Tirar musica de ouvido pelo baixo?

    Autor Mensagem
    juninho2204
    Veterano
    # out/07


    Pessoal eu li bastante gente em varios topicos falando que tirar musicas pelo ouvido usando o baixo é mais fácil!

    Mas eu não intendi esse negócio de tirar pelo baixo...
    Alguem poderia me explicar um poquinho mais sobre isso?
    É o modo mais fácil de começar a tirar de ouvido?

    Alguem tem mais dicas para eu começar?

    Valeu aí!

    Mega
    Veterano
    # out/07
    · votar


    não existe um método muito regular pra isso. Eu tento identificar que tipo de acorde é e também o baixo, é um bom método sim. Mas ele é falho quando se trata de batida. Já que são muitos sons ao mesmo tempo, fica complicado de identificar a frequencia mais grave, justamente por ser mais grave (entenda-se, agudo sobrepõe grave)

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    juninho2204
    não necessariamente é mais facil, é um meio de se fazer.

    "tirar pelo baixo" significa tirar pelos bordões. voce tira pelas notas mais graves, pegando o esquema basico, e depois tenta por os acordes em cima disso.

    funciona bem pra musicas sem grandes complicações harmonicas (nada de bossa nova).
    as vezes a gente tira alguma coisa errada, por causa das inversões de baixo, etc. mas no geral é uma boa tecnica.

    juninho2204
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Aí para fazer esse método eu vou apertando a corda 6 nas casas até o som se igualar aí eu vejo em que nota está? E como vejo se é maior e menor ou esses outros aí com 7ª 9ª Dim. esses negócios aí?

    Como faz?

    Valeu até agora!

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    juninho2204
    pra musicas simples, se voce encontrar os bordões basicos, já dá pra saber o tom.
    por exemplo, se voce encontrar lá, ré e mi, provavelmente é uma musica no tom de lá, e são todos maiores; ou se encontrar dó, sol, la e fá, é em dó maior, e o lá é menor... etc.
    ajuda muito se conhecer o básico de harmonia, tonalidades, formação de acordes.

    mas pelo som voce sabe se é maior ou menor, o maior soa feliz, o menor soa triste.
    pra conseguir as 9, 6, etc, aí é mais complicado. muito treino, muito ouvido, e muita experiencia tocando musica com esses acordes.

    juninho2204
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Não entendi essa de encontrar bordões...

    Ajuda aí

    Valeu até agora!!

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    juninho2204
    bordão é a fundamental do acorde. geralmente o som mais grave. é mais ou menos o que fazem os baixos de musicas simples (pop rock em geral), e o dedão da mão direita no dedilhado do violão.

    mas cara, se voce não sabe o que é bordão, precisa estudar um pouco mais de teoria pra conseguir tirar musica de ouvido mais facilmente.

    busque harmonia, campo harmonico, formação de acordes, tonalidades. se não souber o básico disso, não adianta ficar ouvindo a musica e caçando nota no violão.

    Zenicola
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Se "localizarmos o baixo", fizermos uma pestana no traste localizado com os desenhos dos acordes de Mi, Lá ou Ré ( maiores ou menores ), obteremos o tom da musica que se ouve ?

    kiki
    Moderador
    # set/11
    · votar


    Zenicola
    nao necessariamente

    se voce achar um baixo, e conseguir encaixar nesse bordao um dos acordes maiores ou menores, voce encontrou um acorde da musica.

    pra saber se é o tom, tem que encontrar pelo menos uns 3 ou 4 acordes, e entender um pouco de harmonia pra verificar qual é o tom.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Zenicola

    Não da prá saber o tom só com um acorde, vc precisa de pelos menos uns 3 com o Kiki disse, pra vc conseguir achar as notas da escala a partir das tríades dos acordes!

    procura na internet ,tem umas tabelinhas com todos os campos harmônicos maiores e menores, essa 'colinha' ajuda a entender tb!

    Abs!

    Zenicola
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Valeu Kiki

    Zenicola
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Valeu Pé

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tirar musica de ouvido pelo baixo?