Violão 7 cordas

    Autor Mensagem
    Fred De Luca
    Membro Novato
    # jul/20


    Fala galera, beleza?

    Gostaria de tirar umas dúvidas sobre violão 7 cordas.

    Eu toco violão desde criança, atualmente tenho um 6 cordas de aço e faz tempo que estou querendo um de nylon, para tocar de forma mais adequada e confortável samba, bossa, choro, MPB e etc.

    Gosto muito de ouvir Yamandu, Rabello, Rogério Caetano, Dino e cia., sempre apreciei o som desses mestres e do instrumento, então pensei em comprar um violão 7 cordas de nylon, para conseguir tocar melhor as músicas do meu repertório, que venho sofrendo pra tocar no violão de aço, aproveitando para estudar o instrumento em si (imaginando que estarei suprindo as minhas necessidades quanto às cordas de nylon e evitando um futuro gasto com outro violão de 7 cordas).

    Acontece que pude tocar um violão de 7, outro dia, por uns 15 minutos apenas e confesso que levei um susto (mais do que o esperado), pois a sétima corda me tirou totalmente a referência e eu mal consegui tocar minhas músicas, mas gostei muito de brincar com as escalas no instrumento.

    Apesar de ter um bom domínio técnico e teórico do violão, não sou profissional, gosto de tocar com meus amigos e criar músicas, e como, inicialmente, a ideia era a de tocar as músicas que já toco no violão 6 cordas de aço, fiquei com certo receio se irei conseguir tocar todas as músicas que tocaria igualmente no 6 cordas de nylon, devido a maior dificuldade de "mutar" as cordas, de fazer pestanas e à linguagem a qual não estou muito familiarizado (como as baixarias).

    Não sei se fui muito claro, mas resumindo, eu queria saber a opinião de vocês, se, após um tempo de adaptação, conseguirei tocar no violão de 7 cordas perfeitamente e de mesmo modo (sem fazer grandes alterações na maneira de tocar) todas as músicas que tocaria no de 6, ou se terei de adaptar meu repertório inteiro à linguagem do 7 cordas.

    Com um violão de 7 cordas poderei fazer exatamente tudo aquilo que faria no de 6 cordas? ou cada um tem sua função,linguagem e modo de tocar específicos, e não estarei "matando dois coelhos com uma cajadada só"?

    Obrigado a atenção de vocês e desculpe pelo tamanho do texto, é que estou realmente tentado a comprar um violão de 7 cordas mas tenho esse receio.

    Abraços!

    Ismah
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Sem alterações não, mas é apenas questão de adaptação. Estranha relativamente muito essa troca, pois parece que não se sabe mais tocar. Acontece isso comigo, quando passo para um baixo de 5c, pois estou habituado a meu 4c de escala 3/4. E aconteceu por um bom tempo com a afinação padrão D e padrão E. Dois anos após, e pouco treino, consigo conciliar bem. Meio que são instrumentos diferentes dentro da minha mente. É como pegar uma viola, um violão, e um ukulele. É semelhante para tocar, mas cada um tem suas peculiaridades.

    Fred De Luca
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Ismah

    Valeu a ideia! vou comprar um sim, já tive que me adaptar à outros instrumentos de cordas, também toco guitarra e cavaquinho, mas nenhum tinha estranhado tanto quanto o violão 7 cordas, por isso fiquei com receio, só espero não sentir futuramente a necessidade de um violão comum de nylon.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Fred De Luca
    https://www.youtube.com/watch?v=oLKpj-0_CEU&t=34s
    Assista.
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Fred De Luca

    Não quero ser um mau agouro, mas provavelmente tu vai sentir falta.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Baita vídeo! Valeu.

    Fred De Luca
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    vídeo maravilhoso mesmo, já tinha visto a entrevista do yamandu com o luthier russo, mas ontem peguei pra ver inteiro e me acrescentou muito, valeu demais pela dica.

    Não quero ser um mau agouro, mas provavelmente tu vai sentir falta.

    Você diz de um violão comum de nylon?

    Ismah
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    São coisas diferentes, com funcionalidades diferentes. Vai perceber que funciona melhor mudar em um contexto, e o outro violão, funciona melhor em outro.

    Filippo14
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Fred De Luca

    Tive uma experiência parecida com a sua. Tenho um 6c de aço e queria um de 7c de nylon justamente por essas mesmas referencias.

    Um dia fui na loja da contemporanea no centro de São Paulo e encontrei um de 7c. Fiquei perdido demais, não sabia o que fazer no instrumento.

    Pouco tempo depois peguei um 6c de nylon e não me arrependendo nem um pouco. Inclusive ainda tenho um certo interesse em um de 7c de nylon, mas de forma mais contida agora.

    Se eu fosse voce eu pegaria um de 6c de nylon antes para ir sentindo, ver o que era hype de um de 7c mesmo e o que um de 7c de fato iria te atender que o de 6c não atende.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão 7 cordas