Por quanto tempo meu violão vai está ao meu lado

    Autor Mensagem
    FaquinhaFV
    Membro Novato
    # mar/20


    Olá, eu sempre sentir uma grande dúvida, que era a de: Quanto tempo um violão dura? não mim refiro a vida útil dele. quero saber quanto tempo ele dura até virar pó? Por exemplo o meu violão ele um dia vai está totalmente destruido? apenas vai se tornar um monte de pó de madeira? ou ele vai ser o violão para o resto da vida? nunca vai morrer entendem?

    makumbator
    Moderador
    # mar/20
    · votar


    FaquinhaFV
    Quanto tempo um violão dura? não mim refiro a vida útil dele. quero saber quanto tempo ele dura até virar pó?

    Há instrumentos construídos no séc XVII e que estão ainda operacionais. Já toquei em um contrabaixo acústico feito no início do século XIX. Com certeza vou morrer antes daquele baixo desaparecer (assim como muitos antes de mim que também o tocaram há muito estão mortos). Um violão é a mesma coisa.

    Por exemplo o meu violão ele um dia vai está totalmente destruido?

    Se você cuidar dele pode durar séculos e séculos. Tenho um baixo elétrico comprado novo em 1996, e ainda o uso de vez em quando (tenho outros também, mas mais recentes). Ele está perfeitamente funcional, pois cuido do instrumento.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Provavelmente você irá virar pó muito antes do instrumento.

    Buja
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Depende do violão.
    Se for um tonante, ele é indestrutível, imortal. A terra acaba e ele nao.
    Se for de acrilico, vai durar mais de 2500 anos, certamente.
    Se for um gibson, taylor, martin, godin, vai durar alguns bons seculos.
    Se for um giannini dos bons, digiorgio, delvecchio, rozini, vai durar de 1 a 3 seculos.
    Se for um menphis, vogga, austin, michael, no maximo, 1 seculo, e depois vai virar peça de decoração de buteco copo sujo.
    E se for um tagima pink kids, vai durar alguns anos e no fim nao vai servir de raquete de ping pong.

    vinibassplayer
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    esse topico é serio?

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    FaquinhaFV

    As coisas "desintegram" por abandono. Quebra ali, ninguém conserta; o buraco aumenta... pega umidade ou molha; ninguém seca, começa embolorar, apodrecer... aparece cupins; ninguém trata... e etc.

    Num violão, as cordas têm vida útil curta. As partes plásticas, em maior ou menor qualidade, duram 5 a 15 anos, depois começam a ressecar e perder a característica do material, mesmo que cuidadas. Já tive instrumento que na hora de afinar a tarraxa esfarelou na minha mão.

    As partes metálicas se cuidadas demoram... mas vão deteriorando também, justamente porque é difícil limpa-las 100% e elas vão oxidando.

    A madeira, se cuidada, atravessa séculos.

    Então, conservando, dando manutenção, trocando o que vai quebrando, restaurando o que vai deteriorando... pode-se dizer que irá durar enquanto tiver quem cuide.

    Ismah
    Veterano
    # mar/20 · Editado por: Ismah
    · votar


    É preciso salientar que o material usado, tem ligeira variação. Madeiras nobres, tem esse nome por serem altamente resistentes a ação do tempo, a fatores externos, umidade, etc...
    Existem casas aqui de mais de um século, em que as vigas de madeira, ainda são as originais.

    No entanto, hoje o preço dessa madeira é incalculável. O corte é proibido, então o que existe no mercado, ou é ilegal ou é plantado. O segundo caso, tem um porém: a árvore precisa de pelo menos 50~70 anos para atingir o ponto de corte...

    O mesmo é válido para um instrumento. Uma madeira nobre, vai certamente atravessar séculos, enquanto uma madeira comum (usada em instrumentos baratos) é imprevisível.

    Agaets
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    A carne dura menos que qualquer madeira...

    Casper
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Na minha mão não passa de uma década.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/20
    · votar


    Véio Casper é seguidor do Willie Nelson:

    Willie Nelson´s Guitar

    Casper
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Caro Lelo Mig:

    Eu queria ter tirado uma foto de um Del Vecchio Concertista Savio que passou 20 anos comigo. O do Willie Nelson parece zerado perto do meu no final da vida.

    Ramsay
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    FaquinhaFV
    Se vc não quebrá-lo ou vende-lo, dependendo da qualidade do instrumento, ele vai durar mais que você.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por quanto tempo meu violão vai está ao meu lado