirar pelo baixo e nada!"

    Primeira coisa a fazer é esquecer tudo isso... o nome já diz "tirar de ouvido", ou seja, esqueça o que conhece de teoria.

    Importante: Não que a teoria deva ser desprezada, não seja importante, não é isso! Ela será muito útil, mas, apenas, o primeiro passo é educar o ouvido. Você têm de treinar o ouvido.

    Faça o que o macaco veio falou. Toque as notas e cante. No começo cante logo em seguida, depois vai espaçando, toque espere e cante depois de uns minutos. Faça, prestando atenção com o ouvido, escalas e acordes, acostume com o som deles...

    Quando tiver treinado bastante vai conseguir tirar canções.

    Obs: É muito comum quem toca apenas estudando teoria, reproduzindo escalas e etc, NÃO OUVIR o que toca. O cara decora o desenho da escala, decora a formação dos acordes, mas não decora o mais importante, que é o som.

    Têm muito cara "famoso" por aí que se você pedir para ele assoviar uma escala menor, por exemplo, ele vai errar.

    obs 2: Não é assoviar uma escala de Lá menor, por exemplo, sem ouvir nenhuma referência, isso exige um pouco mais, não precisa chegar a tanto. Mas, à partir de um tom inicial qualquer, assoviar o resto corretamente (não importa a primeira nota o "desenho sonoro" será sempre o mesmo). A maioria não é capaz de fazer.

    warto
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Fesaoli

    Siga as dicas do macaco veio e do Lelo Mig.
    Mas lembre-se que é treino, ouvir muito e praticar muito.
    Não é algo que se aprende do dia pra noite, é através de treino.
    Com o tempo, seu ouvido estará treinado até para percerber intervalos, e um dia você que já sabe a teoria, também juntará os pontinhos de campo harmônico e sequências harmônicas, mas antes disso treine muito, que uma hora ficará natural.

    Boa sorte nos estudos.

    mvrasseli
    Veterano
    # set/20
    · votar


    Já falaram tudo, mas só complementando a dica do treino... já que você sabe um pouco de teoria, procure um desses sites ou app de celular de ditado melódico e rítmico e vá praticando.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como tirar musica de ouvido?