cinco ORDENS de cordas, singelas, duplas ou triplas

    Autor Mensagem
    euprofessor
    Membro Novato
    # nov/18


    Boa tarde, não sou da área da música, mas estou lendo um texto sobre e não entendo o que seria "ordem" e suas diferenças: singela, duplas ou triplas. Poderiam me ajudar?

    "viola de cinco ordens de cordas, singelas, duplas ou triplas.

    Obrigado :)

    sandroguiraldo
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    euprofessor
    Há instrumentos que fogem do padrão 6 cordas do violão popular.
    Existem violas de 10 cordas, que são 5 pares de cordas duplas...
    Há violas de 12 cordas, com 6 pares duplos, há violões de 12 cordas...

    Singela é quando é uma corda somente, caso do violão popular; são 6 cordas singelas, sozinhas.

    Duplas é no caso das violas "caipiras" de 10 ou 12 cordas. Triplas eu não conheço.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    euprofessor

    Vamos lá, já que você não é da área, e não sei qual a intenção do texto que você leu, vou tentar explicar de forma detalhada.

    Primeiro, observe um violão comum. Você vai notar que ele tem 6 cordas de espessuras diferentes. Cada corda é afinada num tom e a mais grossa é mais grave e a mais fina mais aguda. São 6 cordas independentes na sonoridade, são "únicas", feitas para soarem independentes. São seis cordas unitárias, singelas.

    violão 6 cordas

    Num violão de 12 cordas, existem a mesma sequência de 6 cordas, porém cada uma delas recebe um par, para ser tocada e soar junto. Isso aumenta o brilho, da uma gama maior na sonoridade. Este par, comumente é afinado uma oitava acima nas graves e igual nos agudos. Mas não é regra, permite outras afinações e variações. Cordas Duplas.

    violão 12 cordas