cinco ORDENS de cordas, singelas, duplas ou triplas

    Autor Mensagem
    euprofessor
    Membro Novato
    # nov/18


    Boa tarde, não sou da área da música, mas estou lendo um texto sobre e não entendo o que seria "ordem" e suas diferenças: singela, duplas ou triplas. Poderiam me ajudar?

    "viola de cinco ordens de cordas, singelas, duplas ou triplas.

    Obrigado :)

    sandroguiraldo
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    euprofessor
    Há instrumentos que fogem do padrão 6 cordas do violão popular.
    Existem violas de 10 cordas, que são 5 pares de cordas duplas...
    Há violas de 12 cordas, com 6 pares duplos, há violões de 12 cordas...

    Singela é quando é uma corda somente, caso do violão popular; são 6 cordas singelas, sozinhas.

    Duplas é no caso das violas "caipiras" de 10 ou 12 cordas. Triplas eu não conheço.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    euprofessor

    Vamos lá, já que você não é da área, e não sei qual a intenção do texto que você leu, vou tentar explicar de forma detalhada.

    Primeiro, observe um violão comum. Você vai notar que ele tem 6 cordas de espessuras diferentes. Cada corda é afinada num tom e a mais grossa é mais grave e a mais fina mais aguda. São 6 cordas independentes na sonoridade, são "únicas", feitas para soarem independentes. São seis cordas unitárias, singelas.

    violão 6 cordas

    Num violão de 12 cordas, existem a mesma sequência de 6 cordas, porém cada uma delas recebe um par, para ser tocada e soar junto. Isso aumenta o brilho, da uma gama maior na sonoridade. Este par, comumente é afinado uma oitava acima nas graves e igual nos agudos. Mas não é regra, permite outras afinações e variações. Cordas Duplas.

    violão 12 cordas

    Por último... o violão é descendente direto de um instrumento chamado Viola Barroca ou Viola de Queluz que possuia "triplas" de cordas nos bordões para reforçar o som grave, e duplas nas agudas. Cordas Triplas. Isso não é muito comum hoje em dia.

    Viola de Queluz

    As "5 ordens" é porque as violas, diferente do violão possuem 5 cordas, e não 6. O comum é Viola de 10 cordas, ou seja 5 pares ou casais.

    As violas são sempre em "ordem de 5 cordas". Assim, uma viola de 12 cordas tem 3 cordas duplas e 2 cordas triplas.

    Espero ter ajudado.

    euprofessor
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Muito obrigado gente.

    euprofessor
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Gente, ainda sobre o texto, o que é um bordão?

    "Esta ordem tripla apresenta três cordas de calibragens diferentes, a saber: um bordão com corda encapada, a oitava do bordão, também com corda encapada, e a oitava da oitava do bordão, sendo esta uma corda lisa de aço."

    Eu achei que bordão eram as cordas mais graves do instrumento, agora estou perdido... POdem me ajudar?

    Obrigado

    euprofessor
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Peraí, mas não entendi o que é a "ordem".. Quantidade de cordas?

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    euprofessor

    "o que é um bordão?"

    Bordões, as mais grossas.....as mais graves... geralmente uma corda encapada, ou seja, possui um revestimento. No violão são 3 bordões e 3 primas, que são as mais finas, mais agudas e sem revestimento (geralmente).

    "o que é a "ordem".. Quantidade de cordas?"

    Não pense em quantidade pense, via de regra*, como um "fator matemático".

    O violão têm 6 cordas, se for cordas duplas terá 12. (ordem de 6 cordas, 3 bordões e 3 primas)

    A viola têm 5 cordas (2 bordões e 3 primas), se cordas duplas 10 cordas, mas quando tem bordão triplo tem 12 cordas:

    2 Bordões triplos = 6 e 3 primas duplas = 6.

    6 + 6 = 12 cordas de uma relação (ordem) de 2 + 3 = 5

    (*) Via de regra, porque em música, quase nada é regra definitiva.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cinco ORDENS de cordas, singelas, duplas ou triplas